Sem Romero e com Demiral questionado, Atalanta enfrenta problemas na defesa

Apesar de estar conseguindo balançar as redes adversárias, principalmente com o colombiano Duván Zapata, a Atalanta vem enfrentando uma enorme dificuldade em não levar gols nesta temporada. Nos últimos 10 jogos disputados, a equipe comandada por Gian Piero Gasperini tomou 19 tentos e perdeu pontos preciosos na Serie A e na Liga dos Campeões.

A Atalanta não conseguiu manter a própria meta inviolada nos seus 10 duelos mais recentes, com destaque para os três gols sofridos diante do Young Boys, da Suíça, e os cinco contra o Manchester United, levando em consideração os duelos de ida e volta da Champions League.

O clube da região da Lombardia, no norte da Itália, não sofreu gols em um jogo pela última vez no dia 29 de setembro, quando derrotou o Young Boys por 1 a 0. Já na temporada inteira, a Atalanta disputou 18 partidas e conseguiu manter seu gol intacto em somente três confrontos (os outros dois foram contra Bologna e Salernitana).

Os bergamascos costumam entrar em campo com três zagueiros, sendo que o ítalo-brasileiro Rafael Tolói e o argentino José Palomino são praticamente intocáveis. Com isso, o principal alvo das críticas ao sistema defensivo da Atalanta é o turco Merih Demiral, que chegou por empréstimo da Juventus com a dura missão de substituir Cristian Romero, nomeado como o melhor defensor da edição passada da Serie A.

No empate em 3 a 3 contra o Young Boys, Demiral errou em um dos gols sofridos pela Dea e acabou sendo substituído pelo albanês Berat Djimsiti, tanto que o turco expressou uma certa surpresa na hora da alteração. A performance do defensor de 23 anos levantou ainda mais questionamentos sobre sua continuidade no time titular, pois o futebol do atleta não vem convencendo o técnico Gasperini e a torcida do clube.

No próximo sábado (27), a Atalanta terá um importante confronto contra a Juventus e não é descartada a hipótese de Djimsiti assumir o posto de Demiral. Caso o treinador surpreender e optar em atuar com quatro homens na retaguarda, o dinamarquês Joakim Maehle poderá completar o quarteto defensivo ao lado de Tolói e Palomino, além do zagueiro albanês.

Não podemos esquecer que Demiral, Djimsiti, Palomino, Tolói e o jovem Matteo Lovato já sofreram lesões ao longo da temporada e precisaram desfalcar a Atalanta em algumas partidas. Em função dos vários problemas físicos apresentados, a diretoria da Dea estuda em ir ao mercado de transferências para ter disponível um sexto zagueiro no plantel.

A Velha Senhora será um ótimo teste para o sistema defensivo da Dea, pois o clube de Bergamo teve muitas dificuldades contra os times que formam o grupo das “sete irmãs”, que é composto por Juve, Lazio, Inter, Roma, Napoli, Milan e Atalanta. Até o momento, a equipe de Gasperini empatou com os biancolesti (2 a 2) e os nerazzurri (2 a 2), além de ter perdido para os rossoneri (3 a 2).

O ruim momento da defesa bergamasca vem sendo compensado pelo eficiente setor ofensivo da Atalanta, que marcou ao menos um gol em 17 das 18 partidas disputadas na atual temporada. Outro dado curioso sobre os lombardos, é que eles balançaram as redes duas ou mais vezes em 13 confrontos.

Ainda em relação ao ataque da Atalanta, a Dea só passou em branco diante do Bologna, pela segunda rodada do Campeonato Italiano, em um dia que o polonês Lukasz Skorupski estava inspirado e pegou até pensamento.

Apesar de tudo, o espírito ofensivo da Atalanta continua bastante efetivo, como mostrou diante do Spezia, do Manchester United e do Empoli, mas ainda há espaço para melhoras, principalmente se Muriel recuperar sua boa forma. Ao lado do sempre perigoso Zapata, o ex-Sevilla balançou as redes nos últimos dois jogos e mostraram que o centroavante colombiano poderá dar ainda mais felicidade para os torcedores bergamascos.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore