Uma terça-feira, simplesmente, ALUCINANTE no futebol europeu! Na abertura da 3ª rodada da fase de grupos da Champions League, não faltaram gols, polêmicas e, claro, excelentes jogos. Naquele que, talvez, fosse considerado o principal duelo de hoje, o Liverpool arrancou uma vitória importantíssima, por 3 a 2, contra o Atlético de Madrid. O placar final, porém, não ficou isento de controvérsias. Isso porque o time casa reclama da expulsão de Griezmann e de um pênalti não marcado na parte derradeira da partida.
Já em Paris, o PSG também venceu por 3 a 2, mas com mais drama. O time precisou de dois gols de Lionel Messi para virar o duelo, que chegou a ficar favorável para o RB Leipizig. Por outro lado, Manchester City e Real Madrid não economizaram nos gols. Ambos jogaram fora de casa e venceram com tranquilidade, por 5 a 1 e 5 a 0, respectivamente. Por fim, falando sobre os italianos, a grande decepção ficou por conta do Milan, que… perdeu de novo. Ou seja, a terceira derrota dos rossoneros em três jogos, dificultando demais a situação no grupo B da Champions. Já a Inter respirou: venceu a primeira e encostou nos líderes.
Quer saber mais detalhes desta terça agitada de Champions League? Acompanhe a seguir, aqui no MondoSportivo Brasil, um resumo recheado com os destaques deste início de 3ª rodada da maior competição de clubes do mundo.
⏰ RESULTS ⏰
🤤 35 goals, drama and comebacks!
🔥 Champions League football 🔥😎 Game of the day?#UCL
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) October 19, 2021
Show de Vini Jr. na goleada do Real
Jogando na Ucrânia, o Real Madrid precisava da vitória para se recuperar no grupo D, após ser surpreendido em casa pelo Sheriff, na última rodada. E o resultado veio com muita facilidade nesta terça. Diante de um Shakhtar Donetsk muito frágil defensivamente, o Real só penou um poquinho para marcar o primeiro: Serhiy Kryvtsov, de forma bizarra, colocou contra as próprias redes, na tentativa de cortar um lançamento para Benzema. Mas, depois disso, o placar foi construído de forma bem natural.
O Real emplacou um tento atrás do outro e venceu por 5 a 0. Vinicius Junior, nesse contexto, foi o grande destaque. O brasileiro marcou o segundo e o terceiro, ambos golaços, e ainda deu o passe para Rodrygo fazer o quarto. O ex-jogador do Santos, inclusive, chegou a sete gols em 19 jogos na UCL, com, ao menos, uma participação em gol a cada 70 minutos. Simplesmente impressionante! Já o Vini Jr. ficou com a nota 8,9 no site SofaScore em, possivelmente, sua melhor apresentação com a camisa merengue em Champions League.
Ainda no finalzinho, Karim Benzema – outro que jogou demais – foi premiado com seu golzinho, para fechar a conta. Agora, o Real empata em pontos com o Sheriff (6), na ponta do grupo D. Logo atrás, com quatro pontos, está a Internazionale, que desencantou no torneio e, enfim, venceu!
😍 @RodrygoGoes 🤜🤛 @vinijr 😍#UCL pic.twitter.com/ovmQsNtxWO
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) October 19, 2021
Inter espanta zebra e vence em Milão
Antes da temporada começar, o torcedor mais atento diria que este hoje desta terça, contra o Sherrif Tiraspol, da Moldávia, seria o mais tranquilo para a Inter em sua trajetória na Champions. No entanto, a campanha perfeita do adversário – com direito a vitória contra o Real Madrid no Santiago Bernabéu – mudou completamente este panorama. Ainda assim, a campeã italiana deu um jeito de conseguir os três pontos.
Edin Dzeko abriu o placar ainda na primeira etapa, mas o valente time visitante empatou, no início do tempo complementar, com Sébastien Thill. Contudo, a Inter conseguiu espantar a zebra e venceu por 3 a 1, com uma parte final de jogo bastante convincente. Arturo Vidal e Stefan De Vrij marcaram os gols do triunfo, que tranquiliza – ao menos, um pouco – a situação dos nerazzurri na competição. Agora, a Inter visita o Sheriff na próxima rodada, precisando vencer para ultrapassar o próprio rival. Com a confiança deste resultado positivo diante de um adversário direto, naturalmente, o time de Milão retoma o favoritismo para si em busca da classificação para as oitavas. É preciso, porém, cuidado com este traiçoeiro time da Moldávia, estreante no torneio, mas já com uma bela história escrita ao longo dessas três rodadas.
Milan em apuros no grupo B
Se a Inter venceu nesta terça e se reabilitou na disputa de uma vaga na próxima fase da UCL, o mesmo não pode ser dito do Milan, que perdeu de novo e se complicou ainda mais. Diante do Porto, em Portugal, os rossoneros acabaram derrotados por 1 a 0, com gol de Luis Díaz – e que deu o que falar. Os jogadores do Milan reclamaram muito de uma falta em cima de Bennacer, na jogada do gol. Entretanto, o juizão da partida validou o tento após checagem no VAR.
Ainda assim, a partida do Milan ficou muito abaixo das expectativas. Com apenas quatro finalizações a gol (contra VINTE do rival português) a equipe rossonera foi totalmente dominada e flertou com um gol sofrido a todo momento. De fato, uma distância enorme para o padrão apresentado até aqui no campeonato italiano. Por algum motivo, este time não consegue se encontrar no torneio continental, o que gerou um preço alto a ser pago. Sem nenhum ponto em três partidas, o Milan fica em uma posição dramática. A sorte, talvez, tenha sido o triunfo do Liverpool em cima do Atlético de Madrid, que brecou os espanhóis. Agora, tanto o Atleti, quanto o Porto tem quatro pontos.
Para o Milan, portanto, resta vencer tudo. Um empate, possivelmente, já elimina as chances da equipe em avançar de fase. No momento, até mesmo uma vaga na Europa League está dificultada. Certamente, não é o roteiro que o torcedor milanista aguardava para este retorno à Champions, após sete temporadas de ausência. No entanto, a realidade é essa e só resta continuar trabalhando. Contra o Porto, em casa, a primeira “final” do sete vezes campeão europeu. Só vencer interessa.
Liverpool vence Atlético (com polêmicas)
No Wanda Metropolitano, em Madrid, Atlético e Liverpool fizeram um baita jogaço – como já era esperado. O duelo ficou marcado por diferente “períodos” dentro dos 90 minutos. Muito mais ligados, os Reds entraram em campo em alta voltagem, pressionando e encurralando o time da casa. O resultado, então, foi um 0 a 2 relâmpago. Mohammed Salah, após jogadaça, bateu para o gol (com desvio) e inaugurou o marcador. Cinco minutos depois, aos 13, Naby Keita ampliou, com linda finalização de primeira.
Parecia que uma lavada estava a caminho nesta terça-feira. No entanto, o time de Simeone colocou a cabeça no lugar e, aos poucos entrou no jogo. Com 20 minutos, Antoine Griezmann desviou chute de Koke e descontou. O francês, que desperta um misto de amor e ódio do lado vermelho de Madrid, ainda empataria aos 34 minutos. O gol teve participação crucial de José Félix – e uma pequena falha de Van Dijk. Antes disso, Alisson evitou outro gol de Griezmann, cara a cara com o atacante. O goleiro brasileiro, inclusive, foi um dos grandes destaques da partida, com ótimas intervenções.
No segundo tempo, as grandes polêmicas do duelo. Griezmann, herói até então, se transformou em vilão: elevou demais a perna, acertou a cabeça de Roberto Firmino e foi expulso! Com um a menos, o Atlético até lutou, ofereceu perigo, mas acabou sucumbindo. Após um balão para a área, Hermoso acabou derrubando Diogo Jota. juiz assinalou pênalti, que Salah não desperdiçou. Contudo, pouco depois, um lance quase idêntico, do outro lado, gerou muita reclamação. Isso porque, após apontar a marca da cal, o juiz foi ao VAR e mudou de ideia, retirando o pênalti para o Atlético. Sendo assim, o placar se manteve favorável em 3 a 2 ao Liverpool, que segue 100% na Champions.
VITÓRIA DOS REDSSSSSS 🔴🔴🔴🔴 pic.twitter.com/DG6gZy3Rhe
— Liverpool FC Brasil (@LFCBrasil) October 19, 2021
Messi faz dois e PSG se salva em Paris
Não foi fácil, mas bastou. Com duas viradas de placar na partida, o PSG conseguiu vencer o RB Leipzig, em Paris, nesta terça de Champions. Sem Neymar em campo, mas com Mbappé e Messi, o time francês saiu na frente – justamente com o seu camisa 7. Kylian Mbappé recebeu lançamento e, em sua característica, carregou com velocidade, antes de bater com categoria no canto do goleiro.
O gol, porém, parece ter deixado o PSG um pouco relaxado no campo. A equipe, que já tem problemas defensivos latentes, voltou a se complicar. O gol do RB Leipzig foi maturando, até que saiu, com André Silva. No segundo tempo, Mukiele virou o duelo, calando a torcida no Parque dos Príncipes. Só que aí apareceu um tal de Lionel Messi. Até então discreto no jogo, o argentino fez dois em menos de dez minutos. Primeiro, aproveitamento rebote de seu próprio chute que pegou na trave e, depois, em cobrança de pênalti, com direito a uma cavadinha enjoada no meio da baliza.
Com o 3 a 2 na conta, o PSG ainda flertou com perigos lá atrás, mas conseguiu sustentar a vitória. Um triunfo importantíssimo, vale dizer, já que o Manchester City também venceu na rodada. Sendo assim, o Paris Saint-Germain se mantém em primeiro na chave, com sete pontos. No entanto, apesar da vitória, o time francês demostra que, coletivamente, ainda não está em seu nível máximo. Resta a dúvida de até onde esta equipe poderá chegar caso comece a atuar, de fato, com mais contundência.
🔚 Fim de papo!!!!!!!! Vira vira virou no Parc des Princes!!!!
⚽ @KMbappe ⚡
⚽⚽ Lionel Messi 🐐#ICICESTPARIS ❤💙#UCL | #PSGRBL 3⃣x2⃣ pic.twitter.com/tmJ99jHD0J— Paris Saint-Germain (@PSGbrasil) October 19, 2021
Manchester City amassa o Club Brugge na Bélgica
Após desempenhar um bom jogo contra o PSG e vener o RB Leipzig, na Alemanha, o organizado time do Club Brugge acabou fazendo uma má partida. Diante do Manchester City, os belgas não viram a cor da bola. Desde o início muito recuados, aceitaram de forma muito passiva a pressão dos comandados de Pep Guardiola, que tiveram tranquilidade para construir o placar de 5 a 1.
João Cancelo e Riyad Mahrez, de pênalti, marcaram ainda antes do intervalo. Walker e o jovem Cole Palmer ampliaram na segunda etapa, pouco antes de Vanaken descontar a favor dos mandantes. Só que Mahrez, novamente, teve tempo de deixar mais um, dando números finais ao jogo. Apesar do dia ruim, o Brugge segue sendo uma das sensações da Champions League. O time tem bons atributos e, com quatro pontos, ainda pode sonhar com uma classificação no grupo A, que conta com PSG e Manchester City. Difícil, mas não impossível. Já o City se mantém em segundo e, certamente, deve estar pensando no duelo de volta contra o Paris Saint-Germain que, talvez, sirva para definir a ordem de classificação na chave.
Ajax e Sporting também goleiam
Na Holanda, o Ajax surpreendeu, de certa forma, e passou por cima do Borussia Dortmund nesta terça. Reus (contra), Blind, Antony e Haller – o artilheiro da Champions – marcaram a favor da equipe de Amsterdã, que venceu por 4 a 0. A campanha é fantástica! Três vitórias, 11 gols marcados e somente um sofrido para o Ajax, que se isola na liderança do grupo C. Já o Borussia, apesar do revés, está em segundo.
No outro jogo do grupo, também nesta terça-feira, mais uma goleada. O Sporting foi até a Turquia enfrentar o Besiktas e aproveitou inúmeras falhas dos mandantes em cobranças de escanteio. Três dos quatro gols dos portugueses, na vitória por 4 a 1, saíram após uma jogada de tiro de canto. Com isso, o Sporting se mantém vivo na briga por uma vaga nas oitavas. Agora, a equipe de Lisboa tem três pontos. Já o Besiktas se mantém zerado na pontuação.
Todos os resultados desta terça na Champions League
-
Besiktas 1-4 Sporting
-
Club Brugge 1-5 Manchester City
-
Shakhtar Donetsk 0-5 Real Madrid
-
Paris Saint-Germain 3-2 RB Leipzig
-
Atlético de Madrid 2-3 Liverpool
-
Internazionale 3-1 Sheriff
-
Ajax 4-0 Borussia Dortmund
-
Porto 1-0 Milan