7ª rodada da Serie A: Gigantes vencem e chuva de gols agita o domingo

Fim de semana QUENTE no campeonato italiano! Antes da parada por conta da Data-FIFA, as equipes do calcio entraram em campo pela 7ª rodada da Serie A. E, após um sábado mais tímido em termos de gols, tivemos um domingo recheado de bolas na rede. No topo da tabela, os principais candidatos ao título fizeram, mais uma vez, suas partes. O Napoli, aliás, conseguiu uma bela virada para manter os 100% de aproveitamento. Logo atrás, Milan e Inter também venceram e seguem na cola do líder.

Já a Juventus triunfou no clássico de Turim. Com isso, somou três pontos pela terceira rodada consecutiva, dando sequência à recuperação no campeonato. Na parte debaixo da classificação, vitórias importantes de Bologna e Verona, além do primeiro triunfo da Salernitana nesta temporada. E aí, qual foi o principal momento do fim de semana no futebol italiano? O MondoSportivo Brasil escolheu alguns e resume o que de mais importante aconteceu nos campos por toda a Bota. Então, venha com a gente!

Napoli segue perfeito

No Stadio Artemio Franchi, em Florença, o Napoli não foi brilhante, mas arrancou uma vitória importantíssima, por 2 a 1, para suas pretensões no campeonato italiano. Novamente, jogando em casa contra um grande rival, a Fiorentina começou bem, competindo à altura. Inclusive, marcou primeiro, com o zagueiro argentino Lucas Martínez Quarta. No entanto, o defensor da Viola foi de herói a vilão.

Pouco tempo depois, Quarta fez pênalti claro em Osimhen. Lorenzo Insigne bateu e parou no goleiro Dragowski, que, inclusive, é o arqueiro que mais fez defesas de pênalti desde o início da temporada 2019-20 (com seis). Mas, para azar do polonês, o Napoli conseguiu seu gol no segundo rebote, com Lozano. Ainda assim, por conta de sua boa atuação, Dragowski teve a maior nota do jogo (7,6) de acordo com o site SofaScore. O problema para a Viola é que os visitantes conseguiram virar logo no início do segundo tempo.

O zagueiro Rrahmani, de cabeça, foi quem deu a vantagem aos líderes da Serie A. Depois, a Fiorentina teve poucas forças para buscar uma reação. O clima morno do jogo favoreceu o Napoli, que administrou mais essa vitória – a 7ª em sete rodadas. Para ler mais sobre esse bom duelo entre Fiorentina e Napoli, recomendamos que você clique aqui.

Inter e Milan fazem os deveres (fora de casa)

No sábado, a Inter conseguiu uma importante vitória (de virada) contra o Sassuolo. E, apesar da boa participação de Dzeko, que marcou um gol e sofreu o pênalti que deu origem ao segundo, o goleiro da Inter, Handanovic, foi o nome do jogo. Com sete defesas computadas, o esloveno pegou (quase tudo). Só não agarrou – por pouco – o pênalti batido por Domenico Berardi na primeira etapa. Ainda assim, a Inter encontrou forças para virar o duelo.

Contudo, não foi fácil. O empate veio aos 13 e a virada somente aos 33 do tempo complementar. O Sassuolo teve mais posse, finalizou mais e, certamente, merecia sorte melhor. Só que os nerazurri tem aquele “DNA de campeão”. Mesmo em um dia no qual as coisas não deram tão certo, o time beliscou a vitória por 2 a 1, mostrando que é candidato forte ao bicampeonato.

Já em Bérgamo, o placar de 3 a 2 a favor do Milan contra a Atalanta engana. A verdade é que a equipe visitante, mais uma vez, deu um show fora de casa. Logo aos 27 segundos, Calabria abriu o placar. Depois, aos 42 minutos, Tonali roubou a bola de Freuler e ampliou – numa falha terrível do meia atalantino. Na segunda etapa, Rafael Leão marcou o terceiro para tranquilizar ainda mais o Milan.

No fim, Zapata (de pênalti) e Pasalic descontaram para a Dea, mas o vencedor estava selado. O Milan venceu a sexta em sete jogos e, assim, segue na caça do Napoli. Mais uma partida cirúrgica dos rossoneros, que tiveram menos a bola, mas concluíram com precisão suas chances, diante de uma equipe que concede espaços. Enfim, o Milan demonstra que é uma equipe bem mais equilibrada que na temporada passada. Ao menos em âmbito nacional, as coisas vão caminhando de forma excelente até aqui.

Juve leva o clássico da 7ª rodada

No Derby della Mole, entre Torino e Juventus, melhor para os bianconeros, que arrancaram a vitória por 1 a 0, no finzinho, com belo gol de Locatelli – que marcou pelo segundo jogo consecutivo. Até então, o duelo era morno, com chances de lado à lado, mas com pouca efetividade. No fim, venceu a equipe que tentou um pouco mais, que pressionou pelo gol em mais circunstâncias, apesar da boa luta do Torino.

Embalada pela vitória no meio de semana contra o Chelsea na Champions League, a Juve segue seu caminho de recuperação na Itália. Com esta vitória na 7ª rodada, o time já pulou para 11 pontos, em sétimo lugar – lembrando que, algumas semanas atrás, a Vecchia Signora amargou um lugar na zona de rebaixamento. Enfim, as coisas vão se acertando em Turim. Com a derrota, o Torino aumenta o jejum sem vencer a rival para 15 jogos (desde 2015). O Toro é 11º colocado, com oito pontos.

Além da boa atuação de Locatelli, também vale registrar a estreia do brasileiro Kaio Jorge pela Juvetus. O jovem atacante atuou poucos minutos, é verdade, pois substituiu Chiesa já aos 44 do segundo tempo. Ainda assim, fica a expectativa pela evolução e conquista de mais minutos do ex-santista na futebol italiano.

Roma vence em casa

Após perder o clássico para a Lazio na última rodada, a Roma se recuperou com vitória por 2 a 0, no Stadio Olimpico, frente ao Empoli. Pellegrini marcou o primeiro, praticamente na primeira chegada da equipe da casa ao ataque. Até então, era o Empoli que assustava mais. O time da Toscana, que vinha de duas vitórias seguidas, vem se mostrando um adversário sempre bastante enjoado e que aparenta poder permanecer na elite do futebol italiano com conforto.

Entretanto, diante da Roma, não teve conversa. No segundo tempo, Mkhitaryan ampiou o marcador – e que poderia ter sido ainda maior. No fim, triunfo importante para as pretensões da equipe da capital no campeonato. A Roma segue no chamado G4, agora, com 15 pontos. O próximo duelo será importantíssimo, diante da Juventus, em Turim.

Empate maluco em Gênova

Em Gênova, Sampdoria e Udinese fizeram o jogo mais movimentado da 7ª rodada. O destaque ficou para Candreva que marou uma verdadeira obra de arte, com tiro de muito longe que entrou no ângulo. Este poderia ter sido o gol da vitória da Samp, que correu atrás e reverteu um 1-2 para 3-2. No entanto, os visitantes conseguiram o empate já nos dez minutos finais, aproveitando falha em escanteio – algo que se repetiu em dois gols. O placar final de 3 a 3 premia o bom futebol apresentado pelas duas equipes até aqui.

Certamente, ainda há muito o que se melhorar (principalmente em termos defensivos), mas a produção ofensiva de Sampdoria e Udinese, até aqui, já é superior que a da temporada passada. Os dois times sabem que, com ajustes, podem brigar para ficar, ao menos, na primeira metade da classificação.

Vitórias importantes

No domingo cheio de gols do campeonato italiano – foram 23 bolas na rede em seis jogos – duas goleadas chamaram a atenção logo pela manhã. Na Emília-Romanha, o Bologna apliou um sonoro 3 a 0 na Lazio, aliviando a pressão sob o treinador Sinisa Mihaijlovic e, de quebra, subindo posições importantes na tabela. Agora, o rossoblù ocupa a nona posição com 11 pontos. Musa Barrow, Theate e Hickey foram os autores dos gols da vitória da equipe da casa. No entanto, não foi só o Bologna que aplicou um chocolate na rodada.

Em Verona, os mandantes também se deram bem, dessa vez diante do Spezia. Simeone, Faraoni, Caprani e Bessa marcaram no triunfo por 4 a 0, o segundo da equipe na competição. Com isso, o Verona chegou aos oito pontos, na 12ª colocação. Chamam a atenção, porém, os 15 gols anotados até aqui – mesmo número de Milan e Lazio, por exemplo.

Curiosamente, em ambas as goleadas desta 7ª rodada, o time derrotado teve uma expulsão. Contudo, os cartões vermelhos foram aplicados quando os placares já estavam consolidados, o que demostra a superioridada de Bologna e Verona. A duple, de fato, fez por merecer os resultados positivos. Por fim, outro placar de destaque neste fim de semana ficou por conta da recém-promovida Salernitana que, enfim, venceu no torneio. Jogando em casa, a equipe bateu o Genoa pelo placar mínimo de 1 a 0, com gol de Milan Duric. A vitória não tirou o time de Salerno da zona de rebaixamento, mas já é um indicativo de que o clube poderá, sim, lutar pela permanência na Serie A da temporada que vem.

Resultados da 7ª rodada da Serie A

  • Cagliari 1-1 Venezia
  • Salernitana 1-0 Genoa
  • Torino 0-1 Juventus
  • Sassuolo 1-2 Inter
  • Bologna 3-0 Lazio
  • Verona 4-0 Spezia
  • Sampdoria 3-3 Udinese
  • Fiorentina 1-2 Napoli
  • Roma 2-0 Empoli
  • Atalanta 2-3 Milan

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore