O Manchester City é sempre presença marcante nas janelas de transferências, devido ao forte investimento que o time recebe, e na última janela de transferências o meia/ponta Jack Grealish se transferiu do Aston Villa para os Blues pela bagatela de 117 milhões de euros, a maior transferência da história do futebol inglês.
GREALISH ➡️ CITY ✅
🔷 #ManCity | https://t.co/axa0klD5re pic.twitter.com/c4DYdWztdB
— Manchester City (@ManCity) August 5, 2021
Muito se discute sobre o valor pago pelo City, e essa discussão vem a tona em todos jogos dos Blues que Grealish joga, pois o desempenho na equipe de Pep Guardiola não chega nem perto daquele que o meia performou no Aston Villa, isso se deve ao contexto onde o meia foi colocado, acaba sendo um empecilho para seu desempenho.
O protagonismo no Aston Villa
Jack Grealish foi um jogador formado nas categorias de base do Aston Villa, foi desde os juniores até a equipe profissional do time de Birmingham, onde ele se destacou.
Thanks for the memories, @JackGrealish. pic.twitter.com/yQ1RYPmiU3
— Aston Villa (@AVFCOfficial) August 5, 2021
No Villa, o meia tinha um nível de protagonismo máximo, o volume ofensivo da equipe de Birmingham era concentrado nele, sempre próximo ou com a bola no pé, armando o time, criando para si e seus companheiros, o modelo do time era voltado para ele, maximizar suas valências, o contexto era feito para ele.
Um contexto diferente, a dificuldade surgiu
Diferentemente do Aston Villa, o modelo de jogo praticado pelo Pep Guardiola não está sendo um contexto bom para Grealish, pelo fato do inglês não ter todo o protagonismo que tinha no Villa, e o City já tem um jogador onde concentra o seu volume ofensivo, De Bruyne, e Grealish acaba tendo menos volume de jogo no ataque, algo totalmente diferente da época do Villa.
Grealish foi inserido em um contexto onde ele tem que se adaptar ao seu redor e não o inverso, algo que fez que seu desempenho caísse.
“O futebol é contexto”
O exemplo de Jack Grealish só fortalece isso, o fato de um jogador render num time, não necessariamente significa que ele irá render em outro, o contexto, modelo da equipe tem que ser levada em consideração para ver se vai potencializar suas valências, o contexto do City é complicado para Jack Grealish, mas temos bastante tempo pela frente e mudanças podem acontecer.