Steven Gerrard reecontrará o Liverpool pela primeira vez no comando do Aston Villa

No próximo sábado (11), Liverpool e Aston Villa se enfrentam pela 16ª rodada da Premier League 2021/22. A partida em sí já vale muito para as duas equipes. Os Reds tentam alcançar a liderança da competição, enquanto os Villains buscam continuar a recuperação e subir na tabela. Além disso, o jogo entre as duas equipes marca um reencontro muito especial. Ídolo em Anfield, Steven Gerrard fará sua primeira partida contra o Liverpool no comando do clube de Birmingham.

História de Gerrard em Liverpool

A história de Steven Gerrard como jogador é totalmente ligada ao Liverpool. A saber, o ex-meio campista foi revelado no clube. Sendo assim, o lendário camisa 8 dos Reds jogou por lá entre 1999 e 2015, e fez muita história, se tornando um dos maiores ídolos de todos os tempos da equipe vermelha. Além disso, conquistou vários troféus em sua passagem pelo time.

  • 2x FA Cup (2001,2006)
  • 3x Copa da Liga Ingles (2001,2003,2012)
  • 1x UEFA Champions League (2005)
  • 1x Copa da UEFA (2001)
  • 2x Supercopa da UEFA (2001,2005)
  • 2x Supercopa da Inglaterra (2002,2007)

Entretanto, apesar de sua linda história pelo clube, Gerrard também teve suas polêmicas com a camisa vermelha. Em 2005, o meia quase deixou o Liverpool para assinar com o Chelsea. José Mourinho gostava muito do futebol do jogador, e queria levá-lo para Londres. Além disso, a torcida do Liverpool não estava nada satisfeita com o camisa 8 e essa possibilidade. Porém, no final, Steven continuou no norte da Inglaterra.

Outro momento ruim que Gerrard passou foi já no final de sua passagem pelo Liverpool, em 2014. Brigando ponto a ponto com Manchester City e Chelsea pelo título da Premier League, e para os Reds, sair de uma fila de 24 anos do título nacional, Gerrard falhou no famoso escorregão do primeiro gol dos Blues, na derrota em Anfield por 2 x 0. O resultado afastou o time da conquista, que no final acabou com os Citzens.

Apesar de tudo isso, a idolatria nunca se acabou em Liverpool. Antes de começar sua carreira como técnico de time profissional no Rangers, Gerrard treinou as divisões de base dos Reds. Ao todo em sua passagem como jogador foram 710 jogos, com 186 gols e 150 assistências.

Carreira de Steven Gerrard como técnico

Após a carreira de muito sucesso como jogador por Liverpool, LA Galaxy e seleção inglesa, Gerrard começou a trilhar seus passos como treinador. Primeiramente, treinou as divisões de base dos Reds após a aposentadoria, e ficou lá entre 2017 e 2018. Após isso, Gerrard aceitou o desafio de começar sua carreira como técnico em times principais na Escócia, no Rangers, e fez muito sucesso ao norte do Reino Unido.

Pelo Rangers, Gerrard comandou a equipe em 192 partidas, com 124 vitórias, 41 empates e 27 derrotas. Além disso, foi o responsável por trazer o clube que vivia grandes dificuldades financeiras há 10 temporadas, ao topo do futebol escocês novamente, com o título da Scottish Premiership na temporada 2020/21. Foi o 55º título nacional do Rangers. Ainda, conseguiu levar a equipe as oitavas de final da UEFA Europa League, na última temporada.

Agora, em novembro de 2021, Gerrard aceitou comandar o Aston Villa. É o primeiro trabalho que o inglês tem a frente de um clube da Premier League. O ex-meia aceitou a proposta de substituir Dean Smith, técnico histórico na equipe, mas que não vinha fazendo boa temporada.

Início de trabalho no Aston Villa e expectativas no confronto contra o Liverpool

O início de trabalho de Gerrard até aqui no Aston Villa é bastante positivo. O técnico inglês comandou o clube em apenas quatro partidas, com três vitórias e uma derrota. O revés sofrido foi para o Manchester City.

Apesar de toda história de amor e sucesso no Liverpool, Gerrard falou que vai para Anfield defendendo o Aston Villa e buscar um resultado bom para os Villains, em entrevista a Sky Sports após vitória contra o Leicester. O técnico foi questionado se existe algum pensamento sentimental antes do duelo, e respondeu:

“Nenhum, nenhum mesmo. Eu só quero ir lá e tentar vencer e tentar fazer o que pudermos.Não estamos competindo com o Liverpool em termos do nível que estamos ambos, no momento, mas certamente iremos lá e daremos tudo o que temos”, disse Gerrard a Sky Sports.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

SHARE