Muito se discute em fóruns italianos e brasileiros ligados a Lazio, por que o trabalho do Sarri ainda não vingou?! Vamos tentar destrinchar por aqui algum dos motivos e hipóteses para isso.
Primeiramente vamos retomar o final da temporada passada, onde Inzaghi já andava um pouco desgastado pelos resultados no final da temporada. Lazio perdeu a vaga na Champions League, depois de tropeços, onde o time indicava uma seria queda física. Mesmo com essa queda, era interesse da diretoria dar prosseguimento ao projeto Inzaghi, mas o treinador preferiu recusar e assumir a Inter de Milão.
Neste momento do final da temporada muito se discutia a necessidade de renovação de elenco (antes mesmo da decisão de Inzaghi de sair), alguns jogadores carimbados nos anos anteriores estavam de saída: o ala esquerdo Lulic, o meia Parolo entre outros.
Com a chegada de Maurizio Sarri este panorama de reformulação se intensificou e virou um discurso da diretoria e treinador. Só que o mercado não foi bom para a Lazio, a mudança drástica de um modo de jogo para o outro necessitava de uma reformulação mais robusta, o mercado não proporcionou isso ao treinador. Chegaram ao clube os pontas Pedro, Felipe Anderson e Zaccagni, o meia Basic e o lateral direito Hysaj.
☀️ Buongiorno aquilotti! #CMonEagles 🦅 pic.twitter.com/8MquESJ6kJ
— S.S.Lazio (@OfficialSSLazio) December 18, 2021
No tocante em campo o trabalho do Sarri deixa a desejar; quem critica o Sarri tem razão da evolução pequena e irregularidade dos seus comandados, mas venho colocar a culpa maior na diretoria que não proveu o treinador com peças disponíveis para implementar seu estilo de jogo. Como disse anteriormente, ele foi contratado para mudar uma ideia de jogo e para um trabalho a longo prazo, mas é visível para este estilo de jogo mais propositivo se não tiver peças mais qualificadas o jogo não irá fluir.
Muito se discute também Inzaghi x Sarri, mas vamos fazer algumas considerações. Acho uma comparação muito desleal, pois a forma Inzaghi de jogar foi sendo construída ano a ano com as peças se encaixando, por muito tempo tivemos momentos ruins nesses anos que a qualidade dele foi questionada.
Podemos fazer essa relação, com elenco atual e as peças de hoje será realmente que o time de Inzaghi estaria melhor? É uma pergunta difícil de ser respondida, o time já demostrava deficiência temporada passada e precisaria de vários reforços também, será que eles iriam chegar?
Agora falando do Sarrismo propriamente dito, se a Lazio quiser que o estilo do jogo do treinador avance, realmente tem que fazer uma reformulação mais profunda no elenco. Identificar jogadores que não rendem nesta nova maneira e trazer outros mais adaptados as funções é fundamental para sobrevivência deste estilo. Vemos necessidade de laterais esquerdos, jogadores de meio de campo com mais dinâmica e um centro avante para ser opção a Immobile. Reforços são imprescindíveis para acontecer esta guinada na temporada.
Colaboração: Rafael Motta