Em meio aos problemas ofensivos enfrentados pela Azzurra, que colocaram um ponto de interrogação na classificação do país para a Copa do Mundo de 2022, o atacante Ciro Immobile, da Lazio, balançou as redes 27 vezes e foi o jogador italiano que mais marcou gols no ano de 2021. No entanto, a lista elaborada com os dados copilados pelo site “Transfermarkt” reservou diversas surpresas.
Embora o instinto goleador de Immobile não apareça com certa frequência na seleção, o centroavante de Torre Anunziata é imprescindível para a equipe comandada por Maurizio Sarri. Na atual temporada, por exemplo, Immobile balançou as redes 16 vezes, sendo que 13 foram na Serie A. Se levarmos em consideração os tentos marcados neste ano em partidas válidas pela edição passada da liga italiana, a quantidade de gols sobe para 27.
Para deixar o leitor mais inteirado, a última vez que Immobile encontrou as redes com a seleção italiana foi em junho de 2021, quando a Azzurra bateu a Suíça por 3 a 0 na fase de grupos da Eurocopa. Desde então, o centroavante passou em branco nos sete jogos seguintes que disputou, inclusive no confronto diante dos mesmos suíços nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, que terminou 0 a 0, em setembro.
A falta de eficácia do ataque italiano não passou despercebida pelo técnico da seleção, Roberto Mancini, que tentou encontrar uma rápida solução em Andrea Belotti, Lorenzo Insigne, Gianluca Scamacca, Federico Chiesa e Giacomo Raspadori, referido como o “novo Paolo Rossi” em meados de setembro. Os problemas surgiram, a classificação para o Mundial do Catar não veio e possíveis soluções foram especuladas pela imprensa local.
Moise Kean, da Juventus, foi uma das alternativas apresentadas, mas o jogador não vem correspondendo em Turim e nem aparece na lista dos 30 italianos que mais marcaram gols em 2021. Lorenzo Lucca, grande sensação da segunda divisão, é o 22º colocado do ranking, com nove gols pelo Palermo (Serie C) e seis pelo Pisa (Serie B). Por último, mas não menos importante, temos Mattia Destro, autor de 14 tentos pelo Genoa e 27º posicionado.
Muitos podem lembrar de Mario Balotelli, do Adana Demirspor, que mesmo correndo por fora da disputa, balançou as redes 13 vezes em 2021. Outro jogador que vale a pena destacar é o jovem Luca Moro, do Catania, autor de 18 gols na atual temporada da Serie C e sétimo colocado na lista de artilheiros.
Se nenhum dos nomes mencionados na matéria (tirando Immobile) estão entre os cinco primeiros, quem são os líderes do ranking? Você pode tentar adivinhar, mas deve cortar da lista Lorenzo Insigne (6º colocado), Domenico Berardi (7º) e Federico Chiesa (22º).
Na segunda posição, logo atrás de Immobile, está o experiente centroavante Massimo Coda, do Lecce, que fez 22 gols em 2021. Aos 33 anos de idade, ele é o “bomber” dos Salentini, que ocupam a quarta colocação da Serie B e brigam ativamente por uma vaga na elite do Campeonato Italiano.
Uma das maiores surpresas da lista é o jovem Kelvin Yeboah, de 21 anos, que defende o Sturm Graz, da Áustria. Após passar pelas categorias de base do Novara, do Monza, do West Ham e do Gozzano, o atacante encontrou espaço em solo austríaco e se tornou uma máquina de fazer gols.
Revelado pelo Swarovski Tirol, Yeboah ganhou uma chance no Sturm Graz e vem correspondendo. Além de ser destaque da equipe alvinegra, o centroavante foi chamado para defender a seleção sub-21 da Itália. Assim como Coda, ele já balançou as redes 22 vezes em 2021.
O também jovem Samuele Mulattieri, que pertence à Internazionale e está emprestado ao Crotone, aparece em quarto lugar na lista, com 20 gols marcados. Com a mesma quantidade de tentos, o atacante Eric Lanini, do Parma, mas que foi cedido temporariamente ao Reggiana, fecha o “top 5” da relação. Vale destacar que a lista contou apenas com jogadores das ligas profissionais da Itália (A, B e C) e do exterior.
Mancini possui muitas alternativas para avaliar, tanto que podemos até incluir a naturalização do brasileiro João Pedro, do Cagliari. No entanto, o comandante italiano precisa resolver apenas um problema até março, que é achar um jogador que balance as redes com a pesadíssima camisa da Azzurra.
O tempo está acabando e o decisivo confronto contra a Macedônia do Norte, em Palermo, está chegando. Em caso de vitória, a Itália precisará derrotar Turquia ou Portugal no playoff para garantir sua vaga na Copa do Mundo de 2022.