As dez partidas válidas pela quarta rodada da Serie A vão movimentar os gramados italianos entre sexta (17) e segunda-feira (20). O principal destaque da jornada será o confronto entre Juventus e Milan, em Turim, duas equipes que vivem momentos opostos no campeonato.
Até o momento, Roma, Milan e Napoli estão empatados na liderança do torneio, com nove pontos conquistados. Já Internazionale, Udinese e Bologna somam sete e fecham o grupo dos seis primeiros posicionados.
Do outro lado da tabela, as equipes da Salernitana, do Hellas Verona e do Spezia ocupam a zona de rebaixamento, com Cagliari, Juventus e Sampdoria bem próximos da parte indesejada da tabela.
Sassuolo x Torino – 17/9, 15h45
Após vencer o Verona, empatar com a Sampdoria e perder para a Roma, o Sassuolo entrará em campo diante do Torino pensando somente na vitória. A equipe do técnico Alessio Dionisi tem quatro pontos conquistados e ainda não engrenou no campeonato.
O Torino, por sua vez, teve um início de temporada muito duro, com derrota nas duas primeiras rodadas para Atalanta e Fiorentina, mas conseguiu uma goleada em cima da lanterna Salernitana para tentar espantar os fantasmas.
Pelo lado neroverde, Giacomo Raspadori será a grande arma do clube emiliano para o embate no Città del Tricolore, em Reggio Emilia. O sérvio Filip Djuricic, artilheiro do Sassuolo, também é uma aposta para os donos da casa deixarem o estádio com todos os pontos. O granata, por sua vez, não poderá contar com o lesionado Andrea Belotti, mas terá em seu elenco Antonio Sanabria, que fez ótimo jogo diante da Salernitana.
Se as lesões atrapalham o Torino, os números são animadores para os torcedores do time piemontês. Nos últimos 10 confrontos entre as duas equipes, o Sassuolo bateu o rival de Turim somente em uma ocasião.
Genoa x Fiorentina – 18/9, 10h
Dono da quarta defesa mais vazada da Serie A, o Genoa vai encarar a Fiorentina no Estádio Luigi Ferraris, em Gênova, pouco tempo depois da heroica vitória sobre o Cagliari, que culminou na demissão do técnico Leonardo Semplici.
Nas duas rodadas iniciais, os genoveses foram goleados pela Internazionale e perderam para o Napoli, mas conseguiram os primeiros três pontos na competição ao ganharem do rossoblù da Sardenha por 3 a 2. O Genoa, do técnico Davide Ballardini, chegou a estar com dois gols atrás do placar, porém, balançaram as redes três vezes na etapa final.
Apesar do tropeço contra a Roma na primeira partida, a Fiorentina se recuperou nas rodadas seguintes e obteve vitórias importantes sobre Torino e Atalanta. O sérvio Dusan Vlahovic, autor de três gols na Serie A, será o trunfo da Viola para furar a defesa genovesa, que vem encontrando dificuldades em não levar tentos.
Os últimos três encontros entre Fiorentina e Genoa terminaram empatados, mas a equipe de Florença venceu somente um dos sete confrontos mais recentes contra o rossoblù no Luigi Ferraris.
Inter x Bologna – 18/9, 13h
Duas equipes que estão no alto da tabela da Serie A, Inter e Bologna vão se enfrentar no San Siro, em Milão. Vale destacar que ambos os times ainda não perderam no campeonato e somam sete pontos, com duas vitórias e um empate.
Nas duas primeiras rodadas, os nerazzurri golearam o Genoa por 4 a 1 e bateram o Hellas Verona pelo placar de três gols a um, mas empataram em 2 a 2 com a Sampdoria, em Gênova. Diante do rossoblù emiliano, a Inter precisará da qualidade ofensiva dos argentinos Lautaro Martínez e Joaquín Correa para furar o muro bolonhês, que não é superado há dois jogos.
O Bologna, por sua vez, se recuperou de maneira imediata da humilhante derrota por 5 a 4 para a Ternana, pela Copa da Itália. Em três jogos disputados, empatou com a Atalanta, mas venceu Salernitana e Verona. O austríaco Marko Arnautovic será a principal referência bolonhesa diante dos interistas, ex-equipe do centroavante.
O rossoblù já aprontou bastante com a Internazionale no Giuseppe Meazza, tanto que registra quatro vitórias nas 10 últimas partidas em Milão. Os comandados de Sinisa Mihajlovic sonham em vencer a quinta partida para se manter no alto da tabela.
Salernitana x Atalanta – 18/9, 15h45
Na lanterna da Serie A, a Salernitana sonha em surpreender a Atalanta no Estádio Arechi, em Salerno, e conquistar sua primeira vitória no campeonato. Os bergamascos, no entanto, querem superar a fase ruim que enfrentam e reencontrar o caminho das vitórias.
O time do técnico Fabrizio Castori tem a pior defesa da liga e chega para o duelo depois de sofrer duas goleadas consecutivas por 4 a 0, contra Roma e Torino. O francês Franck Ribéry é a principal estrela da Salernitana, mas sua grande esperança de gols é o centroavante nigeriano Simeon Nwankwo, mais conhecido como “Simy“.
Depois de vencer o Torino na estreia do Campeonato Italiano, a Dea não conseguiu somar mais três pontos e a grande máquina de Gian Piero Gasperini parece estar necessitando de alguns pequenos reparos. Na atual temporada da Serie A, os nerazzurri empataram com o Bologna e perderam para a Fiorentina. Já na Liga dos Campeões, não saíram de um simples empate com o Villarreal, da Espanha.
A última vez que Salernitana e Atalanta se enfrentaram na elite do futebol italiano foi na temporada 1947/48, mas os dois confrontos terminaram sem gols. O duelo mais recente entre as duas equipes aconteceu na edição de 2003/04 da Serie B, mas a Dea não é superada pela rival de Salerno há oito jogos.
O duelo poderá ser muito especial para Duván Zapata, da Atalanta, que tem 97 gols marcados na principal divisão do futebol italiano. Caso consiga anotar um hat-trick diante da Salernitana, o centroavante poderá se tornar o primeiro colombiano da história a fazer 100 gols na Serie A.
Empoli x Sampdoria – 19/9, 7h30
Em busca de vencer sua primeira partida na liga, a Sampdoria viajará até a região da Toscana, na Itália, para enfrentar o Empoli no Estádio Carlo Castellani. O confronto, que será bem cedinho no Brasil, vai abrir os jogos do domingo (19) do campeonato.
Comandada por Roberto D’Aversa, a Sampdoria perdeu para o Milan em sua estreia na Serie A, mas arrancou dois empates importantes contra Sassuolo e Internazionale. Os genoveses ocupam a 15ª colocação, com dois pontos, e terão uma grande oportunidade diante do Empoli de vencer a primeira partida.
Os azzurri foram capazes de vencer a poderosa Juventus por 1 a 0 no Allianz Stadium, em Turim, mas não consegui ganhar em casa da Lazio e do Venezia nas outras duas rodadas já disputadas. Diante dos lagunari, o Empoli deu mais de 20 chutes a gol, mas falhou na missão em evitar a derrota por 2 a 1.
O Empoli venceu a Sampdoria na última partida que disputaram pelo Campeonato Italiano, em 2019. No entanto, os azzurri não ganham dos rivais genoveses em casa desde janeiro de 2007.
Venezia x Spezia – 19/9, 10h
Na zona do rebaixamento da Serie A, o Spezia irá em busca da sua primeira vitória na competição diante do Venezia, que venceu o Empoli na rodada passada. O resultado positivo pode ter trazido confiança para os arancioneroverdi.
O começo de temporada do Spezia não é nada animador, já que o clube treinado pelo ítalo-brasileiro Thiago Motta sofreu uma dura derrota por 6 a 1 contra a Lazio e perdeu em casa pelo placar mínimo diante da Udinese, uma das surpresas da liga.
A jovem equipe do técnico Paolo Zanetti enfrentará o Spezia pela primeira vez na elite do futebol italiano. No geral, os dois clubes já se encontraram em 26 ocasiões, mas a última foi em julho de 2020, pela Serie B.
Em 19 partidas entre Venezia e Spezia, válidas pela Copa da Itália e segunda divisão, os lagunari perderam somente uma, que foi no ano de 1950.
Verona x Roma – 19/9, 13h
De técnico novo, o Hellas Verona pretende se recuperar no campeonato, mas terá pela frente a Roma, do português José Mourinho, que ainda não foi derrotada na liga. Mesmo depois de três rodadas, o gialloblù demitiu Eusebio Di Francesco e contratou Igor Tudor.
O campeão italiano da temporada 1984/85 perdeu todos os jogos disputados, mas a gota d’água para a diretoria do clube foi a derrota por 1 a 0 diante do Bologna, no Estádio Renato Dall’Ara. Os giallorossi, contudo, venceram as suas três partidas e querem o quarto resultado positivo consecutivo na liga.
O goleiro Rui Patrício trouxe segurança para o time da capital e Mourinho conta com as excelentes exibições de algumas outras peças, como Lorenzo Pellegrini, Jordan Veretout e Tammy Abraham. Esses jogadores serão providencias para que a Roma saia de Verona somando mais três pontos na conta.
Tudor terá pouco tempo para conhecer todo o seu elenco e precisará definir os jogadores que defenderão as cores do gialloblù. O argentino Giovanni Simeone fez sua estreia na rodada passada e será um dos grandes nomes do Verona. Outro atleta que traz esperanças para os torcedores do clube é o tcheco Antonín Barák.
Nas últimas 30 partidas entre as duas equipes, o Verona venceu a Roma somente duas vezes: uma delas aconteceu em 1996, já a mais recente foi setembro de 2020.
Lazio x Cagliari – 19/9, 13h
Além do Verona, o Cagliari também entrará em campo com técnico novo. Após a derrota em casa para o Genoa, o rossoblù despediu Leonardo Semplici e contratou o experiente Walter Mazzarri, que fará sua estreia diante da Lazio.
A vida do clube sardo não será nada fácil, já que ainda não venceu no campeonato e possui uma das defesa mais vazadas. Não vai ser novidade que o brasileiro João Pedro terá a grande responsabilidade de liderar o Cagliari dentro do gramado.
A Lazio está em uma situação muito melhor em comparação com o rival sardo. O time comandado por Maurizio Sarri venceu as duas primeiras rodadas, mas perdeu para o Milan na terceira partida da Serie A.
Além do momento, os registros colocam a Lazio sob uma pequena vantagem em cima do Cagliari. Em 14 jogos disputados, o rossoblù não saiu vitorioso em nenhum deles e perdeu todos os últimos 10 no Estádio Olímpico de Roma, mesmo palco da partida de domingo (19).
Juventus x Milan – 19/9, 15h45
O duelo entre Juventus e Milan será o grande espetáculo da quarta rodada do Campeonato Italiano. As duas equipes multicampeãs vivem momentos adversos na competição, já que os rossoneri estão invictos e a Velha Senhora ainda não registrou nenhuma vitória.
A Juve empatou com a Udinese na estreia da liga, mas perdeu para Empoli e Napoli na sequência. Para piorar a situação, os bianconeri não possuem mais o craque Cristiano Ronaldo, que voltou recentemente para o Manchester United.
Mesmo que a situação da Velha Senhora não seja das melhores, os juventinos ganharam um pouco mais de confiança depois da goleada em cima do Malmo, da Suécia, pela fase de grupos da Liga dos Campeões. O técnico Massimiliano Allegri teve a volta dos seus jogadores sul-americanos, que foram providenciais na goleada.
O Milan lutou bravamente contra o Liverpool, mas ainda assim não conseguiu deixar o Anfield Road com três pontos. Em Turim, o time do técnico Stefano Pioli terá a dura missão de manter sua invencibilidade no Campeonato Italiano.
Os rossoneri passaram por Sampdoria, Cagliari e Lazio, mas o primeiro grande desafio será diante da Juve. O Milan deverá contar com Brahim Díaz, Sandro Tonali e Olivier Giroud para tentar somar mais três pontos no Allianz Stadium e deixar os bianconeri em situação mais complicada.
Em confrontos válidos pela Serie A, o Milan soma 51 vitórias e 54 empates, mas perdeu 67 jogos contra a Velha Senhora. Apesar disso, o time da região da Lombardia é o que mais vezes derrotou os piemonteses na história do campeonato.
Udinese x Napoli – 20/9, 15h45
Udinese e Napoli são duas das poucas equipes que ainda não perderam nas três primeiras rodadas da Serie A. Os bianconeri seguraram a Juventus na estreia do torneio e bateram Spezia e Venezia na sequência. Os napolitanos, no entanto, também passaram pela Velha Senhora e pelos lagunari, além de vencerem o Genoa.
O Napoli ainda não conseguiu fazer mais de dois gols no campeonato e só não viu sua rede ser balançada no duelo de estreia contra o Venezia. O rival de Údine ainda não sofreu nenhum tento na atual edição do torneio, fato que exigirá um esforço ainda maior do setor ofensivo napolitano, normalmente formado por Lorenzo Insigne, Victor Osimhen e Matteo Politano.
Neste início de temporada, a Udinese tem alguns jogadores que estão se destacando, como Ignacio Pussetto, Roberto Pereyra e Gerard Deulofeu. O quarteto defensivo do clube de Údine, formado pelo goleiro Marco Silvestri e os zagueiros Rodrigo Becão, Bram Nuytinck e Samir, vem realizando ótimos desempenhos.
Os bianconeri foram derrotas em nove dos últimos 10 confrontos contra o Napoli na Serie A. Já em seus domínios, a Udinese perdeu os quatro duelos mais recentes.