Anthony Modeste, o artilheiro fora dos holofotes

Anthony Modeste é um centroavante francês de 33 anos e que atualmente joga pelo Colônia, modesto time da Alemanha. Apesar de não ser muito conhecido pelo público geral, Modeste coleciona feitos interessantes na Bundesliga desde a década passada e, na atual temporada, é o principal jogador na surpreendente campanha dos ‘Bodes’ na liga nacional.

Com tamanha proporção e impacto que o francês vem tendo, separamos este artigo para aprofundar ainda mais em seus feitos e suas valências como jogador.

Para começar, devemos partir do princípio de que Modeste é um típico centroavante de área. Tem bom porte físico, boa velocidade, sabe se posicionar dentro da área e é dono de um mortal jogo aéreo, seja cabeceando ou tirando da cartola improváveis voleios. Não conte com ele para ser um atacante que sabe pensar o jogo ou sair da área para ser mais um organizador; o camisa 27 tem como especialidade o faro de gol. 

Desde que chegou na Bundesliga, na temporada 13/14, naquela altura ainda defendendo o Hoffenheim, ele jamais fez anos ruins e sua equipe sempre pôde contar com seus gols ao decorrer da liga. Nesta época de estreia citada acima, foram 29 jogos e 12 gols marcados.

Suas boas atuações se mantiveram até que, em 15/16 se transferiu para o Colônia, onde se afirmaria ainda mais como um ótimo jogador e se tornaria ídolo da equipe futuramente. Logo nesta temporada, chegou com status de titular absoluto, jogando todas as partidas e marcando 15 gols marcados e 3 assistências. Em muitas vezes, foi o responsável por dar esperanças à sua equipe de jogar uma competição europeia, mas, no fim, terminaram na oitava posição.

Se seus números e desempenho já eram muito satisfatórios até então, a temporada 16/17 veio para transformá-lo em um dos principais jogadores da liga. Foram incríveis 25 gols e mais uma edição participando de todos os jogos. Nesta ocasião, foi fundamental para a classificação do Colônia para a Europa League na 5ª colocação e foi o terceiro na artilharia, ficando atrás apenas da extraordinária dupla Aubameyang (31) e Lewandowski (30). 

Aliás, este é um fator que pode ajudar a explicar o porquê Modeste muitas vezes é subvalorizado ou até mesmo desconhecido. Sempre fez bons jogos e teve ótimos números na Bundesliga, mas a grande concorrência pelo ‘Canhão de artilharia’ com nomes como Mandzukic, Thomas Müller, Erling Haaland, além dos dois citados acima, fazia com que os números do francês fossem minimizados, mas sua regularidade em alto nível sempre foi mantida.

Após atingir seu auge, Modeste saiu duas vezes por empréstimo até retornar ao clube em definitivo na temporada atual (21/22). E mesmo quatro temporadas depois, o eterno camisa 27 continua surpreendendo com o alto nível mantido. 

E agora, assim como em sua maior temporada goleadora, está sendo primordial para a campanha do Colônia até aqui. A equipe vai muito bem na Bundesliga e se permite sonhar até mesmo com uma classificação para a Champions League; atualmente é a sexta colocada. Além do centroavante, a chegada do técnico Steffen Baumgart também foi imprescindível para esse sucesso momentâneo. Vale lembrar que em 20/21 os ‘Bodes’ sofreram para ficar na elite, tendo que jogar a repescagem contra o Holstein Kiel valendo a permanência.

Voltando aos marcos pessoais, Modeste já foi eleito três vezes o melhor jogador do time no mês após seu retorno e novamente marca presença na lista de artilharia. São 12 gols marcados na atual Bundesliga – 14 na temporada -, ficando atrás somente da trinca de ouro (Schick, Haaland e Lewandowski). Inclusive, o francês atingiu duas marcas impressionantes nos últimos jogos: tornou-se o maior artilheiro do clube no século do clube com 56 gols, superando Lukas Podolski, e nove dos doze gols que marcou foram de cabeça. O recorde neste último quesito pertence a Jan Koller, que marcou onze na temporada 04/05, e agora Anthony tem, praticamente, um turno inteiro para ir em busca do topo da lista.

Modeste e Colônia é uma das combinações mais harmônicas e complementares em toda a Bundesliga; é impossível falar de um, sem lembrar do outro. Ambos andam lado a lado e tentam, mais uma vez, fazer história juntos. Tal parceria, que já rendeu muitos frutos na década passada, principalmente em 16/17, pode voltar a entregar conquistas e números jamais pensados antes. 

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

SHARE