A 12ª rodada da Serie A foi inaugurada na última sexta-feira (5), com o duelo entre Empoli e Genoa, no Estádio Carlo Castellani. No entanto, a atração principal da jornada de jogos está marcada para domingo (7), quando Internazionale e Milan protagonizarão o famoso Derby della Madonnina, no San Siro, a partir das 16h45 (horário de Brasília).
Atual campeã italiana, a Inter de Milão é a terceira colocada da tabela, com 24 pontos, sete atrás do Milan, que vem fazendo uma boa temporada e divide a liderança do campeonato com o Napoli. Vale destacar que os comandados de Stefano Pioli ainda não foram derrotados na Serie A.
Antes do clássico, os dois times lombardos entraram em campo pela Liga dos Campeões. O Milan, mesmo atuando em casa, empatou com o Porto em 1 a 1 e continua sem vencer na principal competição de clubes da Europa. A Inter, por sua vez, foi até a Moldávia e derrotou o Sheriff Tiraspol pelo placar de três gols a um.
Voltando seus pensamentos para a liga italiana, o Milan passará no domingo por um dos seus testes mais importantes na atual edição da Serie A. Pioli, eleito o melhor técnico do mês de outubro do torneio, já vem preparando seu elenco para a batalha no San Siro.
O croata Ante Rebic, que se recupera de uma lesão, é uma das grandes dúvidas para o técnico de 56 anos de idade. Os jogadores Alessandro Florenzi e Pietro Pellegri, contudo, voltaram a trabalhar com o restante do elenco e podem ser chamados para o derby.
Sandro Tonali e Davide Calabria, que saíram com pequenos problemas físicos no jogo contra o Porto, estão bem e deverão marcar presença no clássico. O goleiro Mike Maignan (lesão), o lateral Theo Hernández (suspenso) e o brasileiro Junior Messias (lesão) desfalcarão o clube rossonero.
O francês Pierre Kalulu poderá ser o escolhido por Pioli para substituir o compatriota Hernández, que foi expulso na vitória diante da Roma, mas Ballo Touré também está de olho na vaga. O jogador de 21 anos disputou o segundo tempo da partida da Champions League ao entrar no lugar de Calabria.
Um dos pontos para se atentar na partida, é que o meio-campista Hakan Çalhanoglu disputará seu primeiro Derby della Madonnina desde que trocou de clube na última janela de transferências, quando deixou o Milan para assinar com a Inter.
É justamente no setor do meio de campo onde está a principal dúvida do técnico Simone Inzaghi, da Inter, mais precisamente no lado esquerdo. Apesar de Çalhanoglu ser o dono natural da posição, o bom momento do chileno Arturo Vidal pode colocar um ponto de interrogação na cabeça do ex-atacante da Lazio.
Quanto ao resto, a Internazionale não deverá ter muitas mudanças para o importante jogo, com Lautaro Martínez e Edin Dzeko no setor ofensivo, Samir Handanovic na meta e o trio defensivo formado por Milan Skriniar, Stefan De Vrij e Alessandro Bastoni.
Os nerazzurri venceram cinco das últimas seis edições do Derby della Madonnina na Serie A, tendo marcado 14 gols e tomado seis no período. Além disso, a Inter jogará o clássico com ao menos sete pontos atrás da maior rival, coisa que não acontecia desde 2016.
No total, Milan e Inter já se enfrentaram 174 vezes na principal divisão do Campeonato Italiano. Tirando os 55 empates entre ambos, os nerazzurri possuem vantagem no número de vitórias, já que soma 67 contra as 52 do rival.
Outros jogos:
O Napoli, que divide a liderança da Serie A com o Milan, entrará em campo no mesmo dia que o Derby della Madonnina. Os comandados de Luciano Spalletti, que golearam o Legia Varsóvia por 4 a 1 na Europa League, receberá o embalado Hellas Verona no Estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles.
Melhor defesa do campeonato, com apenas três gols tomados, o Napoli terá a dura missão de frear o impetuoso ataque do Verona, que é liderado pelo argentino Giovanni Simeone, autor de oito tentos.
No domingo, os dois clubes da capital italiana entrarão em campo. A Roma viajará até a romântica Veneza, no norte do país, para enfrentar o Venezia, no Estádio Pierluigi Penzo. A Lazio, por sua vez, receberá no Olímpico a vice-lanterna Salernitana, do francês Franck Ribéry.
Já no sábado (6), a Juventus tentará repetir os bons resultados conquistados na Liga dos Campeões contra a Fiorentina, em Turim. Sem vencer há três rodadas, a Velha Senhora terá a missão de somar três pontos e se recuperar no Campeonato Italiano.
Um pouco mais tarde, a Atalanta enfrentará o lanterna Cagliari, na Sardenha, para buscar se aproximar dos três primeiros colocados da tabela.
Entre outros jogos válidos pela 12ª rodada do campeonato estão: Spezia vs Torino, Sampdoria vs Bologna e Udinese vs Sassuolo.