As equipes da Lazio, do Napoli e da Roma ficarão responsáveis nesta quinta-feira (23) pelo fechamento da quinta rodada da Serie A do Campeonato Italiano. Os três tradicionais clubes do país vão pegar Torino, Sampdoria e Udinese, respectivamente.
Sem vencer há dois jogos, a Lazio vai até Turim, no norte da Itália, para enfrentar o Torino e tentar encerrar com essa incômoda sequência negativa. O clube da capital não terá Maurizio Sarri no banco de reservas, já que ele foi expulso na partida contra o Milan.
A sequência de jogos pode fazer a Lazio realizar alguma modificações na equipe titular para o confronto diante dos piemonteses, já tendo em mente o derby contra a Roma no dia 26, no Estádio Olímpico. Os meio-campistas Danilo Cataldi e Adam Marusic deverão entrar nos lugares de Lucas Leiva e Manuel Lazzari, embora esses dois últimos ainda sejam favoritos pelo posto.
Entre outras possíveis alterações, não é descartada a hipótese do espanhol Luis Alberto abrir caminho para Jean-Daniel Akpa-Akpro. No setor defensivo, o brasileiro Luiz Felipe poderá dar lugar a Patric para recuperar um pouco do seu fôlego.
Apesar destas pequenas dúvidas no meio de campo e na defesa, Sarri muito provavelmente vai manter Felipe Anderson, Pedro e Ciro Imobbile em seu tridente ofensivo.
Após a desesperadora temporada passada, o Torino se ajeitou sob o comando do técnico Ivan Juric e pretende conquistar sua terceira vitória consecutiva no Campeonato Italiano. O paraguaio Antonio Sanabria deverá guiar novamente o clube granata no setor ofensivo, já que o artilheiro Andrea Belotti segue machucado e sem uma previsão de retorno.
O croata Marko Pjaca, autor do gol que deu a vitória do Torino sobre o Sassuolo, vai ser reavaliado, mas é bem provável que não tenha condições de entrar em campo contra a Lazio em virtude de uma lesão.
Assim como a grande rival, a Roma tentará reencontrar o caminho das vitórias diante da Udinese, que mostrou neste início de temporada que é uma rival dura de ser batida. A equipe liderada pelo português José Mourinho pegará os bianconeri em casa, pouquíssimo tempo depois de ter sido surpreendida pelo Hellas Verona e perdido sua invencibilidade na competição.
Em uma coletiva de imprensa, Mourinho fez um certo mistério ao ser perguntado sobre a escalação da sua equipe, mas confirmou que os meio-campistas Bryan Cristante e Jordan Veretout vão ser titulares nesta quinta. O ex-Palmeiras Matías Viña, no entanto, não jogará em função de um problema no joelho, sendo provavelmente substituído pelo jovem lateral-esquerdo Riccardo Calafiori.
O 4-2-3-1 do “Special One” não deverá contar com Nicolò Zaniolo, pois o técnico português tem em mente dar uma pequena folga para a jovem estrela romana. Caso isso ocorra, o espanhol Carles Pérez já deve ir aquecendo os motores para atuar ao lado de Lorenzo Pellegrini e Henrikh Mkhitaryan, que se movem atrás do centroavante britânico Tammy Abraham.
A Udinese, por sua vez, não deverá promover muitas mudanças em relação ao último jogo. O dinamarquês Stryger Larsen deixou a partida contra o Napoli, que terminou 4 a 0 para os azzurri, sentindo dores e pode abrir espaço para o holandês Marvin Zeegelaar. Há ainda chances do meia brasileiro Walace ganhar um repouso e ter Jean Makengo como substituto.
Ao longo da história, Roma e Udinese já se enfrentaram 94 vezes, com uma leve superioridade do clube da capital. Os giallorossi venceram 49 duelos e perderam 22, além de outros 23 empates. No Estádio Olímpico, a equipe de Údine registra somente sete resultados positivos.
Única equipe com 100% de aproveitamento na Serie A, o Napoli viajará até a cidade de Gênova para tentar manter o status e retomar a liderança da liga italiana. Luciano Spalletti, comandante dos azzurri, não poderá contar novamente com o quarteto Diego Demme, Stanislav Lobotka, Faouzi Ghoulam e Dries Mertens.
A meta napolitana deverá ser defendida pelo colombiano David Ospina, titular na goleada sobre a Udinese. Já no centro da retaguarda, Kostas Manolas e Amir Rrahmani lutam por uma vaga na equipe de Spalletti, que levou somente dois gols em quatro rodadas disputadas.
No setor ofensivo, o nigeriano Victor Osimhen muito provavelmente será titular absoluto e poderá ver Hirving Lozano, Piotr Zielinski e Lorenzo Insigne atuando um pouco mais atrás em uma linha de três.
A Sampdoria não sabe o que é perder há três jogos e conseguiu arrancar importantes empates diante da atual líder Internazionale e do Sassuolo. Além disso, o clube genovês registrou uma boa vitória pelo placar três gols a zero contra o Empoli, no Estádio Carlo Castellani, na região da Toscana.
Apesar das dúvidas iniciais que caíram sobre Roberto D’Aversa, principalmente pelo seu ruim trabalho no Parma, o jovem técnico parece ter conseguido se acertar na equipe da Sampdoria, tendo em vista os recentes bons jogos da campeã italiana da temporada 1990/91.
O principal questionamento sobre a Sampdoria que enfrentará o Napoli gira em torno do norueguês Morten Thorsby. O jogador deixou o último confronto lesionado, mas voltou a treinar com o restante do grupo e estará disponível para o duelo desta quinta. A partir de agora, caberá a D’Aversa decidir se utilizará ou não o atleta de 25 anos de idade.
Caso optar em poupar Thorsby, o jovem compatriota Kristoffer Askildsen e o experiente sueco Albin Ekdal aparecem como opções. O meio de campo dos blucerchiati deve contar também com Adrien Silva, Mikkel Damsgaard e Antonio Candreva.