5ª rodada da Serie A: Inter vira contra Fiorentina; Atalanta também vence

A 5ª rodada da Serie A já teve jogos de abertura nesta terça-feira (21). Em Florença, a Fiorentina começou com tudo, mas acabou levando um dolorido revés da Inter, atual campeã italiana. O placar final foi de 3 a 1 para os nerazzurri. Já em Bérgamo, a Atalanta venceu, mais uma vez, pelo placar mínimo. Não importa. O triunfo por 2 a 1 diante do Sassuolo levou a Dea aos dez pontos, na 4ª colocação do torneio.

Mais cedo, também, Bologna e Genoa fizeram um duelo com final eletrizante, mas sem vencedor: placar de 2 a 2 no Estádio Renato Dall’Ara. E já que a rodada começou de forma QUENTE, o MondoSportivo Brasil traz um resumo do que de melhor aconteceu nas três partidas desta terça na Itália. Se liga!

Bologna 2 – 2 Genoa

Em Bolonha, o time da casa teve a vantagem por duas vezes, mas não conseguiu sair de campo vitorioso. Muito disso também por conta de grande atuação do goleiro Salvatore Sirigu, com quatro defesas no total – sendo uma delas à queima-roupa já no finzinho do duelo.

O lateral escocês Aaron Hickey marcou o primeiro do Bologna, já na segunda etapa, com um belo chute rasteiro de canhota da entrada da área. Aos 19 anos, Hickey se tornou o mais jovem a marcar nesta edição da Serie A. Além disso, o jogador nascido em 2002 é, também, somente o quarto nascido na Escócia a conseguir um gol na elite do futebol italiano.

A vantagem, porém, durou só seis minutos. As dez, Mattia Destro aplicou a lei do ex com uma cabeçada firme. Curiosamente, o Genoa ainda não marcou NENHUM gol nas primeiras etapas de seus cinco jogos até aqui – a pior marca entre os 20 clubes da Itália. Se faltam bolas nas redes no início, elas sobram no fim…

Mas foi o Bologna que chegou ao segundo primeiro. Pênalti em cima de Sansone, que foi convertido por Arnautovic. Só que, novamente, o time da casa concedeu o empate de forma relâmpago. E na mesma moeda. Penalidade boba o outro lado, cobrada por Criscito, que marcou pelo segundo jogo consecutivo.

No último lance do confronto, Sirigu apareceu para salvar o Genoa, após cabeçada de Roberto Soriano, dentro da pequena área. Assim, não teve jeito. Em um jogo muito equilibrado, com chances para ambos os lados, nada mais justo que o empate por 2 a 2. Para o Bologna, porém, fica um gosto amargo, pois a vitória ficou próxima. Ao Genoa, resta celebrar o ponto conquistado longe de seus domínios.

Atalanta 2 – 1 Sassuolo

Uma nova Atalanta, senhoras e senhores? Ao menos, nos resultados, podemos dizer que sim. Mais uma vez, a equipe de Bérgamo foi cirúrgica e venceu uma partida pela diferença mínima – foi assim nas três vitórias até aqui nesta Serie A. Diante do Sassuolo, Robin Gosens marcou, logo aos três minutos de jogo, o seu gol mais rápido em campeonato italiano, e em sua “vítima favorita” (quarto gol contra o Sassuolo). Além disso, o alemão também garantiu ao menos um golzinho na Itália pela quinta temporada.

Aos 37 minutos, mais um da Atalanta. Dessa vez, com Zappacosta, após jogadaça do ataque da Dea, que trocou passes de pé em pé à frente da área do Sassuolo. Este foi o primeiro gol do lateral desde seu retorno à equipe atalantina – onde ele não marcava desde 2015. De quebra, ele ainda foi o jogador com a maior nota nesta partida (8,1) , de acordo com o site SofaScore.

No entanto, pouco antes do intervalo, os visitantes diminuíram, devolvendo emoção para o jogo. Berardi carregou da direita para o meio e acertou belo chute no canto do goleiro Musso. Bravo, o atacante sequer comemorou seu primeiro gol na atual temporada. De fato, o clima não é dos melhores no Sassuolo, que perdeu a terceira seguida pela primeira vez desde janeiro de 2020. A equipe neroverdi tem apenas quatro pontos até aqui, amargando a 12ª colocação.

Já a Atalanta, neste modo mais “comedido” chegou aos dez pontos, no 4º lugar. Em termos defensivos, esta é a melhor temporada da Dea desde 2015-16, com quatro gols sofridos. Ou seja, um time que aparenta estar mais precavido lá atrás, ainda que não esteja conseguindo encantar no ataque. De qualquer forma, é uma vitória importantíssima para uma das equipes pretendentes a, pelo menos, beliscar uma vaga na Champions League.

Fiorentina 1 – 3 Inter

No Estádio Artemio Franchi, a atual campeã italiana passou maus bocados no primeiro tempo. Isso porque a Fiorentina entrou no jogo diante da Inter com uma proposta ousada, marcando pressão e atacando com velocidade. Não à toa, Handanovic precisou fazer três ótimas defesas. Mas, de tanto martelar, a Viola conseguiu seu gol: bela jogada de Nico González, que serviu Sottil, debaixo do gol.

Entretanto, o ritmo frenético da Fiorentina foi diminuindo, e a Inter aproveitou. Logo no início da segunda etapa, a equipe da casa cometeu um erro de desatenção – até então, inexistente no jogo. O ataque dos nerazzurri tabelou com facilidade e Darmian empatou. Não deu nem para respirar. Três minutos depois, Dzeko subiu mais alto que todo mundo em escanteio e virou a partida. Um verdadeiro baque para a Viola.

Visivelmente cansado, o time de Vincenzo Italiano não teve forças para buscar o empate. O torcedor da Fiorentina ainda viu Nico González expulso, em lance que ele até tinha razão, mas perdeu o controle com o juiz, além do terceiro gol da Inter. Perisic fechou a conta no fim, interrompendo a sequência de três triunfos no campeonato do time violeta.

Enfim, um bom jogo de futebol, bastante aberto e animado. Grande – e importante – vitória da Internazionale, que assume a liderança provisória da Serie A. Para a Viola, fica um misto de frustração pela chance perdida, mas com a convicção de que o time já evoluiu bastante, se comparado à última temporada. É preciso, agora, juntar os cacos, corrigir as falhas e seguir neste caminho aparentemente promissor.

O restante da 5ª rodada

Nesta quarta e quinta-feira, a rodada da Serie A será complementada. Abaixo, você pode ver os duelos ainda restantes, e que prometem animar o meio de semana na Itália.

Quarta-Feira, 22 de setembro

Spezia x Juventus – 13h30

Salernitana x Verona – 13h30

Milan x Venezia – 15h45

Cagliari x Empoli – 15h45

Quinta-Feira, 23 de setembro

Sampdoria x Napoli – 13h30

Torino x Lazio – 13h30

Roma x Udinese – 15h45

Standings provided by SofaScore LiveScore