O Flamengo precisa do apoio da Nação

O momento no Flamengo é delicado, com muitos questionamentos, mas o foco precisa ser no jogo da volta da semifinal da Copa do Brasil, quarta-feira, diante do Athletico. Ninguém está aqui sugerindo que os problemas sejam ignorados, fingindo que nada está acontecendo. Não é sobre passar pano, mas sobre escalonar as prioridades. E agora é hora de garantir mais uma final para o Rubro-Negro.

Está em jogo uma vaga na final da Copa do Brasil. Mais uma decisão para o Flamengo na temporada. O objetivo nas quatro linhas não pode ser preterido pelos bastidores de crise que tomaram conta do Clube nas últimas semanas. Pelo menos até o fim do jogo de quarta-feira, no Maracanã. Pelo bem do Flamengo e felicidade de seu torcedor.

O time caiu drasticamente de rendimento, é bem verdade. A equipe de Renato Gaúcho demonstra declínio técnico, mas principalmente tático, em que pese os seguidos desfalques.

A lesão de Pedro precisa ser explicada, pelo bem do próprio Flamengo. É fundamental um pronunciamento do Departamento Médico para esclarecer o que, no momento, sem informações oficiais, parece tratar-se de um vacilo da pasta. Vir a público e ser transparente é demonstrar respeito com o torcedor.

A chance cada vez mais distante do título brasileiro também precisa entrar em pauta. Mesmo com desfalques em profusão, o Flamengo de Renato Gaúcho não parece ter dado a devida importância à competição nacional. Com um elenco muito acima da média e perfeitamente capaz de brigar em três frentes, me parece razoável a insatisfação da torcida ao ver a chance do eneacampeonato brasileiro ficar cada vez mais distante.

Outro ponto importante e que vale uma reflexão do Clube é sobre o preço dos ingressos. Nesse momento, onde a torcida pode ser o diferencial entre uma vaga ou não na final, ingressos com preços mais acessíveis seriam uma “tacada de mestre”. O ganho agora deveria ser esportivo.

Fiz questão de elencar os problemas que assombram o Flamengo, sem deixar dúvidas de que o momento requer atenção e um maior tato no gerenciamento das crises, mas nada pode ser mais importante que o apoio irrestrito no Maracanã contra o Athletico.

Até lá, está em jogo uma vaga na final, não importa o que venha a reboque. Tudo ao seu tempo. O Flamengo precisa de sua torcida e a Nação sabe como ninguém empurrar o time rumo às vitórias. Nos acostumamos a apreciar essa equipe em campo. Pois chegou a hora de relembrar como é carregá-la nas costas. É hora de fazer a diferença mais uma vez.

Eu sou Flamengo nos dias bons, mas principalmente nos dias ruins.

SHARE