O futebol é um esporte em que talento e qualidade nem sempre são o suficiente para que um time e jogador vençam. É indiscutível a qualidade de Lorenzo Insigne, um dos melhores do mundo na última temporada, além de ser ídolo, capitão e principal jogador do Napoli.
Porém quando a confiança não é das melhores não adianta ter talento, qualidade e tudo mais, que a bola não vai entrar. E hoje infelizmente, Insigne perdeu um pênalti pela segunda partida seguida na Serie A (Fiorentina e Torino).
Primeiro tempo tenso e abaixo do esperado
A partida contra o Torino foi durissima para os napolitanos. Nas últimas rodadas, vimos um Napoli ofensivo, apertando a marcação e dominando os rivais. Porém contra o Toro, vimos um time sem forças para surpreender o adversário. Mesmo com a posse de bola, faltou brilho dos atacantes velozes. Insigne, bem marcado, não conseguia jogar uma boa partida e quando desperdiçou a penalidade máxima, aos 24 minutos, sumiu literalmente da partida.
É difícil para um craque como Insigne perder a confiança e isso aconteceu neste domingo. Erros de passes, dribles nos momentos errados, mas a liderança intacta. Mesmo não jogando bem, não deixou de incentivar o companheiros a superarem a boa defesa do Torino que formada por três zagueiros trouxeram dificuldades ao ataque Partenopei.
Para se ter uma ideia, apesar da posse de bola de 55% e sete finalizações, os 11 desarmes e 12 cortes mostram como defensivamente a equipe de Piemonte estava preparada para barrar o líder do campeonato.
Spalletti estava muito nervoso na beira do gramado, afinal seu time não estava bem e o estilo de jogo parecia manjado na partida de hoje. Troca rápida de passes eram bloqueadas e Osimhen bem marcado, dificultando a bolas enfiadas no meio da defesa.
Pressão do Torino, gol anulado e vitória sofrida
O segundo tempo começou péssimo para os donos da casa. Com o Torino, pressionando desde o começo, os Azurri ficaram acuados e precisaram usar o contra-ataque para levar perigo ao rival.
Aos 59 minutos, em bela cobrança de falta de Mário Rui, Giovanni Di Lorenzo abriu o placar. Mas para a tristeza da torcida napolitana o VAR anulou corretamente alegando que o lateral estava impedido.
Qual a posição do @sscnapoli_br na @SerieA, meu lateral? ☝️
💙 #ForzaNapoliSempre pic.twitter.com/Kd9hdnhfom
— SSC Napoli Oficial (@sscnapoli_br) October 17, 2021
Com um pênalti perdido e um gol anulado a confiança dos jogadores caiu drasticamente e os Granata aproveitaram para criar jogadas de gol. Em pouco tempo, foram duas chances claras de gol em que Ospina apareceu para salvar os donos da casa. Oportunidades assim são fundamentais para vencer um time tão competitivo como o Napoli.
Lozano entrou no lugar de Politano para botar fogo na partida. Em sua primeira oportunidade, meteu uma bola na trave, quase abrindo o placar. Pouco a pouco foi chegando ao gol do Torino e enfim aos 81 minutos, Elmas cruzou e Osimhen subiu lá em cima para cabecear no fundo das redes. O gol liquidou a partida e premiou a pressão que o Napoli fez no primeiro tempo e no começo da segunda etapa.
Com a vitória, o Napoli igualou a melhor sequência de vitórias na história da Serie A: oito vitórias nos primeiros oito jogos do campeonato de 2017/18. Além disso, é a única equipe das cinco maior ligas européias de 2021/22 a ter vencido todos os jogos disputados (8/8).
COMO NÃO AMAR ESTE HOMEM? 😍
💙 #ForzaNapoliSempre pic.twitter.com/aF8oXzbRHs
— SSC Napoli Oficial (@sscnapoli_br) October 17, 2021
Curiosidades
* Apenas Karim Benzema (sete) e Erling Haaland (seis) marcaram mais gols do que Victor Osimhen (cinco) entre setembro e outubro de 2021 nas cinco maiores ligas europeias.
*Desde que voltou à Série A na temporada 2007/08, o Napoli tem sido o time que mais perdeu pênaltis entre os maiores campeonatos europeus (35).
*Lorenzo Insigne é o jogador que mais desperdiçou penalidades (três) nesta temporada.
* Sexto pênalti perdido em 26 tentativas de Lorenzo Insigne na Serie A. Na atual temporada, em cinco pênaltis marcados, balançou a rede em apenas dois.
*O Torino não vence há 13 jogos consecutivos o Napoli na liga (4E, 9D). Apenas uma vez as Granata passaram tantos jogos sem vencer os Partenopei na liga italiana: 15 (10E, 5D) em dezembro de 1971.
O próximo duelo do Napoli na Serie A será o clássico contra a Roma, no domingo 24/10. Mas antes, enfrenta o Legia Warszawa, da Polônia, em casa pela Liga Europa na quinta-feira 21/10. Já o Toro recebe o Genoa, na sexta 22/10 e depois viaja a Milão para enfrentar o Milan numa terça-feira 26/10.