A 5ª rodada da Serie A, que começou ainda na terça-feira (21), teve mais quatro jogos nesta quarta. Em San Siro, o Milan foi cirúrgico e bateu o Venezia pelo placar de 2 a 0. Quem também venceu, mas com muito mais dificuldade, foi a Juventus, que precisou virar duelo enroscado diante do Spezia para assegurar seu primeiro triunfo no campeonato.
A quarta-feira também testemunhou os primeiros pontos da Salernitana, recém promovida à elite da Itália. O time de Franck Ribéry e companhia perdia por 2 a 0 para o Verona, mas foi buscar o empate, em casa. Dessa forma, saiu do zero na tabela. No mais, o Empoli surpreendeu e venceu na Sardenha, afundando ainda mais o Cagliari – outra equipe que, assim como a Salernitana, ainda não venceu nessa temporada.
Nas sequência, confira um resumo feito pelo MondoSportivo Brasil com o que de mais importante aconteceu nos confrontos dessa quarta-feira na Itália.
Spezia 2-3 Juventus
No Stadio Alberto Pico, na Ligúria, a Juventus passou um baita de um sufoco contra o Spezia. A Vecchia Signora até abriu o placar, em um belo gol de Moise Kean, aos 28 minutos da etapa inicial. Este, inclusive, foi o primeiro gol do atacante na Serie A em 893 dias – desde abril de 2019. No entanto, como vem acontecendo nesta temporada, a Juve foi incapaz de segurar a vantagem.
Pelo 19º jogo seguido, o time sofreu gol. E mais de um. O primeiro, apenas cinco minutos depois de Kean abrir o placar, foi anotado por Emmanuel Gyasi. Muita liberdade para o atacante ganês, que bateu com desvio, dificultando a vida do goleiro Szczęsny. Se não bastasse a falha de marcação, no segundo tempo, então, as coisas pioraram. Contra-ataque de dois toques do Spezia. Giulio Maggiore recebeu no meio-campo e encontrou um lançamento de qualidade para Janis Antiste.
O jogador do Spezia deixou Leonardo Bonucci para trás de forma constrangedora. Muito veloz, fez o corte no zagueiro e bateu para o gol. A bola ainda desviou no camisa 19, mais uma vez, complicando a vida o arqueiro da Juve, e balançou as redes para delírio da torcida local. Parecia que mais um vexame estava a caminho para a esquadra comandada por Massimiliano Alegri. Contudo, o ‘herói’ da noite apareceu.
Chiesa salva a Juve
Após a virada, o camisa 22 da Juventus passou a ser mais presente no jogo. Primeiro, tentou arremate de fora, mas que foi desviado e saiu para escanteio. Poucos minutos depois, o empate. Em jogada confusa na entrada da área, Federico Chiesa mostrou muita raça e faro de gol. E dois toques, conseguiu recuperar uma bola praticamente perdida e ainda limpar dois zagueiros do Spezia. De frente para o crime, deu um carrinho e empatou a partida.
O lance, muito mais na vontade do que na estratégia, animou o, até então, apático time da Juventus. Sendo assim, não demorou para que mais uma virada acontecesse no jogo. Após algumas boas defesas de Jeroen Zoet, um escanteio pelo lado esquerdo mudou o cenário do jogo. Bonucci (vilão no segundo gol do Spezia) não desistiu da jogada e, meio sem querer, acabou ajeitando a bola para De Ligt, seu companheiro de zaga. O holandês, então, acertou um chute de certa dificuldade no canto do goleiro, sacramentando a virada dos bianconeri.
Daí em diante, a equipe visitante se retraiu. Com nítido receio de perder os três pontos, novamente, no campeonato, se limitou a defender e, por isso, acabou levando um grande sufoco do Spezia. Na base do abafa, a equipe da casa alçou bolas na área e assustou. Mas a bola não entrou. Dessa vez, a Juventus conseguiu “escapar” com a vitória. Um triunfo sofrido, mas necessário, para sair da zona de rebaixamento e dar um início simbólico a temporada. No entanto, ainda é preciso evoluir (demais) para que os torcedores em Turim possam almejar coisas grandes na temporada.
FINAL | ⌛️ | VIRADA NA RAÇA E TRÊS PONTOS NA CONTA! 💪#SpeziaJuve #FinoAllaFine #ForzaJuve pic.twitter.com/aLiFlXSDmA
— JuventusFC (@juventusfcpt) September 22, 2021
Milan 2-0 Venezia
Em San Siro, Milan e Venezia fizeram um primeiro tempo sem grandes emoções. O time da casa até criou algumas oportunidades, mas não conseguiu concluir com qualidade. Destaque para Kalulu, que arrematou a gol com certo perigo e ainda cruzou na cabeça de Florenzi, que mandou para fora.
No entanto, quem mudou o jogo, de fato, foi Theo Hernández. O lateral entrou apenas aos 14 minutos da segunda etapa, mas teve tempo sufiiente de resolver a vida do Milan. Primeiro, com uma bela assistência para Brahim Díaz. Quem começou a jogada foi Bennacer, que lançou Hernández na lateral esquerda da área. De primeira, o francês mandou para o centro, onde Díaz desviou com força. Golaço dos rossoneros para, enfim, quebrar a retranca do Venezia.
Com mais espaço para criar, o segundo gol do Milan saiu já na reta final do jogo. Uma jogadaça de Saelemaekers, que também entrou na etapa complementar, para conclusão dele… Theo Hernández. Ou seja, ambos os gols foram criados e marcados por jogadores enviados a campo por Stefano Pioli durante o confronto. Boas mudanças, que determinaram mais uma vitória do Milan em sua casa.
É nitído, porém, que o Venezia ainda apresenta limitações. O recém promovido time da bela cidade italiana comete erros primários, de domínio, de passe e de decisões erradas. A jovem equipe (24 anos de média entre os titulares) assustou pouquíssimo, mas foi competente em armar um plano de jogo que dificultou os donos da casa no ataque. Contudo, bastou um gol para que a estratégia fosse por terra. Portanto, a PACIÊNCIA foi uma virtude do Milan neste duelo. Diante de uma defesa fechada, aguardou o melhor momento para investir, sem se desproteger atrás.
Com o resultado, a equipe rossonera volta à liderança provisória, com 13 pontos – mesma marca da rival Inter. Na próxima rodada, o adversário é o Spezia, fora de casa.
⏱ A VITÓRIA É NOSSA 🔥
⚽️ @Brahim
⚽️ @TheoHernandez #MilanVenezia 2⃣-0⃣#SempreMilan 🔴⚫️ @Acqua_Lete pic.twitter.com/demWWGl4iu— AC Milan BR (@acmilanbr) September 22, 2021
Salernitana 2-2 Verona
Em Salerno, a equipe da casa, enfim, saiu do zero na tabela. Parecia que a quinta derrota em cinco rodadas viria, já que Kalinic marcou duas vezes no primeiro tempo a favor do Verona. No entanto, Gondo, ainda nos acréscimos da primeira etapa, e Mamadou Coulibaly, na metade final do segundo tempo, empataram o jogo para a Salernitana. Um resultado relevante, mas que também diz muito a respeito do oscilante time do Verona – capaz de vencer a Roma, mas também de tropeçar em rivais bem mais modestos.
Cagliari 0-2 Empoli
Já na Sardenha, o Empoli conseguiu excelente resultado, pensando em se manter na Serie A. Diante do Cagliari, venceu por 2 a 0 com gols de Di Francesco e Stulac. Entretanto, apesar de finalizar mais a gol, o destaque também fica por conta da defesa, muito segura no jogo. Não à toa, o zagueiro e capitão Simone Romagnoli foi eleito pelo site SofaScore como o melhor da equipe da Toscana no duelo (com a nota 7,5). Para o Cagliari, o sinal de alerta é ligado novamente. Assim como na temporada passada, a equipe tem um iníio péssimo, sem nenhuma vitória por enquanto. Será possível se recuperar no caminho e escapar, DE NOVO, o rebaixamento?