Trippier e Wood: as primeiras contratações da nova era do Newcastle

Em outubro de 2021, o mundo de futebol teve a notícia de mais uma equipe com um poder de alto investimento surgindo. Assim, o Newcastle United foi comprado pelo Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, que tem influência do príncipe do país, Mohammad bin Salman. Dessa forma, chega janeiro e a primeira janela de transferências dos Magpies sob o novo comando.

Entretanto, o Newcastle não vive bom momento na Premier League. A equipe é a vice-lanterna da competição com apenas 11 pontos, a frente apenas do Norwich. Com isso, o clube se moveu para trazer as duas primeiras contratações da nova gestão: o lateral Trippier e o atacante Chris Wood.

Contratações do Newcastle na janela de inverno

Kieran Trippier

A saber, a primeira contratação anunciada pelos Magpies na janela foi a do lateral inglês Kieran Trippier. O jogador está de volta a seu país natal após dois anos e meio jogando no Atletico de Madrid. O defensor é um atleta muito experiente, tendo chegado a final da UEFA Champions League com a camisa do Tottenham, e sendo titular da seleção inglesa na última Copa do Mundo. Entretanto, não vivia um bom momento com a camisa Colchonera.

Apesar do título espanhol com a camisa do Atletico de Madrid, nos últimos meses, Trippier ficava no banco de reservas, já que Diego Simeone usava outras opções na lateral direita, como Llorente, ou até mesmo usando um esquema de três zagueiros. O Newcastle, vivendo uma fase horrível na Premier League, resolveu investir no jogador inglês 15 milhões de euros, e chega para ser uma unanimidade no clube. As outras opções para a posição são o sueco Krafth e o espanhol Manquillo.

Com a camisa do Atletico de Madrid, Trippier atuou em 86 partidas. Não anotou nenhum gol com a camisa Colchonera, mas deixou 11 assistências pelo time espanhol. O lateral inclusive já estreou com pelo Newcastle. Entretanto, a equipe do norte da Inglaterra foi eliminada precocemente pelo Cambridge United, pela FA Cup, perdendo por 0 x 1.

Chris Wood

Diferente da outra contratação, Chris Wood é um nome menos badalado no futebol mundial, mas muito conhecido dentro da Inglaterra. O jogador é o capitão da seleção da Nova Zelândia, e jogou pelo país nos últimos Jogos Olímpicos. Entretanto, o valor pago para o Burnley é um pouco questionado: 30 milhões de euros foram desembolsados para trazer o neozelandês ao norte da Inglaterra.

A contratação vem para suprir uma carência que se apareceu na equipe nesta metade da temporada. O Newcastle perdeu por lesão três de seus principais jogadores: Callum Wilson, Miguel Almirón e Allan Saint-Maximin, sendo que dois deles são atacantes. Sendo assim, o técnico Eddie Howe tinha apenas Dwight Gayle e o brasileiro Joelinton, que nos últimos jogos tem sido testado como um meia-atacante, inclusive. Wood chega para ser o “homem-gol” desta equipe, diante de tantos desfalques.

Além disso, a contratação de Wood “desfalca” um rival direto na luta da equipe contra o rebaixamento, visto que o atacante era uma das principais peças do Burnley. Os Clarets estão na 18ª posição, uma acima do Newcastle, na briga contra o descenso a Championship. O neozelandês atuou pelo time durante cinco temporadas, fez 163 partidas, nas quais anotou 53 gols e nove assistências.

Outros nomes ventilados no Newcastle

Mesmo com os dois nomes já anunciados pelo clube, outros grandes jogadores já foram ligados a equipe. Atualmente, o zagueiro Diego Carlos é o mais badalado pela equipe, que inclusive, já teria feito uma proposta ao Sevilla pelo brasileiro. Porém, o clube espanhol não deve liberar o defensor com muita facilidade.

Além disso, Sule, do Bayern de Munique e Van de Beek, do Manchester United, também teriam sido ligados ao clube inglês. É certo que com essa nova fase do clube, vários e vários nomes serão especulados, principalemente nessa janela de transferências, a primeira do Newcastle sob o comando saudita.

O Newcastle é o 19º colocado da Premier League, com apenas 11 pontos e uma vitória na competição  em 19 jogos. Dessa forma, os Magpies buscam contratações para tentar evitar um descenso que seria frustrante para a Championship, e alçar vôos maiores a partir da próxima temporada.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

SHARE