Internazionale e Milan fecharam o ano de 2021 como os dois primeiros colocados da Serie A e lutam ativamente pelo Scudetto. A equipe do técnico Simone Inzaghi vem fazendo uma excelente campanha e lidera o campeonato, com 46 pontos, apenas quatro na frente do time comandado por Stefano Pioli, que superou uma crise de lesões e espera ter um 2022 menos conturbado em seu departamento médico.
Apesar dos pontos perdidos no início do torneio, como o empate contra a Sampdoria e a derrota para a Lazio, a Inter não se intimidou e sua performance só foi crescendo. Nos 19 jogos disputados, os nerazzurri perderam apenas um (contra os biancocelesti) e venceram 14, sem esquecer que registraram sete resultados positivos seguidos.
A Inter conseguiu concluir a difícil missão de não ter perdido para nenhum rival que está entre os seis primeiros colocados do Campeonato Italiano, pois derrotou Napoli (3×2) e Roma (3×0) e empatou com Milan (1×1), Atalanta (2×2) e Juventus (1×1). Os subordinados de Inzaghi ainda golearam Bologna (6×1), Cagliari (4×0), Salernitana (5×0) e Genoa (4×0), sem esquecer das vitórias contra as boas equipes da Fiorentina (3×1), do Verona (3×1) e do Empoli (2×0).
O começo de 2022 da Internazionale não será nada fácil, pois o clube lombardo terá compromissos pela Serie A, Copa da Itália (Empoli) e Supercopa Italiana (Juventus). Na liga, a atual detentora do Scudetto terá pela frente em janeiro um imprevisível Bologna, uma Lazio inconsistente e uma sempre perigosa Atalanta, que já mostrou suas garras na atual temporada. Por último, mas não menos importante, os nerazzurri vão fechar o primeiro mês de 2022 diante de um Venezia em emergência.
Para deixar os torcedores da Inter ainda mais empolgados, o clube encerrou 2021 com 49 gols nas 19 primeiras rodadas da atual edição do Campeonato Italiano, uma quantidade alcançada apenas uma vez nas últimas seis décadas, que foi pela Atalanta na temporada 2019/20. Já o atacante Lautaro Martínez completou o ano com 22 tentos em 40 duelos, ficando atrás somente de Dusan Vlahovic (33 gols em 43 jogos), da Fiorentina, e de Ciro Immobile (24 gols em 38 partidas), da Lazio.
O time da região da Lombardia também não deixou a desejar no setor defensivo, pois perdeu somente três duelos ao longo de 2021 e foi a segunda equipe que registrou menos derrotas entre as cinco principais ligas da Europa. A Internazionale ficou atrás somente do Real Madrid, que foi superado duas vezes no Campeonato Espanhol.
O Milan, por sua vez, agradecerá muito pela chegada das festas de fim de ano, pois poderá recuperar algumas peças que estavam ausentes por lesão, como Rafael Leão, Zlatan Ibrahimovic, Davide Calabria e Ante Rebic. Mesmo com esses problemas, os rossoneri só tropeçaram contra Sassuolo, Udinese, Napoli e Fiorentina.
A vitória por 4 a 2 sobre a traiçoeira equipe do Empoli recarregou as baterias milanistas e deixou o fim de ano um pouco mais doce para os torcedores, pois 2022 começará logo de cara com um difícil duelo contra a Roma, do técnico José Mourinho. Antes do dia 23 de janeiro, quando pegará a Juventus no San Siro, o Milan terá pela frente Venezia (9/1) e Spezia (17/1).
Apoio para superar a grande rival Internazionale na luta pela ponta da tabela não deverá faltar, pois o Milan registrou a melhor média de público do torneio, com média de 42.033 torcedores por jogo no San Siro, que recebeu nove confrontos no primeiro turno da Serie A. Como mandante, os rossoneri venceram seis jogos, empataram um e perderam dois.
O declínio do Napoli, principalmente na reta final do primeiro turno, aumentou as chances do troféu da liga italiana parar novamente em Milão. Nos últimos cinco jogos de 2021, os subordinados do técnico Luciano Spalletti conquistaram somente um resultado positivo e comeram poeira na corrida.
Com três pontos atrás do Milan e sete da Internazionale, os napolitanos não podem tropeçar em janeiro, se não a missão de voltar a conquistar a Serie A ficará ainda mais complexa, principalmente com o bom momento dos rivais da Lombardia e as graduais evoluções da Juventus e da Atalanta.
Apesar de ter que abrir o próximo ano diante da Velha Senhora, o Napoli terá uma sequência teoricamente mais tranquila contra Sampdoria, Bologna, Salernitana e Venezia. No entanto, o clube da Campânia precisará retornar aos gramados mais concentrado na missão de vencer o Campeonato Italiano.
A Atalanta, que tropeçou nas duas rodadas passadas contra Roma e Genoa, perdeu a oportunidade de até ultrapassar Napoli e Milan. A equipe de Gian Piero Gasperini precisará ter mais consistência em 2022 para tentar surpreender os rivais no campeonato.
A corrida pelo título da Serie A segue muito aberta e acirrada, tanto que as aproximações de Juventus e da Atalanta incrementaram ainda mais a disputa pelo caneco.