Napoli leva susto mas goleia o Legia Warszawa pela Liga Europa

Em uma temporada tão pesada com jogos em várias cidades da Itália e em outros países europeus, ter um elenco com jogadores de confiança e qualificados fazem a diferença para um time que quer estar em condições de disputar todas as competições na temporada.

É impossível não dar créditos a Luciano Spalletti pelo grande momento em que o Napoli vive. A equipe contratou apenas dois jogadores (Anguissa e Juan Jesus) e manteve a base que terminou a última temporada na quinta colocação da Serie A.

Diante do Legia Warszawa, Spalletti não pode contar com Manolas, Mario Rui, Fabián Ruiz, Insigne e Osimhen, ou seja, quatro titulares.

Com os desfalques precisou mudar o clássico 4-3-3 para um 4-2-3-1, usando Juan Jesus que é zagueiro como lateral-esquerdo Demme e Anguissa como volantes, deixando a armação com Zielinski, Elmas e Lozano. Petagna ficou sozinho no ataque.

Primeiro tempo: gol rápido e pressão Partenopea

Era um jogo em que ambos os times necessitavam da vitória para seguirem vivos em busca da classificação para a próxima fase. A partida começou com o Legia indo ao ataque pressionando a saída de bola napolitana. Se Fabián Ruiz o meio-campo perdia qualidade e facilitava a troca de passes dos poloneses.

Aos dez minutos um lindo gol do Legia Warszawa. Em cobrança de lateral, no meio de quatro jogadores, Filip Mladenović conseguiu invadir a área e cruzou para Mahir Emreli botar no fundo das redes.

O gol mudou a partida, deixando-a sob o controle do Napoli, pois os donos da casa passaram a recuar e jogar na base dos contra-ataques. Para se ter uma ideia da imensa retranca polonesa, apenas no primeiro tempo o Napoli teve uma posse de bola de 69%, além de 12 finalizações e seis escanteios, todos insuficientes para que viesse o gol de empate.

Mesmo terminado os 45 minutos iniciais sem gols era questão de tempo para que o Napoli reagisse pois o Legia se mostrava confortável com a pequena vantagem e com a qualidade do time que tem a expectativa era de um segundo tempo intenso e com muitos gols.

Passeio napolitano no segundo tempo

Sabendo que o adversário não iria em busca do segundo gol, Spalletti adiantou sua linha de defesa para pressionar ainda mais a saída de bola do Legia. A intensidade deu certo e logo no comecinho, Zielinski sofreu pênalti de Josué, aos 50 minutos e ele mesmo bateu e converteu, empatando a partida. O gol premiou a melhor equipe do jogo e também o esforço dos jogadores em marcar enquanto os poloneses ficavam apenas na defensiva.

A partida ficou favorável aos Partenopei, passando a ter 70% de posse de bola e chegando ao gol de Miszta com muita facilidade. Mas a equipe exagerava nas finalizações erradas e o tempo passava e nada da virada.

As entradas de Lobotka e Politano nos lugares de Demme e Elmas trariam a qualidade necessária para os napolitanos vencerem a partida e assumissem a liderança do grupo.

Era uma triste noite para o brasileiro Josué, afinal o empate e a virada vieram graças as falhas do volante brasileiro. Aos 75, tentou tirar de bicicleta uma bola dentro da área, mas Politano ligeiramente se antecipou ao brasileiro e sofreu o pênalti. Sobrou para o maior artilheiro da história do Napoli marcar o gol da virada. O belga Mertens, bateu com cavadinha praticamente no meio do gol, tirando completamente o goleiro Miszta da foto.

Desnorteado, o Legia era nocauteado ataque após ataque dando sinais de que a goleada viria em breve. Sabendo da qualidade da sua equipe, Spalletti ordenava que a sua equipe trocasse passes mais com mais intensidade deixando a defesa polonesa perdida. E três minutos após a virada veio o terceiro gol depois de uma linda troca de passes entre Petagna e Lozano, com o gol sendo anotado pelo mexicano. Nos acréscimos, Ounas que havia entrado no lugar de Lozano fez uma pintura com direito a chapéu sobre o marcador do Legia.

A força do elenco napolitano

A vitória mesmo com tantos desfalques comprova a força do grupo Partenopei. A qualidade do treinador é inegável já que pegou o mesmo time que foi quinto colocado na Serie A em 2020/21 e semifinalista da Copa Italia e em pouco está invicto no campeonato nacional e agora lidera o grupo C da Liga Europa em um grupo difícil com adversários de países que exigem viagens desgastantes para um time do Sul italiano passa a ser muito difícil.

Com a polivalência de Juan Jesus que pode atuar como zagueiro e lateral-esquerdo, além da evolução de Elmas e Lozano o treinador passa a contar com boas opções em setores importantes para o sistema tático. Petagna fez uma boa partida e seu esforço é nítido. O atacante quer ganhar mais minutos em campo quando Osimhen não estiver disponível. Mertens, pouco a pouco vai recuperando seu vigor físico e pode ser fundamental em momentos difíceis nas partidas e por fim Demme voltando a ficar 100% fisicamente ao lado de Lobotka, Spalletti ganha peças de reposição para Anguissa que virou titular absoluto como primeiro volante do time.

Com muitos jogos pela frente é importantíssimo para o Napoli ter jogadores com qualidades e confiança o suficientes para ajudar o time nas três competições que tem nesta temporada (Serie A, Copa Itália e Liga Europa).

Agora é hora de virar a chave e enfrentar o Verona em casa, enquanto seu maior concorrente na liga italiana disputa o classico contra a Inter. Será uma rodada fundamental para o seguimento da temporada.

Standings provided by SofaScore LiveScore