Luís Diaz desequilibra e Porto chega a liderança isolada após virada contra Estoril

Arthur Gomes e André Franco abriram o placar para o Estoril na primeira etapa enquanto que Taremi, Luís Diaz e Francisco Conceição marcaram os gols da virada dos Dragões no segundo tempo.

Pela 17ª rodada da Liga Portugal, neste sábado o FC Porto visitou o atual campeão da Segunda Liga, o Estoril Praia em Cascais. Com desfalques em ambos os lados a partida valia a liderança ao Porto visto que o Sporting perdeu, na última sexta-feira, contra o Santa Clara por 3×2 nos Açores.

Com a vitória, a equipe do técnico Sérgio Conceição chegou aos 47 pontos sendo três a mais que o Sporting, segundo colocado. Já o Estoril vem fazendo excelente campanha na Liga Portugal sob o comando do treinador Bruno Pinheiro e segue na disputa por uma vaga na Liga Europa porém com a derrota estaciona nos 25 pontos e pode perder a quinta colocação para o Portimonense, Gil Vicente ou Vitória de Guimarães ainda nesta rodada.

O JOGO

Em Cascais, o Porto teve um primeiro tempo complicado e apesar de maior posse de bola viu o Estoril abrir o placar aos 37′ minutos com o brasileiro Arthur Gomes. O ex meia do Santos, recebeu na ponta esquerda, avançou e contou com um desvio de Mbemba, do Porto, e viu seu chute encobrir o goleiro Diogo Costa para alegria da torcida dos Canarinhos.

Aos 43′ em nova desatenção da defesa dos Dragões, Wendell fez penalti em Chiquinho. Na cobrança o camisa 10 do Estoril, André Franco, ampliou o marcador para os canarinhos no final da primeira etapa.

Na volta do intervalo, os visitantes mostraram um forte poder de reação e chegou ao primeiro gol portista logo aos 48′ após lançamento de Vitinha para Luís Diaz, o colombiano cruzou para cabeçada de Evanílson na trave e no rebote Mehdi Taremi estava lá para diminuir o placar. Em seguida, o Estoril teve um gol anulado que seria o 3×1 para os donos da casa, porém a arbitragem viu falta de ataque dos canarinhos.

Após o gol anulado do Estoril, Sérgio Conceição fez três substituições pelo lado do FC Porto visando a liderança do campeonato e tentando assim aproveitar a derrota do Sporting na noite anterior. Com Pepê e Fábio Vieira em campo os visitantes se arriscaram mais e chegaram ao empate aos 84′ minutos com o colombiano Luís Díaz. O camisa sete do Porto recebeu de Taremi e chutou forte na baliza do goleiro Thiago, do Estoril, deixando tudo igual em Cascais.

Mas a cereja do bolo portista estava por vim, Francisco Conceição, filho do técnico Sérgio Conceição, entrou aos 87′ e logo depois aos 89′ recebeu um passe açucarado de Luís Díaz e marcou o gol da vitória e liderança isolada do FC Porto. O colombiano foi o Homem do jogo com participação nos três gols da virada portista.

Com o Gol de Francisco, o Porto chegou a quinze vitórias e segue invicto na Liga Portugal. Na próxima rodada, os Dragões enfrentam os Belenenses no dia 16 de Janeiro, fora de casa, entretanto visitam antes o Vizela, pela Taça de Portugal, no dia 12. Já o Estoril recebe o Arouca no próximo de dia 15 de Janeiro.