O fim de semana na Itália marcou o complemento de mais uma rodada da Serie A. Com direito a grandes jogos, muitos gols e algumas reviravoltas, o campeonato, agora, faz uma pequena pausa devido aos compromissos da Data FIFA. O panorama da tabela, porém, segue incrivelmente equilibrado. Na ponta da classificação, Napoli e Milan duelam jogo a jogo, mas seguem empatados em pontos.
A Juventus venceu na 12ª rodada e, assim, conseguiu se recuperar minimamente no torneio. Inter, Lazio e Atalanta seguem firmes na parte de cima da tabela, mas ainda sem grande incômodo a dupla de líderes. No mais, Roma e Fiorentina seguem sofrendo com a inconstância nas atuações. Lá embaixo, a briga é igualmente feroz. Cagliari e Salernitana já estão com o sinal vermelho ligado desde já, enquanto a dupla de Gênova (Sampdoria e Genoa) também precisa ficar alerta.
Enfim, com as atividades no futebol italiano retornando somente no próximo dia 20 de novembro, é válido fazermos um resumo dos destaques desde primeiro terço de campeonato. Muita coisa já aconteceu — e muito ainda virá pelo caminho. Venha junto com o MondoSportivo Brasil nesta análise!
⏱ 95’ | Jogo encerrado#NapoliVerona 1-1
💙 #ForzaNapoliSempre pic.twitter.com/Cb4lvauAZg
— SSC Napoli Oficial (@sscnapoli_br) November 7, 2021
Napoli e Milan na ponta da Serie A
A cada rodada, a briga pela liderança se torna ainda mais acirrada no campeonato italiano. Napoli e Milan dispararam em relação aos demais rivais e, portanto, fazem quase que uma ‘competição à parte’. Ambos, aliás, deixaram pontos pelo caminho na 12ª rodada. Os desafios, no entanto, eram um pouco diferentes.
No estádio San Siro, Milan e Inter fizeram um jogaço, cheio de alternativas. O Derby della Madonnina foi agitado, mas acabou sem vencedor. O placar de 1 a 1, porém, saiu barato para os rossoneros, completamente dominados durante quase toda a partida. Çalhanoglu, de pênalti, marcou para a Inter, justamente diante de seu ex-clube. Os nerazzurri tiveram outra penalidade, mas Lautaro Martínez acabou desperdiçando. No mais, inúmeros gols perdidos pelo time azul e preto de Milão.
O gol do Milan saiu ainda na primeira etapa. De Vrij, de cabeça, colocou contra as próprias redes. O resultado igual, contudo, é satisfatório para a equipe de Ibrahimovic e companhia diante das circunstâncias. Empatar um clássico? Normal. O Napoli, porém perdeu uma grande chance de se isolar na liderança.
Jogando em casa, e com o uniforme em homenagem a Diego Maradona, os napolitanos tropeçaram. Simeone marcou, primeiro, para o Hellas Verona. O empate, porém, ainda veio na etapa inicial, com Di Lorenzo. Mas só. Sem conseguir o mesmo volume de criação de sempre, o Napoli também ficou no 1 a 1. Sendo assim, o time do sul segue igualado em pontos com o Milan (32). A campanhas, inclusive, são praticamente idênticas, com a diferença no saldo de gols a favor do Napoli.
Valeu, torcida Rossonera. Juntos, seguimos fortes e invictos na Serie A. Grazie! 👊#SempreMilan 🔴⚫️ pic.twitter.com/UWlZ6D9xkB
— AC Milan BR (@acmilanbr) November 8, 2021
Inter no retrovisor; Lazio e Atalanta em ascensão
Embora tenha jogado melhor do que o Milan, a Inter esbarrou na falta de precisão para ficar no 1 a 1. Sendo assim, a atual campeã italiana já se vê em situação complicada, sete pontos atrás de Napoli e Milan. O início da última temporada da Inter também foi oscilante, é verdade. Depois, o time entrou nos trilhos e engatou uma sequência impressionante. Ao mesmo tempo, o Milan foi caindo de produção.
No entanto, nesta edição da Serie A, o rival rossonero parece ser mais confiável. Sendo assim, será difícil para a Inter acompanhar o ritmo. Vale lembrar que os nerazzurri estão firmes e fortes na Champions League, ao contrário da última edição. Já o Milan, curiosamente, tem um cenário semelhante ao da rival na última temporada: campanha ruim na UCL e, provavelmente, só o Italianão até o meio de 2022.
Enfim, não é só a Inter que segue na caça aos líderes Até aqui, Atalanta e Lazio também vem fazendo boas temporadas. Ambas fecham o top 5 da Serie A, de forma merecida. O time de Bérgamo ainda não mostrou aquele poderio impressionante no ataque, mas segue sendo cirúrgica nos duelos importantes. A Lazio, por sua vez, mostra mais energia em campo. Comandada por Maurizio Sarri, a equipe da capital evoluiu não só na bola, mas também na questão comportamental. É uma equipe mais viva!
Sendo assim, Atalanta e Lazio ja se credenciam neste momento a brigar por vagas na Champions League. Sim, a Juventus busca se recuperar no campeonato e a Roma está próxima na classificação. No entanto, nenhuma dessas duas equipes, até aqui, superou a dupla formada pela Dea e pelas águias da capital no quesito ‘consistência’.
Roma e Fiorentina oscilantes; Juventus em busca de sua melhor forma
E por falar em consistência, isso é, justamente, o que falta para Roma e Fiorentina neste momento. Tratam-se de duas equipes que já mostraram qualidades interessantes na temporada, mas que simplesmente não conseguem manter o bom nível. Dessa forma, alternam bons jogos com atuações ruins. Isso impede uma maior progressão na tabela. A Roma, por exemplo, vem ‘exagerando’ nos tropeços.
O último, na derrota por 3 a 2 para o Venezia, é a prova de que a equipe vive uma montanha-russa. Após um bom começo de temporada com José Mourinho, a Loba se perdeu na disputa e, agora, é somente a sexta colocada. Logo atrás vem a Fiorentina, um time que tem aproveitamento exato de 50%. São seis vitórias e seis derrotas para a Viola em 12 rodadas. Ou seja, o time só ganha ou perde. Nada de empate!
Sem dúvida, houve evolução em Florença da temporada passada (brigando para não cair) para essa. Contudo, falta saber balancear as atuações. Pontinhos fora de casa contra grandes rivais sempre são bem-vindos para uma esquadra como a Fiorentina. Por fim, fechando o top 8, vemos a poderosa Juventus. Um time até aqui irregular na Serie A, mas que tenta se recuperar da forma que dá.
A vitória por 1 a 0 contra a Fiorentina foi chorada — e talvez nem merecida. Mas aconteceu. Os bianconeros precisam aproveitar a boa campanha na Champions até aqui para focarem na disputa nacional. Se as chances de título são muito distantes, é preciso seguir jogo a jogo. Obviamente, a oitava posição é um fiasco para a Juventus, que precisa buscar muito mais.
Mais três pontos da Juve ✅
Todos os dados e números, encabeçados por @Cuadrado, após a vitória da noite passada no #JuveFiorentina
— JuventusFC (@juventusfcpt) November 7, 2021
As surpresas POSITIVAS da Serie A
Para além dos oito primeiros colocados, vale a pena destacar outros dois times da Serie A neste primeiro terço de campeonato: o Bologna, em nono, e o Empoli, com a 11ª colocação. O Bologna, nem tanto por ser uma ‘surpresa’, mas por estar um pouco mais competitivo que na temporada passada. A equipe rossoblù ainda enfrenta problemas defensivos e algumas atuações apáticas. No entanto, consegue ter boa performance ofensiva, eventualmente incomodando rivais pesados. O time ainda é uma incógnita — tal qual a Fiorentina, por exemplo. Portanto, vale prestar atenção na evolução desta equipe ao longo da temporada.
Já o Empoli é um ‘destaque’ por motivo diferente. Recém-promovido da Serie B, o time da Toscana chegou a ser apontado por muitos como candidato ferrenho ao rebaixamento. Mas, até aqui, o Empoli vem mostrando ótima compostura, um sistema de jogo dinâmico e atuações corretas. Não à toa, o time já fez uma pequena gordura de pontos, com 16, na 11ª colocação. Diante de um campeonato tão equilibrado, principalmente lá atrás, cada pontinho é precioso para uma equipe com pretensões, digamos, modestas…
A supresas NEGATIVAS da Serie A
Na parte debaixo da tabela, estão alguns tradicionais times do futebol italiano. Para se limitar a falar de dois, Cagliari e Sampdoria são grandes decepções até aqui. O time da Sardenha não somente joga mal como é o LANTERNA, com apenas seis pontos. Uma equipe bagunçada, que já mudou de comando e simplesmente não consegue incomodar. seus oponentes A temporada passada, pelo visto, não ensinou nada ao Cagliari, sequer deixou algum legado. Novamente, o mote será lutar até o fim para não cair.
Já a Sampdoria vem de uma temporada sossegada, onde terminou na parte central da tabela. Esperava-se, agora, que o time evoluísse, buscando até quem sabe uma vaga em ligas europeias. Mas a campanha é pífia. Muitas derrotas em casa, em jogos que o time até competiu, lutou, mas apenas não soube se defender. A bola aérea defensiva da Samp é um desespero completo! Sendo assim, são muitos pontos perdidos e o sinal de alerta já ligado. O time de Gênova está na zona de rebaixamento, com apenas nove pontos conquistados. O rival Genoa, aliás, também não vive situação muito mais confortável, não…
Abaixo, veja a CLASSIFICAÇÃO COMPLETA da Serie A após 12 rodadas: