Quando pensamos em campeonato italiano logo vem a mente times como Juventus e Inter, campeões nas últimas edições e clubes mais ricos do país. Porém, assim como nos anos 80 para 90, duas equipes tradicionais voltaram a disparar em rivalidade e invencibilidade.
Hoje, sem dúvidas, Napoli e Milan são os dois grandes protagonistas da Serie A italiana. Equipes com bons times e que fazem valer a força do mando de campo. Em dez rodadas de campeonato, ambos estão invictos, vencendo nove partidas e empatando uma, números incríveis para dois times que começaram a temporada buscando evoluir suas equipes que fizeram boas épocas em 2020/21.
Se na terça o Milan sofreu para vencer o Torino, hoje vimos um Napoli dominante e fazendo valer o apoio da sua imensa torcida, vencendo o Bologna por 3 a 0.
⏱ 90 | FULL TIME! 💪#NapoliBologna 3-0
💙 #ForzaNapoliSempre pic.twitter.com/cViF4CPjLJ
— Official SSC Napoli (@en_sscnapoli) October 28, 2021
Primeiro tempo dominador
A diferença técnica dos clubes era gigantesca, sendo um disposto a conquistar apenas um ponto enquanto o outro sabendo da sua superioridade fez valer a qualidade do time que possuí.
Para se ter uma ideia, nos primeiros 45 minutos, não tivemos uma finalização dos visitantes ao gol de Ospina, com raros momentos em que o Napoli precisou se defender na primeira etapa.
Os 58% de posse de bola foram bem utilizados alinhadas às nove finalizações que teve e os dois gols marcados e que definiriam a vitória Partenopea.
No primeiro, aos 18 minutos, sete jogadores pressionaram os defensores do Bologna, Elmas roubou e bola e tocou para Fabián Ruiz que ajeitou e bateu colocado no ângulo, um golaço.
O gol trouxe toda a tranquilidade necessária para que a goleada fosse construída pouco a pouco. Com o adversário acuado, sobraram espaços para jogadores como Insigne, Ruiz e Lozano realizarem jogadas de efeito. Totalmente defensivo, os visitantes chamaram os napolitanos e as perigosas bolas aéreas para Victor Osimhen, que aos 40 minutos, conseguiu um pênalti ao disputar a bola com Medel, que de forma infantil afastou com a mão, tendo a intervenção do VAR para marcar o pênalti.
Com a confiança de volta aos trilhos, Insigne bateu no canto do goleiro e converteu seu primeiro pênalti após ter perdido os dois últimos. A vitória já estava consolidada, restando apenas pressionar mais o Bologna e marcar mais gols.
Napoli joga o melhor futebol na Itália
Muitos times quando estão vencendo, passam a trocar passes e dar um chute aqui e outro ali no gol. Mas quando vemos o Napoli em campo, sempre teremos um time ofensivo e que busca o gol a todo instante.
Luciano Spalletti é um treinador conhecido por montar times ofensivos, foi assim com a Roma e depois com o Zenit, times em que conquistou títulos. Com jogadores ofensivos como Osimhen, Insigne, Lozano, Politano, Ruiz, Zielinski entre outros, consegue montar um time com futebol vistoso.
Do começo ao fim do segundo tempo, só deu Napoli, com posse de bola superior aos 70% em boa parte da partida, fazendo com que a torcida ficasse de pé durante todo o tempo. Aos 62 minutos, outro pênalti e novamente em cima de Osimhen. Lorenzo Insigne, marcou seu segundo gol na partida ao bater bem o pênalti, anotando seu 114° gol com a camisa do Napoli, ficando a um de igualar o lendário Diego Armando Maradona, uma marca importante para o ídolo napolitano.
O gol nocauteou totalmente o adversário que ficou entregue na partida apenas assistindo os mandantes jogarem. Após o terceiro tento, vimos uma chuva de finalizações no gol, com direito a bola na trave de Anguissa.
Para se ter uma ideia do domínio Partenopei, somente aos 84 minutos tivemos a primeira finalização do Bologna no gol em toda a partida.
A partida terminou praticamente antes dos 90 minutos, sem nenhum minuto sequer de acréscimo, garantindo novamente a liderança do Napoli na Serie A.
Se o Milan vence com o coração, vemos o Napoli ganhar com espetáculo, enchendo os olhos do torcedor que passa a acreditar ainda mais no time.
São apenas dez rodadas mas podemos pouco a pouco confirmar que Napoli e Milan são claramente os favoritos ao título. Tudo pode mudar nas próximas rodadas, mas até aqui são disparadamente os melhores times da Serie A.
Os próximos dois jogos na liga podem ser fundamentais para que o Napoli possa disparar na competição. No domingo, joga o clássico da Campanha contra a Salernitana, enquanto o Milan viaja para a capital onde enfrenta a Roma. Na sequência os napolitanos recebem o Verona enquanto os Rossoneri fazem o Derby contra a Inter de Milão.
São duas rodadas em que é totalmente possível que os jogadores de Spalletti conquistem os 6 pontos possíveis e que o Milan perca seus jogos já que são adversários muito difíceis e dois clássicos em que é difícil apontar um favorito.
Até o final do primeiro turno, muita coisa pode acontecer mas as chances do torcedor napolitano ver seu time vencer novamente o Scudetto crescem rodada a rodada.