Portugal sofre virada amarga contra Sérvia que garante vaga na Copa do Mundo

O treinador Fernando Santos assumiu a responsabilidade da derrota contra Sérvia, pediu desculpas aos portugueses e garantiu que Portugal irá se classificar para Copa do Mundo via playoff.

Neste domingo (14), no Estádio da Luz em Lisboa, Portugal perdeu de virada por 2×1 para uma heróica seleção Sérvia que ficou com a vaga direta para a próxima Copa do Mundo.

A partida foi válida pela oitava e última rodada do grupo A das eliminatórias europeias em um grupo considerado fácil para as estrelas portuguesas que além da Sérvia enfrentaram Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão em uma campanha sem muito brilho com 5 vitórias, 2 empates e uma derrota sob o comando de Fernando Santos.

Portugal nunca foi eliminado num play-off

Nos Play-offs serão doze seleções europeias sorteadas em três grupos com quatro seleções cada, em sorteio a ser realizado no próximo dia 26 de novembro, na Suíça, enquanto que os jogos serão disputados em Março de 2022, nos dias 24 e 25 (semi-final de grupo) e 28 e 29 (final do grupo).

Apenas o vencedor de cada grupo garante vaga na Copa do Mundo de 2022. Este é um novo formato eliminatório na repescagem européia onde a equipe do capitão Cristiano Ronaldo está confirmada como cabeça de chave de um dos grupos podendo enfrentar: Escócia;  Macedónia do Norte; Turquia/Noruega/Holanda; Finlândia/Ucrânia, Áustria ou República Checa.

O JOGO

Precisando apenas de um empate para garantir vaga no próximo mundial, Portugal começou a partida marcando logo aos 2′ minutos após Bernardo Silva roubar a bola de Gudelj, ex-Sporting Lisboa/POR, na entrada da grande área quando Renato Sanchez avançou livre em direção ao gol e chutou no canto direito do goleiro Rajkovic fazendo 1×0 para delírio dos mais de 60 mil torcedores presentes no Estádio da Luz.

Após o gol mais rápido nos últimos cinco anos da seleção portuguesa, Renato Sanches reclamou de penalti não marcado aos 9′ após choque com Veljković na pequena área. Após isso, o que se viu em campo foi uma Sérvia superior todo em todo o primeiro tempo com muito mais intensidade e aproveitando os espaços de um Portugal recuado em campo.

Aos 33′ veio o gol de empate da Sérvia após o chute do camisa 10 Tadic, do Ajax/HOL, que desviou na zaga portuguesa e deixou o goleiro Rui Patrício muito mal na foto.

Após a falha de Rui Patrício no gol de empate, os sérvios teviram um gol anulado do atacante da Fiorentina/ITA , Dušan Vlahović, e um pênalti não assinalado corretamente após o português Danilo ter visto a bola bater rente ao seu braço dentro da área.

Na volta do intervalo, apenas Aleksandar Mitrović entrou no lugar de Gudelj pelo lado sérvio. A equipe de Dragan Stojković apesar de ter sofrido um gol muito rápido ainda na primeira etapa mostrou uma disciplina tática superior aos portugueses que tiveram dificuldades de encontrar espaços no 3-5-1-1 da Sérvia.

Renato Sanches foi a grande esperança no segundo em duas oportunidades não convertidas em uma noite da seleção portuguesa sem o brilho de suas principais estrelas como Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva. João Felix e Bruno Fernandes entraram durante a segunda etapa contudo pouco fizeram.

Enquanto que Mitrovic incomodou em três duelos áereos de muito perigo até conseguiu a virada aos 90′ após cruzamento de Tadic, o camisa 9 que entrou no intervalo marcou de cabeça o gol da virada e da classificação da Sérvia ao Mundial do Qatar em 2022. Este foi o oitavo gol de Mitrovic nesta eliminatória de Copa do Mundo. A seleção sérvia irá participar de sua 3ª edição da Copa do Mundo como país independente, anteriormente disputou os mundiais de 2010 e 2018.

Standings provided by SofaScore LiveScore