O que Bremer precisa fazer para ser convocado por Tite?

A Itália é popularmente conhecida no futebol mundial por ter formado excelentes zagueiro ao longo da história, mas um brasileiro está roubando a cena na Serie A e vem chamando atenção no país, bem como de alguns gigantes do continente europeu. As boas exibições de Gleison Bremer com a camisa do Torino levantam questionamentos sobre como o defensor ainda não foi chamado para vestir a “amarelinha”.

Natural de Itapitanga, no interior da Bahia, Bremer passou pelas categorias de base do São Paulo e conseguiu se profissionalizar no Atlético-MG, mas deixou o futebol brasileiro cerca de um ano depois da sua estreia. Após pouco mais de 30 jogos pelo Galo, o zagueiro foi vendido ao Torino em 2018 e iniciou sua trajetória em solo italiano.

Bremer, de 24 anos de idade, não demorou para receber oportunidades no Torino, mas virou titular absoluto do clube piemontês somente em sua segunda temporada na Itália. De acordo com os levantamentos do site “SofaScore.com“, o brasileiro é o segundo zagueiro mais bem avaliado do campeonato, atrás somente do senegalês Kalidou Koulibaly, do Napoli.

No total, Bremer tem nota 7,18 na atual temporada, já Koulibaly soma 7,31. O defensor brasileiro, no entanto, está na frente dos famosos e badalados Giorgio Chiellini (7,16), Milan Skriniar (7,16), Matthijs De Ligt (7,13) e Leonardo Bonucci (7,11).

Apesar de ficar um pouco atrás do zagueiro napolitano na avaliação geral, Bremer é o jogador da Serie A que registrou mais recuperações de bola (155) e que concluiu mais interceptações (60). Além disso, o brasileiro foi quem venceu a maior quantidade de duelos (120) e não cometeu nenhum grave erro defensivo na temporada.

Bremer é um zagueiro forte fisicamente, marca muito bem os adversários e tem uma grande habilidade no jogo aéreo, tanto no setor defensivo quanto no ofensivo. Apesar da força, é um jogador versátil e consegue se posicionar com sabedoria dentro do gramado.

As atuações de Bremer não passaram despercebidas por algumas equipes europeias, tanto que a imprensa internacional já cogitou recentemente vários possíveis interessados no jogador brasileiro, como Liverpool, Juventus, Napoli, Milan e Inter de Milão.

Mesmo sendo acompanhado com atenção por vários gigantes e fazendo um Campeonato Italiano muito seguro, Bremer ainda não encontrou espaço na seleção do Brasil. O zagueiro até foi cogitado para defender o país nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, mas acabou não sendo chamado por André Jardine. A ausência do jogador do Torino no megaevento esportivo e nas últimas convocações de Tite foram motivos de críticas por parte dos torcedores nas redes sociais.

O bom momento de Bremer acontece ao mesmo tempo do Torino ter conseguido se estabilizar na liga italiana. Ao contrário das temporadas anteriores, a equipe piemontesa está longe de brigar contra a zona do rebaixamento e sonha em fechar a liga entre os primeiros colocados.