Milan vence Torino com drama no fim e se torna líder provisório da Serie A

Não foi com brilho, mas bastou! Longe de sua melhor atuação, o Milan conseguiu arrancar a vitória diante de um valente Torino, por 1 a 0, no Estádio San Siro. Dessa forma, os rossoneri ultrapassam o Napoli, ainda que provisoriamente, e se isolam na liderança da Serie A, com 28 pontos em dez rodadas. Olivier Giroud, aos 14 minutos, do primeiro tempo, foi o autor do ‘gol salvador’ em Milão.

Pouca criação do Milan

Em um dia pouco inspirado por parte do Milan, o que se viu foi a equipe do Torino com mais posse de bola, mais passes completados e um número maior de tiros a gol. Todas essas estatísticas, porém, foram potencializadas pelo gol logo cedo encontrado por Giroud. Até a marca dos 14 minutos, o Milan sequer havia assustado o goleiro Milinkovic-Savic.

No entanto, em uma cobrança de escanteio feita por Tonali, do lado direito, o gol do time da casa saiu. Krunic, desviou no primeiro pau e, então, Giroud – com muito oportunismo – completou com o pé esquerdo para as redes. Este foi o quarto tento do francês em seis partidas pela atual edição da Serie A. Curiosamente, todos os gols do camisa 9 saíram diante de sua torcida, no San Siro.

Era de se imaginar que, após abrir o placar, o Milan seguisse em busca de uma vantagem maior. Contudo, não foi o que aconteceu. Com atuação discreta, a equipe da casa optou por administrar a vitória, de maneira até perigosa em alguns momentos. O Torino, aos poucos, ganhou moral no jogo e passou a atacar.

Fim com contornos de drama

O tempo correu, e o panorama da partida se manteve o mesmo. Já na parte final do duelo, uma sucessão de lances periogosos acometeu a área do Milan. Primeiro, Praet acertou o travessão, após tiro que desviou em Tomori. Antes, o mesmo Praet já havia parado em boa intervenção do goleiro Tatarusanu.

O arqueiro ainda apareceu de novo, já nos acréscimos, espalmando um cruzamento perigoso de Pobega. Praticamente no último lance do jogo, já com o goleirão na área de ataque, o Torino teve sua chance derradeira. Escanteio cobrado, justamente, na cabeça do goleiro Milinkovic-Savic, que desviou para o meio da área. Antonio Sanabria aparecia por ali com chances de colocar a bola para o gol, mas acabou sendo travado por Kjaer. A jogada da partida!

Depois, restou ouvir o apito final dado pelo juiz. Vitória sofrida, porém essencial. Nem sempre o Milan terá um nível de desempenho de jogo extremamente elevado. Ainda assim, conseguir vencer apesar das adversidades passa uma mensagem forte ao Napoli, grande rival, neste momento, na Serie A. O tirunfo demonstra que os rossoneri estão fortes na luta pelo título.

Agora, são nove vitórias em dez rodadas, sendo cinco delas em casa. Definitivamente, o Milan é, hoje, uma equipe muito mais confiável em seus domínios. De costume, a equipe sempre abre o placar cedo e, a partir daí, comanda as ações. Nesta terça, o roteiro fugiu um pouco deste padrão, mas ainda assim foi encerrado da mesma maneira que nas rodadas anteriores. Com vitória.

Resta ao Milan secar o Napoli

O Milan é um time com histórias diferentes nesta temporada. Muito mal na Champions League (três derrotas em três jogos), mas com caminhada consistente na Serie A. De certa forma, tal desempenho lembra um pouco o da Inter na temporada passada. Assim como o rival, os nerazzurri também sofreram no torneio europeu, mas conseguiram o título italiano no fim das contas.

Nesta temporada, o Milan se apresenta como o time mais confiável na parte de cima da tabela, junto do Napoli. A diferença entre ambos fica, apenas, no quesito defensivo. Os napolitanos, até aqui, vem fazendo um trabalho melhor na retaguarda, com apenas três gols sofridos – contra nove do Milan.

De qualquer forma, esta luta promete. Trata-se, portanto, de uma maratona, e nos resta observar quem vai aguentar mais tempo invicto ou, até mesmo, sem sequer tropeçar. Enquanto Milan e Napoli vão dando sinais de força, o restante da liga vai ficando para trás. Até mesmo a Inter, com 17 pontos (11 a menos que o arquirrival) e a Juventus, que tenta se recuperar, não podem ser colocados na mesma prateleira da dupla de líderes, neste momento.

Ou seja, o panorama atual nos indica dois candidatos ao Scudetto: Milan e Napoli. Veremos, agora, a resposta do time do sul da Itália na quinta-feira. No complemeno desta 10ª rodada, a equipe enfrenta o Bologna, em casa, recisando vencer para retomar a liderança do calcio. Será que vai dar?

Mais jogos desta terça-feira

Além de Milan e Torino, outros dois duelos marcaram esta terça no Campeonato Italiano. Em Veneza, a Salernitana conseguiu um belo resultado no finalzinho. Com gols de Bonazzoli e Schiavone, a recém promovida à Série A bateu o Venezia, de virada, por 2 a 1. Dessa forma, o time chegou aos sete pontos, deixando ou a lanterna da competição para o Cagliari. Foi, também, o primeiro triunfo da Salernitana longe de seus domínios nesta edição do torneio nacional.

Spezia e Genoa ficaram no empate por 1 a 1. Mas, assim como na partida entre Venezia e Salernitana, um gol no fim determinou o resultado. Isso porque Criscito, de pênalti, empatou para o Genoa já aos 41 minutos da segunda etapa. Antes, o goleiro Sirigu, contra, havia colocado o Spezia em vantagem. Trata-se, porém, de um resultado ruim para ambos. Spezia e Genoa são, respectivamente, 17ºe 18º na Serie A.

Standings provided by SofaScore LiveScore