Goleiros e ex-jogador Barbosa são destaques em exposição no Museu do Futebol

O Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, está de portas abertas ao público. No momento, uma exposição temporária em homenagem a goleiros e goleiras, com foco principal no ex-jogador Moacyr Barbosa (1921-2000), é um dos principais destaques do espaço.

Denominada “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, a mostra é um prato cheio para quem é apaixonado por futebol e admira a posição, que completou 150 anos e é considerada por muitos como a mais ingrata do esporte.

Além de murais recheados de informações e algumas aspas de grandes estrelas da função, os visitantes do museu podem tirar fotos em um painel que possui centenas de luvas. O público também tem à disposição uma vitrine com várias camisas usadas por goleiros, que vai de Gianluca Pagliuca e Gianluigi Buffon até Peter Schmeichel, Oliver Kahn e Rogério Ceni.

Em uma das partes mais interessantes da mostra, o visitante pode ter a experiência de se tornar um goleiro (a) por alguns minutos. Um gol de tamanho real foi colocado no lugar e um projetor com um telão transmite imagens para te induzir a fazer defesas em cobranças de falta e pênalti, bem como orientar seus defensores em uma jogada de escanteio.

Já em outro espaço, o público tem a oportunidade de soltar a voz, pois duas cabines com microfones foram disponibilizadas para o visitante fazer a narração de uma defesa. Ao abrir no celular o link gerado pelo QR code, é possível escolher narrar uma intervenção do Jefferson, da Bárbara ou do Dida.

Ídolo do Vasco e ex-goleiro da seleção brasileira, Barbosa é a grande estrela da exposição. Natural de Campinas (SP), o multicampeão ex-jogador completaria 100 anos de idade em 27 de março.

A mostra conta em detalhes a carreira e a trajetória de vida de um dos maiores goleiros dos anos 1940 e 1950. Apesar das grandes qualidades de Barbosa debaixo das traves e dos seus grandes feitos no esporte, o ex-jogador é muito lembrado por um dos gols que levou na final da Copa do Mundo de 1950, contra o Uruguai, marcado por Alcides Ghiggia (1926-2015).

Os conteúdos multimídias sobre Barbosa na exposição desfaz as injustiças contra o ex-goleiro, apontado por muitos como o grande vilão do “Maracanazo”. Detentor de mais de 10 títulos no Vasco e campeão sul-americano em 1949 pelo Brasil, o arqueiro superou o preconceito e outras adversidades para se tornar um dos maiores guarda-redes da história do país.

No final do passeio, o visitante tem a chance de visitar uma loja, que vende diversas camisas e outros artigos esportivos, como canecas, chaveiros e cachecóis. Praticamente anexado ao estabelecimento, se encontra um charmoso restaurante, onde o público pode tomar um café ou até mesmo comer um lanche.

Inaugurada em 19 de junho, a exposição “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa” ficará disponível ao público até o dia 21 de novembro. Vale destacar que o Estádio do Pacaembu é localizado na praça Charles Miller, em São Paulo.

 Serviço:

Funcionamento: De terça a domingo: 9h às 17h (permanência até 18h) / Toda primeira terça do mês, das 9h às 21h (entrada até 19h30).

Valores: R$ 20,00 Inteira | R$ 10,00 Meia | Crianças de até 7 anos de idade não pagam

Ingressos: Clique aqui para adquirir