Juve vs Chelsea e Benfica vs Barça serão alguns destaques do 2º dia da Champions

O segundo dia de jogos da Champions League vai agitar os gramados do continente europeu ao longo desta quarta-feira (29). Entre as principais equipes que irão entrar em campo estão Barcelona, Manchester United, Bayern de Munique, Juventus e Chelsea.

No geral, oito jogos serão realizados, mas o grande destaque vai para o duelo entre Juventus e o atual campeão Chelsea, em Turim, que começará a partir das 16h (horário de Brasília). Outro encontro que chama atenção é o do Barça, que ficará frente a frente com o Benfica, líder do Campeonato Português.

Confira todos os duelos do 2º dia da Champions League:

Atalanta x Young Boys, 13h45 (horário de Brasília)

Após o empate contra o Villarreal na primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, a Atalanta chega para o confronto diante do Young Boys, da Suíça, com uma série de quatro jogos sem perder. No entanto, a equipe de Gian Piero Gasperini ainda não engrenou na atual temporada.

Os bergamascos receberam uma ótima notícia do departamento médico na última terça-feira (27), já que o colombiano Luis Muriel se recuperou de uma lesão e poderá ficar ao menos no banco de reservas no duelo contra os suíços.

A Atalanta pegará pela primeira vez na história uma equipe da Suíça na Champions League e pretende registrar um bom resultado no Gewiss Stadium, em Bergamo. A última ocasião em que a Dea foi superada na fase de grupos do torneio continental foi em novembro de 2020, contra o Liverpool.

O multicampeão suíço surpreendeu na estreia da Liga dos Campeões ao derrotar o Manchester United pelo placar de dois gols a um. O Young Boys não sabe o que é perder há 10 partidas e vem de três goleadas nos cinco confrontos mais recentes. A única preocupação para o técnico David Wagner é o ponta Christian Fassnacht, que se machucou contra o St. Gallen, pela liga local.

Zenit x Malmo, 13h45 (horário de Brasília)

Duas equipes que perderam na rodada inaugural da chave H, Zenit e Malmo terão a oportunidade ideal para somar os primeiros três pontos na Liga dos Campeões.

O atual líder do Campeonato Russo deu muito trabalho ao Chelsea no Stamford Bridge, em Londres, mas agora será o favorito. A equipe do técnico Sergey Semak precisará do apurado faro de gols do seu trio ofensivo, que é formado por Malcom, Claudinho e Artem Dzyuba. O iraniano Sardar Azmoun aparece como um coringa para o decorrer do confronto.

Para conquistar os três pontos, os suecos precisarão mostrar um futebol melhor em comparação ao jogo diante da Juventus, quando foi derrotado sem grandes dificuldades por 3 a 0. O sérvio Veljko Birmancevic e o croata Antonio-Mirko Colak vão ser as principais referências do vice-líder da chamada “Allsvenskan“, a elite do futebol da Suécia.

A última vez em que times suecos e russos se enfrentaram em uma grande competição europeia foi em 2007, quando o Spartak Moscou eliminou o Häcken no primeiro turno da Copa da Uefa. Além disso, Zenit e Malmo não possuem um bom retrospecto na Champions.

De um lado, a equipe de São Petersburgo somou somente um pontinho nos sete duelos mais recentes válidos pela fase de grupos do torneio continental. Do outro, o maior campeão da história do Campeonato Sueco, com 21 títulos, perdeu 11 dos 13 jogos disputados na competição.

Bayern de Munique x Dínamo Kiev, 16h (horário de Brasília)

Duas enormes potências de seus respectivos países vão se encontrar na segunda rodada do grupo E da Liga dos Campeões. O poderoso Bayern de Munique, que venceu os últimos oitos confrontos, irá pegar o Dínamo Kiev, da Ucrânia, que empatou com o Benfica na estreia da competição.

A máquina alemã anotou 22 gols nas cinco partidas mais recentes e levou somente dois tentos neste período. Entre as vítimas do time bávaro estão Barcelona, RB Leipzig, Borussia Dortmund e Bochum, que levou sete do Bayern na quinta rodada da Bundesliga.

O romeno Mircea Lucescu, técnico do Dínamo Kiev, afirmou que sua equipe precisará fazer o “impossível” dentro do gramado para sair da Allianz Arena, em Munique, com um resultado positivo. Os alemães terão o polonês Robert Lewandowski comandando o elenco no setor ofensivo ao lado de Thomas Müller e Leroy Sané. O comandante Julian Nagelsmann, no entanto, só não poderá contar com Kingsley Coman e Corentin Tolisso, que estão machucados.

O Bayern enfrentou o Dínamo pela última vez na temporada 1999/2000, quando os bávaros ainda tinham em seu elenco os ex-jogadores Oliver Kahn, Lothar Matthäus e Paulo Sérgio. No histórico de confrontos há muito equilíbrio, já que os alemães venceram cinco vezes e os ucranianos quatro.

Benfica x Barcelona, 16h (horário de Brasília)

Tentando se virar sem o craque argentino Lionel Messi, o Barcelona terá pela frente o embalado Benfica, do técnico Jorge Jesus, que é o atual líder do Campeonato Português e não sabe o que é perder há 12 jogos, sem contar os amistosos de pré-temporada.

A goleada por 3 a 0 em cima do Levante na rodada passada da liga espanhola ajudou o Barça a maquiar os tropeços contra Bayern de Munique, Granada e Cadiz. Os catalães ocupam apenas a sexta colocação da La Liga, com 12 pontos, cinco atrás do líder Real Madrid.

O holandês Ronald Koeman terá diversos desfalques para o duelo contra o Benfica, como Sergio Agüero, Ousmane Dembélé, Jordi Alba e Martin Braithwaite. Em contrapartida, o comandante do Barcelona conta com os retornos de Pedri e Sergi Roberto.

Os portugueses, que empataram na rodada inaugural com o Dínamo Kiev, apostarão nos ótimos momentos vividos por Darwin Núñez e Roman Yaremchuk, autores de oito gols no Campeonato Português e artilheiros da equipe de Jorge Jesus.

Em sete confrontos entre os dois times, o Benfica venceu o Barcelona apenas uma vez e e isso aconteceu na edição de 1961 da Champions League. O clube da Catalunha, no entanto, registra três vitórias e outros três empates diante dos portugueses.

Manchester United x Villarreal, 16h (horário de Brasília)

Após ser surpreendido na primeira rodada pelo Young Boys, da Suíça, o Manchester United tentará se recuperar no grupo F da Champions League contra o Villarreal, no Old Trafford. A missão do clube britânico não será simples, já que precisará lidar com diversas ausências, principalmente no setor defensivo.

Ole Gunnar Solskjaer, que nunca fui unanimidade no comando do United, não contará com o lateral-direito Aaron Wan-Bissaka, expulso na estreia da competição continental. Além dele, o técnico norueguês também terá o zagueiro Harry Maguire e o lateral-esquerdo Luke Shaw como desfalques, embora esse último ficará ao menos no banco de reservas.

O remodelado Manchester United vai querer se vingar do vice-campeonato da edição passada da Liga Europa, quando o Villarreal derrotou os britânicos nos pênaltis. No Old Trafford, os Red Devils vão depender do astro português Cristiano Ronaldo para tentar conquistar os três primeiros pontos no torneio.

Um fato curioso deste confronto é que o Submarino Amarelo nunca perdeu no Old Trafford e vai querer manter esse registro nesta quarta. Além disso, todos os cinco jogos entre as duas equipes em competições continentais terminaram empatados, sendo que quatro deles foram 0 a 0.

Salzburg x Lille, 16h (horário de Brasília)

Pela primeira vez na história, Red Bull Salzburg e Lille ficarão frente a frente em duelo válido pela Liga dos Campeões. Os dois times empataram na rodada inaugural do torneio e sonham em ganhar a primeira na atual edição do mais importante torneio de clubes da Europa.

Atual campeão francês, o Lille não está muito bem na Ligue 1 e nem estreou da melhor maneira na Champions, com um empate sem gols diante do Wolfsburg. Por outro lado, o Salzburg lidera o Campeonato Austríaco com folga e não perde há 22 partidas, embora tenha empatado diante do Sevilla.

Na Red Bull Arena, o Salzburg terá o jovem alemão Karim-David Adeyemi, de 19 anos de idade, e que é uma das principais referências do clube na atual temporada. Os desempenhos do meio-campista estão chamando muita atenção, tanto que o Barcelona apareceu como um dos possíveis grandes interessados no atleta.

Em sua 40ª partida na Champions League, o Lille tentará quebrar uma sequência de apenas um resultado positivo nos últimos 14 jogos disputados na competição. Os torcedores do clube francês celebraram uma vitória da equipe na competição somente em novembro de 2012, quando venceu fora de casa o BATE Borisov.

Wolfsburg x Sevilla, 16h (horário de Brasília)

Pelo grupo G da Champions, Wolfsburg e Sevilla buscarão encerrar seus respectivos momentos ruins na temporada para dar mais tranquilidade aos seus torcedores. Nenhuma das duas equipes venceu na primeira rodada do torneio da Uefa, já que empataram com Lille e Red Bull Salzburg, respectivamente.

Jogando em casa, a equipe alviverde não vence há três jogos e chegará ao confronto depois de uma dura derrota por 3 a 1 para o Hoffenheim, pela sexta rodada da Bundesliga. Os espanhóis, no entanto, bateram o Espanyol na liga pelo placar de 2 a 0 e o resultado aumentou os ânimos do Sevilla.

Essa será a primeira vez na história que os dois times vão se enfrentar. A última ocasião que o Wolfsburg encarou um rival da Espanha foi na temporada 2015/16, quando os alemães precisaram jogar contra o Real Madrid.

O Sevilla, por sua vez, não venceu nenhuma das últimas seis partidas contra times da Alemanha em competições europeias. A vitória mais recente do clube espanhol foi em setembro de 2015, diante do Borussia M’Gladbach.

Juventus x Chelsea, 16h (horário de Brasília)

Um dos jogos mais aguardados do segundo dia da Liga dos Campeões será entre Juventus e Chelsea, no Allianz Stadium, em Turim. Os dois clubes venceram na primeira rodada, mas vivem momentos distintos em suas ligas.

A Velha Senhora iniciou a temporada de maneira bem conturbada e é apenas a 10ª colocada da Serie A do Campeonato Italiano, com oito pontos. A Juve venceu as duas últimas rodadas do torneio com muitas dificuldades e terá um enorme desafio pela frente diante dos Blues.

O técnico Massimiliano Allegri não poderá contar com Paulo Dybala e Álvaro Morata, que estão machucados. O meio-campista galês Aaron Ramsey se juntará aos dois centroavantes, embora o comandante italiano tenha recebido a notícia do retorno do francês Adrien Rabiot.

Em uma coletiva de imprensa, Allegri confirmou que o contestado Wojciech Szczesny voltará ao gol no lugar de Mattia Perin e que Manuel Locatelli, Alex Sandro e Danilo serão titulares.

O atual campeão da Champions League contará com o sempre perigoso Romelu Lukaku, que brilhou na edição passada da liga italiana pela Internazionale. O alemão Thomas Tuchel ainda conta com o meio-campista ítalo-brasileiro Jorginho, um velho conhecido de alguns jogadores da Juve.

Em quatro confrontos entre os dois times, Juventus e Chelsea somam somente uma vitória, além de dois empates. A Velha Senhora derrotou os londrinos na temporada 2012/13 da Champions League. Além disso, o time de Turim venceu 11 das suas últimas 12 partidas pela fase de grupos do torneio.