Após um erro técnico no software, que anulou o primeiro sorteio, a Uefa conseguiu definir os confrontos das oitavas de final da Champions League. Entre as principais partidas sorteadas pela instituição europeia, é possível destacar Real Madrid x Paris Saint-Germain, Manchester United x Atlético de Madrid e Liverpool x Inter de Milão.
O primeiro sorteio feito pela Uefa, que havia colocado Lionel Messi (PSG) e Cristiano Ronaldo (United) frente a frente, precisou ser invalidado por um “problema técnico no software de um provedor de serviços externos” que auxilia os sorteadores “sobre quais equipes podem jogar contra quais”.
Na oportunidade, o Manchester United foi selecionado para encarar o Villarreal, mas as duas equipes estavam no mesmo grupo na fase anterior. De acordo com as regras do principal torneio de clubes da Europa, é proibido o confronto entre times da mesma chave nas oitavas de final. A falha no sistema ainda afetou o Atlético de Madrid, que iria pegar o Bayern de Munique e decidiu protestar contra a decisão.
Apesar do bizarro imprevisto, o segundo sorteio ocorreu normalmente e a Uefa definiu as batalhas das oitavas de final da Liga dos Campeões. Os duelos de ida serão realizados nos dias 15, 16, 22 e 23 de fevereiro de 2022, já as partidas da volta acontecerão em 8, 9, 15 e 16 de março.
Juventus e Inter
Os dois únicos times italianos ainda vivos na Champions League, Juventus e Inter iriam enfrentar Sporting Lisboa e Ajax, respectivamente, mas tudo mudou no segundo sorteio. A Velha Senhora vai ter pela frente o Villarreal, da Espanha, já os nerazzurri pegarão o poderoso Liverpool.
Comandado por Unai Emery, o Villarreal não será um adversário tranquilo para a Juve, que vem passando por um difícil momento na atual temporada. Na fase de grupos, os espanhóis se classificaram em segundo na chave F, tendo superado a Atalanta e dado bastante trabalho para o Manchester United.
Atualmente na 13ª colocação no Campeonato Espanhol, o time do Villarreal tem o centroavante holandês Arnaut Groeneveld como principal referência, pois já marcou cinco gols na liga e foi o principal protagonista na vitória por 3 a 2 em cima da Atalanta. O atacante Gerard Moreno, o defensor Pau Torres e o meia Yeremi Pino são outras armas do Submarino Amarelo.
A equipe de Massimiliano Allegri, por sua vez, precisará esquecer os vários tropeços na primeira parte da Serie A para tentar prosseguir sem grandes sustos na Liga dos Campeões. No entanto, a Juve precisa encontrar sua essência nos próximos meses e melhorar sua performance no setor ofensivo.
Juventus e Villarreal se enfrentarão pela primeira vez na história em uma competição organizada pela Uefa. Em duelos contra times da Espanha, a Velha Senhora soma 25 vitórias, 16 empates e 25 derrotas. O primeiro confronto acontecerá no país ibérico, já o segundo será em Turim, na Itália.
A campeã italiana Internazionale viveu um pesadelo no segundo sorteio e viu o Ajax ser substituído pelo Liverpool, atual vice-colocado da Premier League e uma das poucas equipes invictas na Champions League. Para seguir sonhando em permanecer na competição, os nerazzurri precisarão aproveitar a boa fase vivenciada na Serie A e entrar em campo focado em tentar derrubar um dos gigantes do torneio.
Milan, Atlético de Madrid e Porto não foram capazes de superar os Reds, que venceram todos os seis jogos disputados na fase de grupos. O egípcio Mohamed Salah vai ser um dos principais perigos para os interistas, pois o centroavante é o artilheiro do Campeonato Inglês, com 14 gols, e líder de assistências da competição, com nove passes que resultaram em tentos para sua equipe.
A Internazionale, que assumiu a ponta da tabela da liga italiana na rodada passada, precisará mais do que nunca dos gols de Edin Dzeko e de Lautaro Martínez, da imprevisibilidade de Joaquín Correa, Hakan Çalhanoglu e Ivan Perisic, sem esquecer da solidez do seu tridente defensivo.
A partida no San Siro, em Milão, será a quinta vez que Liverpool e Internazionale se enfrentarão. O clube italiano venceu apenas um confronto, que aconteceu em 1965, e perdeu os outros três.
PSG x Real Madrid
Um dos duelos mais aguardados das oitavas da Liga dos Campeões será Paris Saint-Germain contra Real Madrid. A partida marcará o reencontro entre Messi e o antigo rival, mas com o argentino vestindo a camisa de outro clube. A partida também poderá colocar frente a frente o multicampeão zagueiro Sergio Ramos e a equipe da capital espanhola.
Apesar de ter um plantel recheado de estrelas e liderar a Ligue 1 com muita folga, o PSG ficou em segundo lugar no grupo A, atrás somente do Manchester City. No entanto, a equipe de Neymar, Messi, Kylian Mbappe, Gianluigi Donnarumma e companhia ainda é uma forte candidata ao título.
Comandado pelo italiano Carlo Ancelotti, o Real Madrid é o líder disparado do Campeonato Espanhol e não encontrou problemas para avançar de fase na Champions League, tirando a vexatória derrota para o Sheriff Tiraspol, da Moldávia. Os franceses terão dor de cabeça para tentar frear Karim Benzema e Vinícius Júnior, dois atletas que atravessam ótimas fases.
Bayern de Munique x Salzburg
Um dos favoritos ao título da Liga dos Campeões, o Bayern de Munique enfrentará o RB Salzburg, da Áustria, na próxima fase do torneio. Os bávaros contaram com a sorte, pois iriam encarar o Atlético de Madrid se o primeiro sorteio não fosse anulado pela Uefa.
Apesar de ser dominante em solo austríaco, o RB Salzburg ainda não despontou no torneio continental, mas tentará surpreender o poderoso rival alemão. Os jovens Karim-David Adeyemi e Noah Okafor vão ser as principais armas da equipe comandada por Matthias Jaissle.
Entre os 16 finalistas, o Bayern de Munique é o único clube alemão vivo na Liga dos Campeões e tem a melhor campanha, com o melhor ataque (22 gols marcados) e a melhor defesa (três gols sofridos), ao lado do Real Madrid. Os bávaros ainda possuem em seu elenco o centroavante Robert Lewandowski, que dispensa comentários.
Sporting x Manchester City
O duplo sorteio da Uefa tirou o Villarreal do caminho do Manchester City e colocou o Sporting Lisboa. Os Citizens superaram o PSG e se classificaram na primeira colocação da chave A, já os portugueses ficaram em segundo e eliminaram o Borussia Dortmund pelo saldo de gols no grupo C.
A poderosa equipe comandada pelo espanhol Pep Guardiola chegou ás oitavas de final da Champions League pela nona temporada consecutiva e é o grande favorito para avançar às quartas. No entanto, os Leões eliminaram os britânicos na edição de 2011/12 da Liga Europa.
Na oportunidade, o Sporting venceu o City em Avalade por 1 a 0, mas perdeu em Manchester pelo placar de 3 a 2. A regra do gol marcado fora de casa auxiliou a equipe portuguesa a eliminar os Citizens do torneio. No entanto, muita coisa mudou desde então.
Benfica x Ajax
O Ajax, que seria o adversário da Inter de Milão no primeiro sorteio, pegará o Benfica, que conseguiu escapar do Real Madrid. Os portugueses terão um rival mais acessível, embora as dificuldades seguirão altíssimas contra os holandeses.
O clube treinado por Erik ten Hag fez uma brilhante campanha na fase de grupos e não deu chances para Sporting, Borussia Dortmund e Besiktas. O Ajax é uma das três equipes invictas na Champions League, tendo goleado os Leões e os aurinegros.
Entre os principais destaques do Ajax estão Ryan Gravenberch, Davy Klaassen, Dusan Tadic, David Neres, Steven Berghuis, Antony e Sébastien Haller. Os holandeses, contudo, andaram perdendo pontos importantes na Eredivisie e o Benfica pode se aproveitar destes baixos e altos do rival.
A última vez em que os dois clubes se enfrentaram foi na fase de grupos da Champions de 2018/19. O clube da Luz perdeu em Amsterdã por 1 a 0 e empatou em casa pelo placar de 1 a 1.
Atlético de Madrid x Manchester United
Do Bayern de Munique para o Manchester United, esse foi o sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões para o Atlético de Madrid. A equipe comandada por Diego Simeone precisará enfrentar novamente o craque português Cristiano Ronaldo, principal peça dos Red Devils.
O United não está no mesmo nível que o Bayern, mas CR7 foi o pesadelo do Atlético em algumas edições da competição da Uefa, principalmente quando defendia o Real Madrid e a Juventus. Os rojiblancos não querem reencontrar os mesmos fantasmas do passado.
Em 35 jogos contra o Atlético de Madrid, o astro português marcou 25 gols se somarmos suas passagens por Real e Juve. A equipe da capital espanhola é a segunda vítima predileta de Cristiano Ronaldo, atrás somente do Sevilla.
O Atlético de Madrid não fez uma campanha brilhante na fase de grupos, mas conseguiu avançar ao conquistar a segunda colocação da chave B. O United, por sua vez, também não vem fazendo uma grande temporada, mas a chegada de Ralf Rangnick ajeitou o bagunçado ambiente na parte vermelha de Manchester.
Chelsea x Lille
Único duelo que ficou intacto nos dois sorteios foi Chelsea contra Lille, episódio que até gerou uma pequena brincadeira no perfil oficial do clube britânico. Os Blues perderam a liderança do grupo H depois de um surpreendente empate contra o Zenit, da Rússia, mas a sorte sorriu duas vezes para os subordinados de Thomas Tuchel.
Apesar do Lille ter evoluído sob o comando de Jocelyn Gourvennec, que substituiu Christophe Galtier, os franceses não possuem a mesma força daquele time que superou o PSG na temporada passada da Ligue 1.
Os londrinos são os grandes favoritos, mas precisarão ter uma maior solidez defensiva para impedir as investidas do artilheiro canadense Jonathan David, principal aposta do atual campeão da França.
Round of 16 draw ✔️
Which tie are you most excited for?#UCLdraw | #UCL pic.twitter.com/QvZoT0yxqi
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) December 13, 2021