Segunda rodada da Champions League, dia 1
AJAX vs BESIKTAS – 28/09 às 13h45
Os donos da casa vêm para o jogo em uma ótima fase e o nível de confiança lá no alto. Seu sucesso local é inegável, vide sua invencibilidade e primeiro lugar isolado na Eredivisie. Além disso, na própria Champions League, aplicou um sonoro 5 a 1 fora de casa diante do Sporting, com direito a quatro gols de Haller.
Os gols são justamente o que mais chamam a atenção nessa equipe. Nos últimos seis jogos foram seis vitórias com 29 gols marcados e apenas um sofrido, justamente o citado no placar acima.
A grande fase atual se alia ao histórico desse confronto e constrói um favoritismo para os holandeses. Afinal, o Ajax venceu todos os quatro jogos mais recentes diante desse rival em competições europeias.
O Besiktas perdeu na estreia dentro de casa para a maior força do grupo, Borussia Dortmund, e, agora, terá outra árdua missão para tentar pontuar na Holanda contra um dos candidatos para avançar de fase.
SHAKHTAR DONETSK vs INTER DE MILÃO – 28/09 às 13h45
Shakhtar e Inter são rivais de longa data, visto que estiveram no mesmo grupo na Champions passada. No entanto, ambos naquela ocasião foram eliminados e agora buscam mudar a história.
Entretanto, ambos os times foram derrotados na estreia e vão batalhar entre si pela primeira vitória. Os ucranianos, surpreendentemente, perderam para a equipe estreante da competição, Sheriff; enquanto os italianos sofreram com o gol de Rodrygo nos minutos finais que deu os três pontos ao Real Madrid.
Além dos dois empates em 0 a 0 na última edição, Inter e Shakhtar já se enfrentaram outras três vezes por competições europeias, com duas vitórias para o time de Milão e outro empate. Ou seja, o time de Donetsk nunca venceu este adversário em tais cenários.
Atualmente podemos dizer que os dois times vivem bom momento. O Shakhtar é o segundo em sua liga e a Inter a terceira, e ambos estão invictos há três jogos.
REAL MADRID vs SHERIFF TIRASPOL – 28/09 às 16h
Os Galáticos vivem um ótimo momento e vão com tudo pra buscar sua segunda vitória nesta Champions em cima daquela que, teoricamente, seria a menor força do grupo. Todavia, a equipe da Moldávia já mostrou que merece respeito pois eliminou Estrela Vermelha e Dinamo Zagreb nos playoffs e bateu o Shakhtar na estreia por 2 a 0.
Ainda assim, o favorito para vencer é o Real Madrid. Invicto na temporada, o time de Ancelotti lidera a LaLiga e conta com um ótimo Benzema dividindo protagonismo com Vinicius Jr nesses primeiros jogos.
Tais peças ofensivas tentarão manter uma ótima estatística que a equipe tem jogando dentro de casa pela fase de grupos da Champions. Nos últimos 37 jogos nessa fase, ‘Los Blancos’ só deixaram de marcar gol em um jogo. No total foram 110 vezes balançando as redes neste período, com uma média de três por jogo. Além disso, o time tem uma porcentagem de 73% de vitórias jogando em seus domínios, maior índice da competição.
Outra marca para ficar de olho é: caso o Real vença, se tornará a primeira equipe na história da Champions League a atingir 100 vitórias.
⚽️🟢 Running towards the #UCL like… pic.twitter.com/O2XQSQ0xx7
— Real Madrid C.F. 🇬🇧🇺🇸 (@realmadriden) September 27, 2021
BORUSSIA DORTMUND vs SPORTING – 28/09 às 16h
O Dortmund é a maior força do grupo e, consequentemente, será favorito para vencer todos (ou quase todos) os jogos. Desta vez não é diferente, no entanto, o número de desfalques pode acabar equilibrando o confronto.
Seus principais jogadores, Haaland e Reus, se lesionaram na última semana, não jogaram no fim de semana e provavelmente não voltarão a tempo para o jogo de hoje. O retorno do alemão é mais possível do que do norueguês. Além deles, outros nomes como Hummels, Guerreiro e Witsel não treinaram ontem (27) e são dúvidas.
Os portugueses contam com esses desfalques para buscar sua recuperação após ter sido goleado na primeira rodada. Vale lembrar que o Sporting jamais perdeu suas duas primeiras partidas na Champions League, porém, foi derrotado em sete das últimas oito vezes em que jogou fora. Diante de tal contraste, teremos que aguardar o fim de jogo para ver qual estatística será encerrada.
RB LEIPZIG vs CLUB BRUGGE – 28/09 às 16h
O duelo na Red Bull Arena promete por ser um ótimo confronto de duas equipes bem organizadas. O Leipzig fez um jogo maluco na primeira rodada e foi derrotado por 6 a 3 pro City, com hat-trick de Nkunku. O Club Brugge surpreendeu na estreia não só pelo resultado, mas também pela atuação. Empatou e conseguiu anular o estrelado PSG, além de ter sido superior em momentos da partida.
O time alemão pode não ter começado bem a Bundesliga – é apenas o 10º colocado – mas vem de um contundente 6 a 0 que com certeza elevou o moral e a confiança da equipe. Apesar do time não viver grande momento, o francês Nkunku vive. Além dos três gols na estreia, está em ótima fase, vem se tornando a principal arma ofensiva de Jesse Marsch e é a esperança de gols para hoje.
Por ser o primeiro jogo da história entre as equipes, não há muitas estatísticas envolvendo as duas e, portanto, poderemos ver tudo acontecendo pela primeira vez a partir das 16h.
PSG vs MANCHESTER CITY – 28/09 às 16h
O grande jogo da rodada – e talvez de toda a fase de grupos – vai pôr frente a frente o elenco mais badalado do mundo e um dos trabalhos mais consolidados da atualidade.
Além de serem os favoritos para avançar no grupo A, são também bons candidatos para levantar a taça. Afinal, estamos falando de um atual semifinalista e vice-campeão, respectivamente.
Em termos de atuação, os dois times ainda estão devendo na temporada. Apesar do City vir de uma ótima e convincente vitória sobre o Chelsea no fim de semana e o Paris estar 100% na Ligue 1, são dois elencos que podem mostrar mais e que também, praticamente, ainda não estiveram com a totalidade das peças disponíveis para fazermos uma análise completa.
Falando das peças, o time parisiense tem preocupações relevantes quanto ao elenco disponível. Verratti voltará a estar disponível, mas sua questão física deve ser bem cuidada pois sua última aparição foi no início do mês. Outro que deve voltar a ser relacionado, mas não sabemos em que condições é Messi. Fora dos últimos dois jogos, o argentino sofreu uma leve lesão nos treinos e estava sendo preservado ao máximo para o jogo de hoje.
Para apimentar ainda mais a partida, teremos uma possibilidade de revanche da parte dos franceses, que foram eliminados por este adversário nas semifinais da última Champions. Mas a possibilidade de vingança não se limita a estes últimos duelos. PSG e Manchester City já se enfrentaram cinco vezes e os ingleses nunca perderam (3V e 2E).
🔛 @ChampionsLeague #UCL pic.twitter.com/21d7J7fDve
— Paris Saint-Germain (@PSG_English) September 27, 2021
PORTO vs LIVERPOOL – 28/09 às 16h
Porto e Liverpool têm sido um duelo bem comum nos últimos anos desde que Klopp assumiu. Esta será a quinta vez que se encontrarão nesse tempo e até então foram três vitórias para os Reds e nenhuma para os portugueses. Além disso, os ingleses marcaram onze vezes e tiveram três ‘clean sheets’ (jogos sem ser vazado).
Resta saber se tal domínio será imposto no jogo de hoje. O time inglês lidera o grupo – e a Premier League – e buscará sua segunda vitória na competição; enquanto o time português só empatou na estreia e ainda tenta vencer pela primeira vez.
Se ainda não venceu na Champions, na liga nacional o Porto está bem. É o segundo lugar e ainda está invicto em toda a temporada, assim como o Liverpool. O time de Sérgio Conceição já mostrou do que é capaz na temporada passada, atingindo as quartas de finais e tentará repetir o sucesso; desta vez em um grupo bem mais complicado e que qualquer ponto perdido pode fazer falta.
MILAN vs ATLÉTICO DE MADRID – 28/09 às 16h
O Milan voltou à Champions League protagonizando um grande jogo contra o Liverpool na estreia, porém, acabou deixando o resultado e os pontos escaparem. Agora, o time de Pioli busca triunfar sobre um Atlético que ainda está se encontrando e que pode ser um concorrente direto para a vaga nas oitavas de final.
Se formos falar do momento das duas equipes, a italiana leva uma ligeira vantagem. Apesar de terem resultados parecidos e ambos perdido apenas um jogo até aqui, o Milan é o segundo colocado em sua liga, enquanto o Atleti é o quarto.
Ademais, Simeone parece estar com dificuldades de encontrar seu onze ideal, o que é normal por ser início de temporada e pelos novos bons nomes que chegaram. Do outro lado, o começo está sendo mais natural, visto que o elenco milanista não teve grandes mudanças. Ainda sem Ibra, Rebic vai dando conta do recado lá na frente e o meio-campo parece estar encaixado.
Apesar de todas as ponderações, devemos ver um duelo muito equilibrado. O Atlético está longe do máximo que pode render e até mesmo do que vimos na temporada passada, o Milan tem um elenco mais limitado, mas, talvez, nesse início isso esteja, de certa forma, ajudando para que Pioli ache seu onze ideal com mais facilidade.
🔥 Entrando no clima do #MilanAtleti com nossa coleção International Cup da @pumafootball 👊 #UCL #SempreMilan
Oferecimento de @BitMEX pic.twitter.com/es7m1fl6e6— AC Milan BR (@acmilanbr) September 27, 2021