Atalanta, uma das grandes negociadoras do futebol italiano

A Atalanta é muito elogiada por seus desempenhos dentro dos gramados, tanto que virou uma das grandes sensações do futebol europeu e vem brigando efetivamente pelo tão sonhado inédito Scudetto. No entanto, o clube também demonstrou ser um ótimo negociador nos últimos quatro anos, pois conseguiu levantar uma alta quantia vendendo seus jogadores.

Em 2020, apesar dos impactos financeiros causados pela pandemia do novo coronavírus, a Atalanta conseguiu fechar suas contas com um lucro de 51,7 milhões de euros. A quantia angariada pela participação na Champions League auxiliou no processo, mas um dos grandes segredos dos bergamascos está na comercialização de algumas joias.

Ao que tudo indica, a Atalanta parece não ter uma restrição tão rígida em vender jogadores, desde que o clube interessado apresente a oferta certa. Após o processo, a equipe deposita sua confiança nas habilidades de Giovanni Sartori, diretor técnico da Dea, que consegue identificar os substitutos certos.

Nos últimos quatro anos, a Atalanta lucrou por volta de 129,3 milhões de euros e esse valor teve como base um ganho de capital total de cerca de 178,2 milhões de euros. Se não levarmos em consideração os lucros obtidos pelas vendas de atletas, o clube de Bergamo enfrentaria um prejuízo de quase 50 milhões de euros, de acordo com estimativas da imprensa local.

Entre as operações mais lucrativas do clube italiano, estão as vendas de Alessandro Bastoni para a Inter de Milão (10,6 milhões em ganhos de capital); Gianluca Mancini para a Roma (11,9 milhões); Mattia Caldara para a Juventus (14,9 milhões); Franck Kessié e Andrea Conti para o Milan (17,3 milhões e 20,4 milhões, respectivamente); e Dejan Kulusevski para a Juventus (34,3 milhões).

Além desses atletas, a Atalanta também registrou bons lucros em seu balanço através das negociações envolvendo Roberto Gagliardini (Inter), Bryan Cristante (Roma), Timothy Castagne (Leicester City), Musa Barrow (Bologna), Andrea Petagna (Spal), Amad Diallo (Manchester United) e Christian Romero (Tottenham).

O lucrativo processo da Atalanta também envolve a chegada de promissores jogadores nestas negociações. Bastoni, por exemplo, que disputou somente nove partidas pela equipe principal da Dea, foi vendido para a Internazionale por pouco mais de 30 milhões de euros. No entanto, os bergamascos conseguiram tirar do rival lombardo os jovens Davide Bettella, Marco Carraro e Fabio Eguelfi.

Já na ida de Conti para o Milan, que foi de aproximadamente 27 milhões de euros, a Atalanta conseguiu da equipe rossonera o atacante Luca Vido e o meio-campista Matteo Pessina. Através da mesma forma, só que em clubes diferentes, os lombardos contrataram também Marco Tumminello e Simone Muratore.

O celeiro da Atalanta não para por aí. Na atual temporada, o técnico Gian Piero Gasperini vem colocando em ação alguns jovens jogadores que poderão ganhar mais oportunidades em um futuro próximo, como o defensor Giorgio Scalvini, o meio-campista Matteo Lovato e o atacante Roberto Piccoli, autor do gol da vitória da Dea contra o Torino, em Turim, na rodada inaugural da Serie A.

A Atalanta é um time extremamente bem organizado e que está quase sempre se renovando e trazendo peças muito interessantes. Desde que alcançou seu salto de qualidade, os nerazzurri continuam sendo uma equipe para se acompanhar muito atentamente.

No próximo mercado de transferências, de acordo com os veículos de comunicação do país europeu, alguns nomes já são especulados em Bergamo para janeiro, como os de Jérémie Boga, Divock Origi e Beto. Com isso, poderemos ver a Atalanta tirando o escorpião do bolso e até mesmo lucrando com as vendas de algumas peças do atual plantel.

Standings provided by SofaScore LiveScore