Diversos ex-jogadores bem conhecidos do futebol italiano concluíram com sucesso o curso Uefa A de treinador. A Federação Italiana de Futebol (Figc) informou que o ex-atacante Alessandro Del Piero e o ex-meio-campista Daniele De Rossi receberam as notas mais altas.
Os ex-atletas iniciaram o curso em meados de dezembro e todo o processo aconteceu de forma online em virtude da pandemia do novo coronavírus.
“Depois das 210 horas de treinamento do programa educacional, os alunos fizeram os exames finais do curso em Coverciano. Diante dos votos obtidos, as melhores notas do curso foram de Daniele De Rossi e de Alessandro Del Piero“, informou a Figc em um comunicado.
De Rossi, de 38 anos, era integrante da comissão técnica da seleção da Itália, campeã da edição mais recente da Eurocopa, mas deixou o cargo para iniciar sua trajetória como treinador. Del Piero, por sua vez, se aposentou em 2014, mas nunca trabalhou como técnico.
Com o curso concluído, todos os participantes possuem sinal verde para treinar equipes juvenis, femininas e até da Serie C do Campeonato Italiano. A qualificação, que é a segunda mais alta concedida pela Uefa, também permite que os ex-jogadores sejam auxiliares de clubes da Serie B e da Serie A.
Lista dos ex-jogadores que receberam o diploma: Ignazio Abate (ex-Milan), Gianluca Curci (ex-Roma), Alessandro Del Piero (ex-Juventus), Daniele De Rossi (ex-Roma), Daniele Gastaldello (ex-Sampdoria), Massimo Maccarone (ex-Empoli), Alessandro Matri (ex-Milan e Juventus), Riccardo Montolivo (ex-Milan), Marcelo Otero (ex-Vicenza), Giampaolo Pazzini(ex-Milan), David Pizarro (ex-Roma), Stefano Torrisi (ex-Bologna) e Christian Vieri (ex-Inter).
Ufficializzati i nuovi #allenatori UEFA A che hanno superato gli esami finali del corso di #Coverciano.
De #DeRossi a #DelPiero, tra i neoabilitati sono molti i nomi noti del #calcioitaliano.
Per i dettagli: https://t.co/xZZaZLHloL pic.twitter.com/199gjK4261— FIGC (@FIGC) October 22, 2021