Inicialmente, José Mourinho dispensou alguns atletas quando assumiu o comando da Roma. Pedro Rodríguez foi um deles, preterido por Carles Pérez e Borja Mayoral. Havia alguma expectativa restante para o ponta espanhol de 34 anos? Para Claudio Lotito, o dono da Lazio, a resposta foi sim!
Desempenho na Roma
Em suma, Pedro era suplente na Roma, não obstante entrava no segundo tempo em quase todos os jogos, somando quarenta partidas entre Serie A, Coppa Italia e Europa League. Porém, seu desempenho foi decepcionante para os giallorossi, pelo menos nos números, uma vez que o nativo das Ilhas Canárias marcou apenas seis gols, sendo um na Europa League e os demais no Campeonato Italiano. Além disso, Pedro deu duas assistências pela Liga.
+3 💪 🐺🟨🟧🟥@OfficialASRoma #ASRoma #ForzaRoma pic.twitter.com/2YcbjBimPy
— Pedro Rodríguez (@_Pedro17_) December 18, 2020
Transferência
Quando dispensado, não demorou até que a diretoria laziale agisse para a contratação de Pedro, que chegou à Formello no dia 19 de agosto de 2021. Por curiosidade, ele foi o primeiro jogador em 36 anos a trocar um rival capitolino pelo outro, o último era Astultillo Malgioglio, goleiro italiano que atuou na Roma entre 1983 e 1985, ano no qual se mudou para a Lazio e ficou lá por apenas uma temporada.
✍️ We're delighted to announce the signing of @_Pedro17_!#CMonEagles 🦅 pic.twitter.com/VOFl1NryZo
— S.S.Lazio (@OfficialSSLazio) August 19, 2021
Finalmente na Lazio, a princípio Pedro chegaria para ser opção de Maurizio Sarri, já que Felipe Anderson, que havia retornado um mês antes, e Joaquín Correa ocupariam as duas posições de pontas do time. Para Sarri não foi bem assim, pois dois dias depois foi a estreia na Lega contra o Empoli fora de casa e lá estava Pedro no time titular cobrindo a ponta esquerda da equipe.
Indubitavelmente, sua estreia foi bem vista pelos torcedores da Lazio, que logo deixaram de lado a desconfiança pela idade e por ser um proveniente da arquirrival. Pedro foi aplaudido e teve como destaque seu bom desempenho e a entrega durante o jogo. Por isso, o espanhol não saiu mais da escalação principal, ainda por cima com a venda de Correa, e atuou em todas as 25 partidas da Lazio na temporada até aqui. Pedro ficou no banco em pouquíssimas partidas nas quais Sarri poupou e rodou sua equipe, mas entrava na segunda etapa.
O primeiro Derby della Capitale pela Lazio
Por ironia do destino, o primeiro gol do espanhol com a maglia laziale foi justamente contra a Roma, na vitória por 3 a 2 pela sexta rodada da Serie A. Como resultado, aquilo foi o suficiente para que Pedrito caísse na graça de toda a torcida biancoceleste, sendo destacado como um dos melhores e imprescindíveis do time e Maurizio Sarri. Dali em diante Pedro embalou, inclusive precisou somente de metade da temporada para superar sua marca de gols com a camisa da Roma.
A volta por cima
Contribuindo numericamente, Pedro fez sete gols e três assistências pela Serie A, além de um gol e uma assistência pela Europa League. Totalizando oito gols e quatro assistências com a camisa da Lazio, enfatizando sua boa fase. Embora o torcedor laziale esteja com o pé atrás devido ao baixo desempenho da equipe na temporada, certamente ele está feliz da vida com a contratação jogador a custo zero. Por fim, Pedro também deve estar contente, e não é para menos, pois de reserva e dispensado, deu a volta por cima em tão pouco tempo no lado azul da capital como titular absoluto e vice-artilheiro do time.