Mikel Arteta completa 100 jogos no comando do Arsenal

No último domingo (07), o Arsenal derrotou o Watford por 1 x 0 no Emirates Stadium. O resultado foi ótimo para a equipe de Londres, que segue em ascensão na temporada. São 10 jogos sem perder e agora, os Gunners estão na 5ª posição da Premier League com 22 pontos. Mas não foi só isso que marcou a partida do último fim de semana. O confronto também marcou o jogo número 100 de Mikel Arteta como técnico do clube. Confira mais sobre a passagem até aqui do espanhol pelo time londrino.

Chegada de Mikel Arteta em Londres

Antes de mais nada, a chegada de Mikel Arteta foi uma grande aposta não só para o treinador, mas para o clube. O espanhol chegou substituindo seu compatriota Unai Emery, demitido com apenas 18 meses no comando da equipe londrina, após resultados ruins na UEFA Europa League, e na Premier League. O time então escolheu um nome conhecido de seus torcedores. Arteta foi meia dos Gunners entre 2011 e 2016, quando se aposentou.

Além disso, o ex-meia vinha se preparando para assumir uma equipe. Arteta trabalhou três anos como auxiliar técnico do Manchester City, de Pep Guardiola. Neste período, os Citzens foram muito vitoriosos, conquistando dois títulos ingleses. Sendo assim, uma pessoa identificada com o clube, com novas ideias e filosofia, acabou sendo a aposta dos Gunners.

Temporadas a frente do Arsenal

2019/20

Arteta teve sua primeira partida a frente do Arsenal no Boxing Day contra o Bournemouth, que terminou empatada por 1 x 1. Na sequência, veio uma derrota no derby para o Chelsea. Porém, após o revés no clássico, a equipe ficou 11 partidas invicta, até perder na UEFA Europa League para o Olympiacos, que eliminou o time do torneio.

No mais, o restante da temporada foi de muitos altos e baixos na Premier League, conseguindo levar o Arsenal a terminar na 8ª posição, fora da zona de competições europeias. Entretanto, o desempenho de Arteta pela FA Cup foi espetacular. Sem grandes ambições dentro do Campeonato Inglês, os Gunners focaram na copa nacional. Sendo assim, derrubando gigantes como Manchester City nas semis e Chelsea na grande final, o clube do norte de Londres venceu seu 14º título da Copa da Inglaterra, e garantiu vaga na UEFA Europa League do ano seguinte.

2020/21

Na temporada seguinte, as coisas pareciam animadoras no início. Primeiramente, o Arsenal no comando de Arteta conquistou a Supercopa da Inglaterra, vencendo o Liverpool nos pênaltis. Além disso, o início na Premier League foi animador com duas vitórias nos dois primeiros jogos. Entretanto, o desempenho contra as equipes mais fortes do país custou muito o campeonato do clube, fora os tropeços contra os times de menor expressão.

Além disso, os Gunners foram eliminados precocemente nas duas copas nacionais. Assim, novamente o clube terminou na 8ª posição do Campeonato Inglês, mas sem vaga em competições europeias. O desempenho na UEFA Europa League poderia ser a salvação do Arsenal na temporada. Entretanto, o time caiu nas semifinais para o campeão Villarreal, comandado por Unai Emery, ex-técnico do clube inglês, até a chegada de Arteta.

2021/22

Por fim, a temporada atual do Arsenal vem sendo de altos e baixos. Primeiramente, o clube foi questionado pelo alto investimento em reforços sem grande atenção. As críticas sobre Arteta aumentaram muito principalmente após o início da Premier League. Foram três derrotas nos três primeiros jogos, com nenhum gol marcado e nove sofridos. A pressão foi enorme pela saída do técnico espanhol, o que não aconteceu.

Desde então, Mikel Arteta e o Arsenal não perderam mais. São 10 jogos de invencibilidade na temporada, com vitórias convincentes sobre Leicester e Tottenham. Além disso, a defesa renovada com Ben White, Tomiyasu e Gabriel Magalhães tem chamado atenção. Com isso, os Gunners arrancaram para a 5ª posição da Premier League, e o espanhol vive seu melhor momento a frente do clube. Apesar dos troféus conquistados, é o momento que os londrinos apresentam mais consistência, sob o comando do espanhol.

SofaScore: Mikel Arteta

Foto: sofascore.com

Números de Mikel Arteta no comando do Arsenal

Nos números gerais, Mikel Arteta chegou aos 100 jogos comandando o Arsenal. O retrospecto é de 56 vitórias, 18 empates e 26 derrotas. O time londrino marcou 173 gols e sofreu 105 desde que o espanhol chegou ao clube. Enfim, o técnico conquistou dois títulos pelos Gunners: a FA Cup 2019/20 e a FA Comunnity Shield 2020. Os dados são do sofascore.com.

Standings provided by SofaScore LiveScore

SHARE