Porto goleia Boavista em dérbi local e assume liderança na Liga Portugal

Após eliminação na Taça de Portugal, no meio da semana, contra o Santa Clara a equipe do treinador Sérgio Conceição voltou a jogar bem e venceu o clássico contra o Boavista e assumiu a liderança da Liga Portugal.

Neste sábado (30), o FC Porto recebeu o Boavista no Estádio do Dragão em partida válida pela décima rodada da Liga Portugal Bwin. Os donos da casa venceram o jogo por 4×1 com boa atuação do atacante brasileiro Evanílson, de 22 anos, autor de dois gols na partida.

Com a derrota, o Boavista estacionou na oitava colocação e chegou a cinco jogos sem vencer incluindo a eliminação na Taça de Portugal contra o Rio Ave, atualmente na segunda divisão portuguesa.

A vitória dos donos da casa deixou o Porto na liderança do campeonato com 26 pontos empatado com o Sporting com a mesma pontuação porém com melhor saldo de gols pelo lado dos Dragões. Liderança esta que o Benfica deixou escapar após empatar, fora de casa, contra o Estoril que conseguiu o gol de empate nos acréscimos da segunda etapa.

Antes da bola rolar uma homenagem a Bernardo Tengarrinha que faleceu neste sábado vítima de um linfoma de Hodgkin, doença idêntica à leucemia, aos 32 anos. O ex-meio campista português atuou em diversos clubes incluindo Porto e Boavista.

O JOGO

No ínicio da primeira etapa, o camisa 7 do FC Porto, Luis Diaz, fez bonita jogada em velocidade tabelando com Evanílson e Otávio ao redor da grande área até encontrar espaço e chutar forte para a defesa parcial, porém suficiente, do goleiro iraniano Alireza Beiranvand, do Boavista, que afastou o perigo do primeiro gol.

O Porto abriu o placar ao 20′ da etapa inicial após troca de passes pela ponta direita, o lateral João Mário cruzou para Luis Diaz que desta vez não desperdiçou a oportunidade e de cabeça marcou o primeiro gol no Estádio do Dragão.

Após o primeiro gol, o Porto continuou na pressão contudo foi o Boavista que chegou ao empate após saída de jogo errado dos tripeiros, a bola chegou aos pés de Yanis Hamache e o francês acertou um chute fora de área no canto esquerdo do goleiro Diogo Costa, do Porto, marcando um lindo gol de empate no dérbi aos 30′.

O Porto teve maior posse de bola e maior efetividade contudo o Boavista assustou novamente aos 36′ e quase virou o jogo após um rápido contra-ataque que fez a bola chegar aos pés do croata Peter Musa que recebeu na velocidade e viu Diogo Costa salvar o Porto da virada com um desvio do goleiro com os pés.

Mas o desempate do FC Porto chegou ainda na primeira, aos 40′ Luis Diaz deu uma assistência para o brasileiro Evanílson que ganhou na velocidade da defesa do Boavistão e com pé trocado bateu de direita na bola no canto direito do goleiro iraniano Beiranvand fazendo 2×1.

Na volta do intervalo, os donos da casa continuaram a desfilar seu futebol veloz e logo aos 46′ Mehdi Taremi deu um passe em profundidade para Evanílson que novamente ganhou na velocidade da zaga do Boavista e chegou a tempo de fuzilar a bola no canto esquerdo de Beiranvand fazendo 3×1 para os portistas.

Após o mais um gol de Evanílson para o Porto, o treinador do Boavista fez algumas alterações na equipe para evitar o alto volume de jogo do adversário e até conseguiu impedir o avanço portista contudo nos acréscimo Namaso, substituto de Evanílson, castigou novamente o Boavista desta vez com um gol de letra dentro da pequena área aos 96′ decretando a goleada do Porto no Dérbi da cidade contra o Boavista.

Após a derrota no dérbi, o Boavista receberá o Famalicão, no Estádio do Bessa Século XXI, no próximo dia 5 de novembro. Enquanto que o Porto terá uma pedreira contra o AC Milan pela UEFA Champions League, no estádio San Siro, na próxima quarta-feira (3), com cobertura in loco do MondoSportivo.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

SHARE