Manchester United vs Liverpool: o grande duelo da nona rodada da Premier League

Nesta sexta-feira (22) será dada a largada para a nona rodada da Premier League. Arsenal e Aston Villa farão o duelo de abertura isolado entre duas equipes que estão na metade da tabela ainda buscando alguma regularidade. 

No sábado, o líder, Chelsea, receberá o lanterna, Norwich City, e tem de tudo para se manter na ponta da tabela por mais um final de semana. E, mais tarde, a boa surpresa do campeonato até aqui, Brighton, jogará em casa contra o terceiro colocado, Manchester City, podendo até ultrapassar o rival direto em caso de vitória.

Já no domingo, West Ham e Tottenham abrirão o dia com um ótimo clássico londrino entre dos adversários brigando por vagas em competições europeias. Mais tarde, às 12h30, Manchester United e Liverpool protagonizarão o principal confronto da rodada. O clássico não é só o clássico mais aguardado desta rodada, como um dos principais de todo o país.

 

Confira o resumo sobre os principais confrontos desta rodada da PL:

 

ARSENAL vs ASTON VILLA – 22/10 às 16h

O confronto de meio de tabela vai botar frente a frente dois times que estão buscando reencontrar o caminho das vitórias. Tanto Arsenal, quanto Aston Villa, não vencem há duas rodadas e tem a oportunidade perfeita para fazê-lo nesta ocasião diante de um adversário direto na classificação.

Os Villans guardam uma estatística curiosa e negativa quando jogam na sexta-feira. Dos doze times que jogaram ao menos dez vezes nesse dia pela Premier League, eles são o terceiro com pior taxa de vitória; apenas duas em dez ocasiões. Além disso, nunca venceram na sexta-feira quando jogaram fora de casa.

Do lado dos Gunners, a boa fase de Aubameyang pode ser o principal fator para eles se apoiarem. Marcou em todos os seus últimos três jogos e atuando pelo Emirates Stadium, na Premier League, é o vice-artilheiro do estádio.

CHELSEA vs NORWICH CITY – 23/10 às 8h

O duelo entre líder e lanterna apresenta a maior disparidade entre as equipes nesta rodada. O Norwich, ainda não venceu, enquanto o Chelsea, só foi derrotado uma vez. 

Além do momento atual, o histórico joga a favor do time da casa também. Os Blues venceram dez dos últimos doze jogos de Premier League contra este adversário, sendo sua última derrota ainda no século passado, em 1994.

No entanto, também há preocupação para o time de Thomas Tuchel. Lukaku e Werner saíram lesionados no confronto contra o Malmo pela Champions League e provavelmente não estarão em campo. Ainda não foi divulgado oficialmente a gravidade de ambas as lesões, mas estima-se que o belga fique fora por aproximadamente quatro semanas.

 

BRIGHTON vs MANCHESTER CITY – 23/10 às 13h30

A boa surpresa da Premier League até aqui, Brighton, receberá os comandados de Pep Guardiola em seu primeiro grande teste da temporada. Anteriormente pegara o Arsenal, que é uma equipe do Big Six, mas passa por oscilações, agora, contra o terceiro colocado, testará seu bom início contra um dos melhores elencos do campeonato.

Apesar do bom começo, as ‘Gaivotas’ deram uma estagnada nas últimas rodadas e vêm de três empates seguidos. Por outro lado, o City vem de um baita resultado pela Champions (5-1 no Club Brugge).

No último confronto tivemos uma surpreendente vitória do Brighton, que saiu de um 0-2 para um 3-2. No entanto, o histórico do confronto nos mostra que esta última partida foi um ponto fora da curva. Com os três gols marcados neste último jogo, o time de Graham Potter superou o número de gols feitos contra este adversário nos últimos oito jogos (2). Além disso, o Manchester City nunca perdeu dois jogos consecutivos na liga contra o Brighton, sendo derrotado em apenas quatro dos últimos 22 jogos contra eles na PL.

 

WEST HAM vs TOTTENHAM – 24/10 às 10h

O clássico londrino da rodada será disputado no London Stadium e promete um grande equilíbrio. Com ambos muito próximos na tabela – Tottenham 5º e West Ham 7º – e brigando pela mesma coisa, o duelo local fica ainda mais apimentado e pode ser tratado como um jogo de “seis pontos”.

Ao falar de derby londrino, os torcedores do Tottenham não tem boas lembranças recentes, afinal, foi derrotado nos últimos quatro, inclusive um 3 a 1 desfavorável recentemente contra o Arsenal

Olhando pelo lado positivo, os Spurs confiam em Son para conquistar pontos mais uma vez. Seus gols (4) e assistência (1), renderam ao Tottenham oito pontos nesta Premier League; é o jogador que mais conquistou pontos para a sua equipe em toda a liga.

Por outro lado, os donos da casa tem Benrahma e Antonio, que criaram 17 chances um para o outro em toda a PL, tornando-se a melhor dupla da competição nesse quesito. 

 

MANCHESTER UNITED vs LIVERPOOL – 24/10 às 12h30

O grande duelo da rodada também pode ser considerado o grande duelo do país. Manchester United e Liverpool formam um dos maiores clássicos da Inglaterra e sempre proporcionam ótimos confrontos. 

No entanto, apesar de serem times igualmente grandes, o retrospecto do duelo tem sido desigual ultimamente. O United venceu apenas um dos seus últimos dez jogos na Premier League contra o Liverpool, e foi derrotado no mesmo Old Trafford por 4-2 na última temporada. Inclusive, caso os Reds vençam neste domingo, podem atingir duas vitórias seguidas no território adversário pela primeira vez desde 2002.

Saindo do histórico e olhando para a fase atual, também enxergamos o time de Klopp em um cenário favorável. É o vice-líder da PL, único time invicto na competição (sua invencibilidade somada já chega a 18 partidas) e vem de ótimos resultados na Champions League, liderando seu grupo por lá também. 

Para completar, a grande fase de Salah coroa o ótimo início de temporada do time. O egípcio é um dos melhores jogadores da atual temporada e no último jogo se tornou o primeiro jogador da história do Liverpool a marcar por nove jogos seguidos. É o atual artilheiro (7) da Premier League e o segundo colocado nas assistências (4).

No lado dos Red Devils, o ambiente não é dos melhores. Está em sexto lugar na PL e vem colecionando atuações questionáveis, tanto na liga, quanto na Champions. Solskjaer ainda está tentando achar sua melhor maneira de jogar de acordo com as novas peças. O onze inicial ainda não parece tão claro, apesar de ter peças bem estabelecidas, e o técnico parece cada vez mais pressionado enquanto tenta se encontrar. Um clássico como este pode ter duas reações opostas na torcida: em caso de derrota, as outras atuações ruins viram à tona e o ambiente ficará ainda mais desgastado; em caso de vitória, pode ser uma virada de chave na temporada e uma das melhores maneiras de voltar a ter o apoio total da torcida.

Confira abaixo os outros confrontos da 9ª rodada da PL:

 

  • Crystal Palace vs Newcastle United – 23/10 às 11h
  • Everton vs Watford – 23/10 às 11h
  • Leeds United vs Wolverhampton – 23/10 às 11h
  • Southampton vs Burnley – 23/10 às 11h
  • Brentford vs Leicester City – 24/10 às 10h

Classifiche fornite da SofaScore LiveScore