Jogos nesta terça inauguram 4ª rodada da Champions League

O mês de novembro oferece suas boas-vindas da melhor maneira possível, com oito jogos no primeiro dia da quarta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. No total, 16 clubes vão entrar em campo nesta terça-feira (2), mas os destaques são os confrontos entre Bayern de Munique e Benfica, Dínamo de Kiev e Barcelona e, por fim, Atalanta e Manchester United.

Além deles, outro duelo que agitará a rodada da Champions League será Juventus e Zenit, em Turim, que ocorrerá em meio ao péssimo momento da Velha Senhora no Campeonato Italiano. Sevilla contra Lille protagonizarão uma batalha direta pela classificação para a próxima fase, já o Chelsea terá o lanterna Malmo pela frente.

Wolfsburg x Red Bull Salzburg – 14h45 (horário de Brasília)

Os alemães do Wolfsburg e os austríacos do Red Bul Salzburg vão abrir a série de jogos do primeiro dia da Liga dos Campeões. Com sete pontos conquistados e na liderança do grupo G, os Bullen precisam da vitória para ficarem ainda mais perto de avançar de fase, já os Lobos possuem somente dois pontos e querem manter viva as esperanças de classificação.

A partida acontecerá na Volkswagen Arena e em um momento alegre para o clube alemão, que encerrou um jejum de oito jogos sem vitória na rodada passada da Bundesliga. Além disso, esse será o segundo encontro do Wolfsburg contra o Salzburg em menos de um mês, tendo o time austríaco dominado o rival alviverde no primeiro turno da Champions League.

Líder isolado do Campeonato Austríaco, o Salzburg chega ao confronto com uma incrível marca de 28 jogos sem derrotas. O time comandado pelo jovem técnico alemão Matthias Jaissle sonha em bater o Wolfsburg para já colocar o pé direito na classificação para a próxima fase do torneio da Uefa.

Jogando em seus domínios pela Liga dos Campeões, o Wolfsburg perdeu somente um dos nove últimos encontros. Como visitante, o Salzburg já foi derrotado cinco vezes nos oito duelos mais recentes contra adversários alemães.

Malmo x Chelsea – 14h45 (horário de Brasília)

O Chelsea, atual líder da Premier League, visitará o Malmo, da Suécia, que foi goleado por 4 a 0 no Stamford Bridge, em Londres, no fechamento do primeiro turno da Champions League. Assim como no duelo anterior, os ingleses chegam como favoritos para a partida desta terça.

O hexacampeão inglês vive um momento muito bom na temporada, pois conquistou seis vitórias consecutivas, levando em consideração a classificação nos pênaltis na Copa da Liga Inglesa. Além dos 19 gols marcados no período, os comandados de Thomas Tuchel levaram somente dois tentos.

Os londrinos ocupam a segunda colocação da chave H, com seis pontos, atrás somente da Juventus, que tem nove. Uma vitória diante do Malmo ajudará o Chelsea a se consolidar entre as duas primeiras posições do grupo. O Malmo, por sua vez, está zerado na tabela e precisará de um milagre para avançar de fase na Champions League, mas o clube sueco ainda possui chances de ir para a Liga Europa.

Em sete jogos disputados contra rivais da Suécia, o Chelsea soma quatro vitórias e três empates. Além disso, no confronto direto entre os Blues e o Malmo, o clube escandinavo nunca derrotou os londrinos, tendo perdido todas as três batalhas em torneios internacionais.

Bayern de Munique x Benfica – 17h00 (horário de Brasília)

O Bayern de Munique se recuperou da inesperada goleada contra o Borussia M’Gladbach e mergulhará na Liga dos Campeões somente três dias depois de ter batido o Union Berlin por 5 a 2, pela Bundesliga. O rival será o perigoso Benfica, que não vive um bom momento na atual temporada.

Com 100% de aproveitamento e sem levar nenhum gol, os bávaros dominam o grupo E da competição e podem selar a classificação para a próxima fase se conseguirem derrotar o rival português. No primeiro turno, o Bayern goleou o Benfica, fora de casa, pelo placar de quatro gols a zero.

A goleada por 5 a 0 sofrida na Copa da Alemanha não desanimou os comandados de Julian Nagelsmann, que apenas tiveram uma sequência de três vitórias consecutivas quebrada. De acordo com o comandante, que se recuperou do novo coronavírus, ele deverá marcar presença no banco de reservas e contar com a volta de Leon Goretzka. Já Alphonso Davies e Lucas Hernández são dúvidas.

Os Encarnados viajam para a Alemanha com dois empates consecutivos na bagagem e querem surpreender o Bayern para seguir firme na luta pelas duas primeiras posições da chave. O Benfica tem quatro pontos e ocupa a vice-colocação, conseguindo estar na frente do Barcelona e do Dínamo de Kiev.

Bayern e Benfica se enfrentaram 11 vezes em competições internacionais, mas os portugueses nunca venceram os alemães. Os bávaros contabilizam oito resultados positivos e três empates, além de ter marcado um total de 30 gols, sendo uma média de 2,7 tentos por jogo.

Dínamo de Kiev x Barcelona – 17h00 (horário de Brasília)

Sem o técnico holandês Ronald Koeman, o Barcelona chegará de forma um pouco diferente para encarar o Dínamo de Kiev, da Ucrânia, pela Liga dos Campeões. Com somente três pontos conquistados, os catalães precisarão levantar a cabeça e passar por cima da ruim fase que atravessa.

A missão do Barça não será nada simples, pois o clube não vence há três jogos e vem sendo comandado interinamente por Sergi Barjuán. Além disso, os catalães entrarão em campo sem o atacante argentino Sergio Agüero, que ficará três meses afastado dos gramados em função de uma arritmia cardíaca.

O Barcelona também precisará lidar com as ausências de Martin Braithwaite e de Ronald Araújo, sem esquecer que Pedri, Frenkie De Jong, Sergi Roberto, Ansu Fati e Gerard Piqué são dúvidas. Com chances de classificação, o Barça precisa dos três pontos para seguir sonhando em avançar de fase.

Atuando em casa, o Dínamo de Kiev vai querer se vingar da derrota por 1 a 0 no Camp Nou, na Espanha, e conquistar sua primeira vitória na Liga dos Campeões. Além do forte adversário que enfrentará, os ucranianos também precisarão contornar os problemas de lesões, que já afetaram cinco jogadores, entre eles Vladyslav Supriaha.

Em 13 partidas disputadas contra o Barcelona, o Dínamo de Kiev venceu somente três, tendo sido a última no ano de 1997, quando derrotou os catalães por 4 a 0, pela Liga dos Campeões.

Atalanta x Manchester United – 17h00 (horário de Brasília)

Um dos jogos mais aguardados do primeiro dia da Champions League será entre Atalanta e Manchester United, no Gewiss Stadium, em Bérgamo. O encontro acontece pouco mais de uma semana depois do jogão protagonizado pelas duas equipes, que terminou 3 a 2 para os britânicos.

Com quatro pontos somados, os italianos estão em terceiro lugar no grupo F, atrás do líder Manchester, que tem seis, e do vice Villarreal, que possui a mesma pontuação da Dea. A vitória será importante para os comandados de Gian Piero Gasperini seguirem na luta por uma vaga nas oitavas de final.

Entre os 21 jogadores convocados pela Atalanta, é possível destacar a ausência do zagueiro ítalo-brasileiro Rafael Tolói, mas os bergamascos contam com o retorno do albanês Berat Djimsiti.

O United, por sua vez, viveu momentos de tensão, principalmente da goleada por 5 a 0 sofrida contra o Liverpool. Apesar de Ole Gunnar Solskjaer ter balançado no cargo, os Red Devils chegaram na Itália com uma boa vitória pelo placar de três gols a zero em cima do Tottenham.

Em Liga dos Campeões, a Atalanta venceu somente uma das cinco partidas disputadas contra rivais ingleses. O United, contudo, foi superado por italianos uma vez nos 11 duelos mais recentes na competição.

Villarreal x Young Boys – 17h00 (horário de Brasília)

Duas equipes que estão em jejum de vitórias, Villarreal e Young Boys se enfrentarão na Espanha em busca de se realinharem na atual temporada. Ambos os clubes possuem chances de classificação no grupo F, mas dependem de um resultado positivo nesta terça.

Os dois times se enfrentaram pela primeira vez na história no dia 20 de outubro e o Villarreal passou o caminhão em cima do Young Boys, tendo vencido por 4 a 1. A equipe suíça teve tempo de colocar a cabeça no lugar, mas as derrotas para Lugano e St. Gallen, pela liga local, deixaram um ar de desconfiança em Berna.

O Villarreal não consegue vencer uma partida desde o jogo contra o Young Boys, tendo registrado duas derrotas e um empate em seus três encontros mais recentes. A equipe liderada por Unai Emery é apenas 13ª colocada da La Liga.

Sevilla x Lille – 17h00 (horário de Brasília)

Times que vivem momentos opostos na temporada, Sevilla e Lille tentarão se consolidar no equilibrado grupo G da competição da Uefa. Além disso, ambos os clubes ainda buscam vencer pela primeira vez na Champions League.

O Sevilla está há cinco jogos sem perder e tentará aproveitar a boa fase para conquistar sua primeira vitória na chave G diante do Lille, que não sabe o que é vencer uma partida desde o dia 3 de outubro. Na França, o encontro entre as duas equipes terminou sem gols.

O duelo no Estádio Ramón Sánchez Pizjúan será o quinto na história entre Sevilla e Lille. Depois de perder os dois primeiros confrontos, os espanhóis venceram um e empataram o outro.

Juventus x Zenit – 17h00 (horário de Brasília)

Se as coisas não andam bem para a Juventus na Serie A, a situação do clube italiano na Liga dos Campeões é completamente o inverso, pois a Velha Senhora tem 100% de aproveitamento e lidera o grupo H, com direito a uma vitória em cima do Chelsea, atual líder da Premier League.

As derrotas contra Sassuolo e Hellas Verona deixaram o clima da Juve bem instável, tanto que o elenco do clube iniciou na última segunda-feira (1º) um regime de concentração em Turim, com o objetivo de retomar o bom futebol. Os bianconeri ocupam somente a nona colocação do Campeonato Italiano.

Em busca de reencontrar os bons resultados, a Juventus deverá começar a partida contra o Zenit, em Turim, tendo Federico Bernardeschi no ataque e Weston McKennie no setor de meio de campo. Os russos, no entanto, poderão não contar com o centroavante brasileiro Malcom e a ausência de Douglas Santos foi dada como certa pelo técnico Sergej Semak.

Em três confrontos contra o Zenit, a Juventus registra duas vitórias e um empate. No primeiro turno, em São Petersburgo, a Velha Senhora bateu o adversário pelo placar de 1 a 0.

SHARE