Jogadores da Premier League dominam convocações brasileiras

Nesta quinta-feira (13), o técnico Tite, da Seleção Brasileira, anunciou os convocados para os próximos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo 2022, em janeiro e fevereiro.

A seleção brasileira, única equipe ainda invicta dentre as sul-americanas e já classificada para a Copa, enfrentará o Equador, fora de casa, em 27 de janeiro. A segunda partida será contra o Paraguai, no dia 1º de fevereiro, disputada no Mineirão.

Porém, dentre os jogadores convocados, chama a atenção que, mais uma vez, a Premier League domina. Com um total de 11 jogadores de diversos clubes, é disparada a liga que mais rendeu convocações e chamou a atenção do técnico brasileiro.

Os convocados do futebol inglês no gol são Alisson, do Liverpool, e Ederson, do Manchester City. Os dois são os goleiros com o maior número de ‘clean sheets’ (09 e 11, respectivamente) da PL.

Nas laterais, Emerson, do Tottenham, e Alex Telles, do Manchester United. Os ‘xerifes’ são Gabriel Magalhães, do Arsenal, e Thiago Silva, que já usou a faixa de capitão junto da amarelinha e vem crescendo cada vez mais no Chelsea.

Fabinho, volante do Liverpool, e Fred, do Man. United, mais uma vez aparecem no meio de campo da Seleção. Se juntando a eles, Philippe Coutinho, que recentemente voltou ao futebol inglês para agregar ao Aston Villa, treinado por seu ex-companheiro de Liverpool, Steven Gerrard.

Para compor o ataque brasileiro, Raphinha, do Leeds United de Bielsa, é o primeiro nome. Foi muito ligado ao Bayern no último mês, mas continua disputando a liga inglesa até o momento. O outro atacante convocado foi Gabriel Jesus, camisa 9 do Manchester City, atual líder da competição.

Os nomes são, mais ou menos, os mesmos dos últimos confrontos brasileiros pelas eliminatórias, mas algumas alterações chamam atenção: a ausência de Roberto Firmino, atacante do Liverpool e o retorno de Philippe Coutinho, recém-chegado ao Aston Villa, que sequer estreou pela equipe. O técnico Tite acredita que o jogador ex-Barcelona está ‘retomando seu melhor nível’, como declarou. Também é polêmica a ausência do atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal, que foi eleito pela PFA (Professional Footballers’ Association) o melhor jogador do mês de dezembro na liga de mais alto nível do mundo.

O nome de Neymar também não entrou para a lista. O jogador está fora das atividades por lesão. Já Renan Lodi, lateral esquerdo do Atlético de Madrid, não foi convocado por não se vacinar contra o coronavírus, como explicou Tite.