Os pontos que explicam a evolução do Arsenal na temporada

O Arsenal nas últimas temporadas tem tido um desempenho muito inconstante. O terceiro maior campeão inglês sofreu com muitas mexidas de treinadores, após a saída de Arsene Wenger. Dessa forma, o time deixou de figurar na Champions League nas últimas cinco temporadas, e na atual, não disputa qualquer competição europeia.

Porém, na temporada 2021/22, os Gunners mostram um bom futebol, apesar de ainda não terem vencido no ano novo, e lutam para voltar ao principal torneio do continente. Confira abaixo alguns pontos da evolução do time de Mikel Arteta.

Paciência com Mikel Arteta

No clube desde dezembro de 2019, Mikel Arteta teve vários altos e baixos dentro do time do Arsenal. Primeiramente, obteve certo sucesso ao final da primeira temporada a frente dos Gunners, com a conquista da FA Cup. Porém, no último ano, sofreu com a pressão dentro dos resultados no campo. O time londrino ficou sem vaga em competições europeias e foi eliminado na semifinal da UEFA Europa League. Além disso, o início de trajetória em 2021/22 não foi fácil. A equipe sofreu três derrotas nos três primeiros jogos de Premier League, não marcando um gol sequer. Mesmo assim, com muita pressão sobre o técnico espanhol, a diretoria decidiu mantê-lo, e vem tendo um desempenho satisfatório em 2021/22.

Um ponto disso é que nesta temporada, Arteta escolheu suas contratações e montou o elenco para a disputa dos campeonatos. Dessa forma, chegaram vários jovens jogadores como Ben White, Tomiyasu, Odegaard e Ramsdale, além de outros que já estavam no time, como os brasileiros Gabriel Magalhães e Gabriel Martinelli, Saka, Smith-Rowe, entre outros. Além disso, a mescla de experiência e juventude com os medalhões Xhaka e Lacazette por exemplo, tem feito bem. O técnico espanhol inclusive foi indicado ao prêmio de técnico do mês de dezembro pela liga.

Um 11 inicial “definido” no Arsenal

Outro ponto que se pode destacar dos últimos jogos do Arsenal, é a repetição da escalação. Com poucas mudanças entre uma partida e outra, Mikel Arteta vai achando o seu time ideal para começar as partidas. Essa questão era pouco vista dentro do clube nos últimos anos, visto que os Gunners eram um time que sofria bastante com lesões, jogadores que não estavam com um bom clima no elenco, como Mesut Ozil e também desfalques e atletas abaixo do nível esperado, como Aubameyang.

Hoje podemos escalar o Arsenal em um 4-2-3-1 bem definido. Aaron Ramsdale no gol, trazendo segurança, o quarteto de zaga com Tomiyasu, Ben White, Gabriel Magalhães e Tierney, a dupla de volantes com Xhaka e Partey, o trio de frente no meio-campo com Martinelli, Saka e Odegaard, com Smith-Rowe muitas vezes sendo um 12º jogador, e Lacazette no comando do ataque. Muitas vezes também mudando para o 4-4-1-1 com os mesmos jogadores.

Um time jovem e talentoso

O Arsenal decidiu também por uma outra filosofia em suas contratações e apostas na atual temporada. Muito criticado na janela de transferências por gastar de mais em nenhum nome de peso, o time londrino preferiu investir em jovens, que até aqui, demonstram muito talento. Os Gunners possuem o elenco com a menor média de idade da Premier League, com 24,2 anos. Dessa forma, são os meninos que tem chamado  a responsabilidade e garantido pontos para o clube na temporada.

Primeiramente, Smith-Rowe e Saka vem se mostrando uma dupla de muito talento e decisão. Cada um deles possuem 10 participações em gol na Premier League. O meia é artilheiro da equipe com oito tentos, enquanto o camisa 7 lidera nas assistências, com quatro. O brasileiro Gabriel Martinelli também se destaca com seis participações em gols.

Na defesa, Ramsdale trouxe segurança ao gol da equipe, colocando Leno no banco de reservas, e Gabriel Magalhães tem se mostrado um dos melhores defensores da competição. Além disso, a dupla de laterais renovadas com Tomiyasu e Tierney estão suprindo uma carência de anos do Arsenal. Assim, fica bem claro que são jovens que entregam muito atualmente, e tem muito a contribuir no futuro.

Campanha do Arsenal

O Arsenal ainda é um time com alguns pontos para se melhorar. A falta de experiência da equipe tem pesado nos jogos grandes, por exemplo. Os Gunners venceram apenas o Tottenham do Big Six até agora na temporada, e perdeu dos outros cinco times. No entanto, o processo de melhora da equipe é notado dentro da competição.

O Arsenal está na 4ª posição da Premier League com 35 pontos em 20 jogos, lutando por uma vaga na próxima UEFA Champions League. A campanha é de 11 vitórias, dois empates e sete derrotas. O ataque marcou 33 gols e a defesa sofreu 25. Além disso, a equipe está nas semifinais da Copa da Liga Inglesa, e disputa uma vaga na grande final contra o Liverpool.