Ex-atacante Shevchenko assume comando do Genoa

Com apenas uma vitória na Serie A e lutando contra a zona do rebaixamento, o Genoa anunciou no último domingo (7) a contratação do técnico ucraniano Andriy Shevchenko, que substituirá na função o experiente Davide Ballardini.

A diretoria do rossoblù despediu Ballardini depois do empate em 2 a 2 contra o Empoli, no Estádio Carlo Castellani, pela 12ª rodada do Campeonato Italiano. Na 17ª colocação, o Genoa acumulou seu sexto empate na liga e chegou aos nove pontos, mesma quantidade que a rival Sampdoria, time que abre a zona da degola.

Essa foi a sexta passagem de Ballardini pelo Genoa, que não conseguiu repetir os mesmos bons resultados do final da temporada passada. Um dos fatos mais curiosos da carreira do treinador, é que ele não completa uma temporada inteira no comando de um clube há 14 anos, sempre assumindo uma equipe no meio da liga ou sendo demitido durante o campeonato.

A missão de tirar o Genoa do fundo do buraco foi dada ao ex-atacante Shevchenko, que comandará um clube pela primeira vez na carreira. Entre 2016 e agosto deste ano, o ex-artilheiro liderou a seleção da Ucrânia, tendo classificado o país para disputar a edição passada da Eurocopa. Em 52 jogos oficiais, a nação conquistou 25 vitórias, além de 13 empates e 14 derrotas.

Na Ucrânia, Shevchenko costumava escalar sua equipe no 4-3-3, mas também chegou a usar os esquemas táticos 3-4-1-2 e 3-5-2. A formação com três homens na defesa poderá se encaixar melhor no Genoa, pois Ballardini utilizou essa tática durante sua passagem pelo eneacampeão italiano.

O ex-centroavante do Milan assinou um contrato válido até junho de 2024 e foi o escolhido pelo fundo de investimentos 777 Partners, que adquiriu recentemente o Genoa, para liderar o novo projeto do clube rossoblù.

Um dos melhores e mais letais atacantes dos anos 1990 e 2000, Shevchenko pendurou as chuteiras em 2012, depois de uma passagem de muito sucesso pelo Milan, onde faturou cinto títulos, entre eles um Campeonato Italiano e uma Liga dos Campeões. O ex-atleta também é muito lembrado pelas suas grandes atuações no Dínamo de Kiev.