Lazio encara problemas na defesa e faz campanha desastrosa longe do Olímpico

Somar pontos jogando em casa é um fator importante em um campeonato, mas também é essencial visitar os adversários e conquistar bons resultados. A Lazio, por exemplo, vem encontrando dificuldades longe do Olímpico e a goleada sofrida contra o Napoli no Estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles, deixou essa situação ainda mais evidente.

Na Serie A, os subordinados de Maurizio Sarri já disputaram sete partidas longe da capital italiana e venceram apenas uma, que foi contra o Empoli, na primeira rodada do campeonato. Depois disso, a Lazio registrou dois empates e quatro derrotas, sendo que em três delas levou três ou mais gols.

Após perder para o Milan (2 x 0) e empatar com o Torino (1 x 1), o sinal de alerta da Lazio foi acionado na derrota por 3 a 0 contra o Bologna, no Estádio Renato Dall’Ara, em um confronto que os aquilotti foram dominados pelos emilianos. Alguns dias depois, os biancocelesti foram até o Marcantonio Bentegodi e perderam para o Hellas Verona por quatro gols a um. O resultado adverso diante do Napoli só piorou os números das estatísticas.

Um dos setores mais questionados do time da Lazio é o defensivo, pois o clube da capital só não tomou gols nas vitórias contra Fiorentina (1 x 0) e Salernitana (3 x 0) na atual edição da liga. Se levarmos em consideração apenas os tentos sofridos longe do Olímpico de Roma, que foram 17, a equipe de Sarri foi mais vazada do que Napoli (7), Torino (14), Internazionale (15), Roma (15) e Juventus (16) na temporada inteira.

O estilo de jogo de Sarri é caracterizado pela ofensividade, que deu muito certo durante sua passagem pelo Napoli. No entanto, o time da Atalanta, que tem a mesma agressividade pela busca por gols, tomou no campeonato inteiro a mesma quantidade de tentos que a Lazio.

No geral, a Lazio sofreu 25 gols na Serie A e tem a sétima defesa mais vazada do torneio, ficando na frente apenas do Genoa, Sampdoria, Empoli (26), Salernitana, Cagliari (29) e Spezia (32). Outro dado curioso e alarmante, é que 14 tentos sofridos pelo clube da capital aconteceram durante os primeiros 45 minutos.

Com a postura defensiva questionada e mostrando um futebol longe do ideal, principalmente fora do Olímpico de Roma, a Lazio retomou os trabalhos para o confronto diante da Udinese, que será próxima quinta-feira (2). Em Formello, o plantel biancoleste se reuniu e revisou os erros cometidos contra o Napoli, com o objetivo de não repeti-los frente ao clube comandado por Luca Gotti.

Segunda pior defesa da Serie A como visitante, a Lazio precisa encontrar urgentemente um equilíbrio no setor para recuperar os pontos perdidos contra Torino, Bologna e Verona. Os recentes resultados ruins teriam desagradado o presidente do time, Claudio Lotito.

As dificuldades encontradas pela Lazio na temporada podem ter sido impactadas pela saída de Simone Inzaghi, que causou perturbações no atual plantel da equipe. O time italiano precisou se adequar ao estilo de Sarri e atuar no tradicional 4-3-3 do comandante, um esquema tático diferente do utilizado pelo ex-atacante durante sua longa passagem pela capital.

Outro ponto para se levar em conta são os altos e equivocados investimentos feitos pelo clube nos últimos mercados de transferência. Em 2019, por exemplo, a Lazio pagou por volta de 12 milhões de euros para ter o defensor Denis Vavro, mas o jogador ainda não correspondeu, tanto que ainda não entrou em campo na atual temporada. O holandês Wesley Hoedt e o argentino Mateo Musacchio chegaram por empréstimo depois do eslovaco, mas a equipe da capital não exerceu a opção de compra.

Os experientes Lucas Leiva e Stefan Radu não são mais os mesmos de alguns anos atrás, já o argentino Gonzalo Escalante praticamente é uma das últimas opções de Sarri. Com isso, o setor defensivo fica concentrado nos intocáveis Francesco Acerbi, Luiz Felipe e Elseid Hysaj.

O ponto fraco da Lazio está escancarado e alguns rivais souberam explorar os problemas defensivos do time da capital italiana. Sarri precisa encontrar uma solução de maneira rápida para tentar recolocar sua squadra de volta aos trilhos, pois o time se encontra na oitava colocação, com 21 pontos, e pode ficar ainda mais para trás na tabela se continuar tropeçando.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore