Os italianos Lazio e Napoli vão entrar em campo nesta quinta-feira (16) pela primeira rodada da fase de grupos da Liga Europa. Os biancocelesti visitarão o Galatasaray, da Turquia, enquanto os azzurri pegarão em casa o Leicester City, da Inglaterra.
O compromisso da Lazio não será nada fácil, já que o Galatasaray é um dos clubes mais tradicionais da Turquia, sem contar que estreará na competição dentro dos seus domínios. O time da cidade de Istambul, que é comandado por Fatih Terim, possui em seu elenco alguns jogadores conhecidos, como Fernando Muslera, Ryan Babel e Arda Turan.
No entanto, o time da capital italiana precisará ter atenção redobrada nos meio-campistas Alexandru Cicaldau e Sofiane Feghouli, alguns dos principais jogadores do Galatasaray neste início de temporada. No setor ofensivo, os centroavantes Baris Yilmaz e Mostafa Abdallah podem colocar a Lazio em perigo ao longo dos 90 minutos.
Maurizio Sarri, comandante da Lazio, terá como principal arma o atacante Ciro Immobile, artilheiro dos aquilotti e jogador de confiança de Roberto Mancini na seleção italiana. O brasileiro Felipe Anderson, que vem reencontrando sua boa forma no calcio, é outro atleta para se ficar de olho no duelo em Istambul.
A última vez que Lazio e Galatasaray se enfrentaram em uma competição internacional foi nos 16 avos de final da edição 2015/16 da Liga Europa. Na ocasião, os italianos superaram os turcos com um placar agregado de 4 a 2, mas foram eliminados na fase seguinte pelo Sparta Praga, da República Tcheca.
Em contrapartida, os dois times não caiam em um mesmo grupo em torneios continentais desde a Liga dos Campeões da temporada 2001/02. Na oportunidade, o Galatasaray venceu a ida por 1 a 0, já a Lazio ganhou do rival turco pelo mesmo placar na volta.
O duelo diante do Galatasaray será uma grande oportunidade para a Lazio melhorar seus registros em jogos de competições continentais, pois o clube italiano venceu somente duas das últimas 10 partidas disputadas. Sarri, por sua vez, é um comandante vitorioso em duelos válidos pela Europa League, com 19 resultados positivos em 25 confrontos.
Na chave C, o Napoli terá uma estreia extremamente dura diante do Leicester City, uma das equipes que conquistou o coração dos fãs da Premier League, principalmente após o inesquecível título da temporada 2015/16. Nesta edição da Liga Europa, a equipe de Brendan Rodgers tentará conquistar pela primeira vez em sua história um campeonato internacional.
O artilheiro Jamie Vardy será a principal atração do Leicester, que também conta em seu elenco com Kelechi Iheanacho, Youri Tielemans e Kasper Schmeichel. No momento, o clube é o nono posicionado do Campeonato Inglês, com seis pontos conquistados nas quatro rodadas já disputadas. Os foxes jogarão em casa pouco tempo depois da derrota por 1 a 0 para o Manchester City.
Os napolitanos irão para o confronto sem o belga Dries Mertens, que está machucado, mas apostarão na eficiência e no apurado faro de gols de Lorenzo Insigne. Os jogadores Matteo Politano e Victor Osimhen deverão formar o tridente ofensivo da equipe comandada por Luciano Spalletti.
O Napoli pegará pela primeira vez em sua história a equipe do Leicester, mas esse será o 21º encontro do clube italiano contra rivais ingleses. O embate acontecerá King Power Stadium, mas os azzurri venceram somente duas das últimas seis partidas disputadas fora de casa na Europa League.
O que pode deixar os torcedores napolitanos mais tranquilos é o bom retrospecto da equipe em jogos válidos pela fase de grupos do torneio continental, considerado uma segunda divisão da Liga dos Campeões. Os italianos foram derrotados apenas uma vez nas últimas 15 partidas.
Na quinta-feira, a Lazio entrará em campo mais cedo, às 13h45 (horário de Brasília). O Napoli, contudo, pegará o Leicester a partir das 16h.
😎 Thursday night football is BACK!
Pick 2 teams to win 🔮👇#UEL pic.twitter.com/4FyPYlyTUq
— UEFA Europa League (@EuropaLeague) September 16, 2021