Jesus balança no Natal e Benfica é eliminado pelo FC Porto na Taça de Portugal

O clássico português teve muitas emoções com uma goleada dos Dragões em uma partida com gols anulados, expulsões e polêmicas de todos os lados. O brasileiro Evanílson foi autor de dois gols na partida e foi expulso no final do primeiro tempo.

Em clima natalino, o Benfica foi até um Estádio do Dragão com mais de 50 mil pessoas para um duelo eliminatório com o FC Porto válido pelas oitavas-de-finais da Taça de Portugal. Todos os presentes tiveram que apresentar um teste negativo de COVID para ter acesso ao jogo antes do Natal.

Sob o comando de João de Deus, as Águias entraram sem Éverton Cebolinha entre os titulares e em uma formação de 3-5-2 enquanto o lado portuense no tradicional 4-4-2 com o colombiano Luís Diaz em grande fase. As duas equipes vinham de goleadas na rodada passada pela Liga Portugal enquanto que o Benfica continua na Liga dos Campeões e o Porto foi para Liga Europa.

Apesar de toda a ”Novela Brasileira”, expressão utilizada pela impressa portuguesa sobre as investidas do Flamengo na busca de um treinador português, o Benfica entrou em campo mais uma vez sem o seu treinador principal, Jorge Jesus. A presença dos dirigentes do Flamengo em solo lusitano tem causado muitos comentários na mídia portuguesa e não seria surpresa se Jesus regressar ao Rio de Janeiro a depender dos resultados nos clássicos de final de ano entre FC Porto e Benfica.

Especulações de lado, o fato é que no primeiro clássico o time de Jesus foi goleado e reclamou bastante de dois gols anulados na noite desta quinta-feira no Porto. Na próxima semana as duas equipes voltam a se encontrar no Estádio do Dragão em partida válida pela 16 rodada da Liga Portugal.

O JOGO

Em casa, os Dragões foram letais logo nos primeiros minutos de jogo fazendo um desastre na formação defensiva benfiquista abrindo o placar em um gol super rápido aos 32 segundos de jogo. Após um lateral cobrado forte na área Fábio Cardoso, do Porto, desvia para Taremi na pequena área que toca para o brasileiro Evanílson abrir o placar após um forte chute.

Aos 7′ o FC Porto chegou ao segundo gol com Vitinha de fora de área o português que viu o goleiro do Benfica atrasado e encobriu Hélton Leite marcando um bonito gol aumentando o desespero da equipe visitante. O gol de Vitinha deixou o Benfica atordoado mas águias até conseguiram reagir e marcou com Darwin Núnez aos 16′ minutos. Contudo, o atacante uruguaio recebeu lançamento e apesar de uma linda jogada estava com quatro centímetros em posição irregular aos olhos da arbitragem que anulou o que seria o primeiro gol do Benfica.

Após este inicio de jogo assombroso do Benfica, saiu o terceiro gol do FC Porto aos 31’minutos. Evanílson, o brasileiro novamente marcou sendo o segundo na partida e o quinto na Taça de Portugal. O camisa 30 do Porto mostrou novamente sua presença de área ao receber de Luís Diaz para marcar o 3×0 da partida.

Evanílson que já tinha recebido cartão amarelo aos 20′ foi expulso ao final do primeiro tempo após falta em João Mário, do Benfica. Com um homem a mais para o segundo tempo, o Benfica entrou com Éverton Cebolinha no lugar de Gilberto no intervalo.

Apesar de 64% de posse de bola, o Benfica não traduziu isto em efetividade. Aos 84′ Nicolás Otamendi também teve um gol anulado após um cruzamento do lateral do Benfica que estava impedido no lance. O segundo tempo mais equilibrado também contou com um gol anulado pelo lado do Porto.

O Benfica teve um homem a mais durante quase toda a segunda etapa até Otamendi ser expulso aos 94′ após um segundo amarelo. Com a vitória, o Porto avança na Taça de Portugal e se junta ao Sporting, Rio Ave, Vizela, Mafra, Leça FC, Portimonense e Tondela nas quartas-de-finais da segunda maior competição do país.