Sampdoria e a “maldição” dos anos com números iguais

Após duas vitórias consecutivas, a Sampdoria foi derrotada pela Fiorentina e segue sua batalha para tentar se afastar da zona do rebaixamento da Serie A. Com 15 pontos, o clube comandado por Roberto D’Aversa tem cinco de vantagem em relação ao arquirrival Genoa, que abre a parte vermelha da tabela. O campeonato é longo, mas uma questão numérica pode deixar o torcedor do time com uma pulga atrás da orelha.

A Sampdoria tem uma relação muito ruim com o 22, dígito que compõe o ano em que estamos próximos de entrar e a data (22/5) da última rodada do Campeonato Italiano. Além disso, o clube genovês não costuma ter muita sorte em anos com números iguais, o que faz parecer uma “maldição” ou simplesmente uma infeliz coincidência.

O tradicional clube italiano, que venceu a Serie A na temporada 1990/91, foi rebaixado quatro vezes ao longo da sua história: 1966, 1977, 1999 e 2011. Em todas as ocasiões, a Sampdoria acabou caindo para a segunda divisão em anos com os dois últimos números iguais. Não custa lembrar que estamos caminhando para 2022.

Um outro fator pode deixar os supersticiosos torcedores do time ainda mais preocupados. Em três das quatro vezes em que a Sampdoria foi rebaixada (66, 77 e 2011), a liga italiana terminou no dia 22 de maio, mesma data em que a atual edição da Serie A acabará.

Apesar dos números jogarem contra a Samp, o campeonato é muito longo e o clube tem total condição de reagir e terminar a liga italiana longe da zona do rebaixamento. No entanto, a atual situação da equipe da Ligúria não é simples, pois tem a terceira pior defesa do campeonato, com 29 gols sofridos, e enfrentará uma dura sequência de jogos, que inclui Lazio, Genoa, Roma e Napoli.

Além disso, o trabalho do técnico D’Aversa é muito questionado, principalmente pelos torcedores, que reclamam da falta de ousadia do comandante. No entanto, a diretoria da Sampdoria já confirmou que segue confiante nos serviços do ex-treinador do Parma e que uma possível troca não estaria em discussão.

Com ou sem D’Aversa no comando técnico, os torcedores da Sampdoria seguem acreditando em uma melhoria no futebol da equipe, mesmo que as exibições estejam atualmente longe do esperado.

Para recarregar as baterias positivas dos fãs da Sampdoria, vamos relembrar do ano de 1988. Na ocasião, mesmo com a igualdade dos últimos dois números, o clube genovês faturou sua segunda Copa da Itália ao derrotar o Torino no dia 19 de maio e finalizou a Serie A na quarta posição.

Standings provided by SofaScore LiveScore