Nesta quarta-feira (15), o Manchester City recebeu o RB Leipzig em sua casa, o Etihad Stadium, pela primeira rodada do grupo A da UEFA Champions League. Com um total de 9 gols, o jogo, que acabou 6 a 3 para o time mandante, contou com hat-trick, gol contra e cartão vermelho.
🎥 #UCL HIGHLIGHTS 🎥
Watch the best of the action from our entertaining win over RB Leipzig! 🌟
🔷 6-3 ⚫️ #ManCity | https://t.co/axa0klD5re
— Manchester City (@ManCity) September 15, 2021
Primeiro tempo surpreendente
O começo do jogo foi equilibrado, até o Man City conseguir impor, de fato, seu estilo de jogo ao adversário. Aos 16 minutos, a partir de um escanteio cobrado por Jack Grealish, Aké finalizou de cabeça, marcando o 1º gol do City na partida e seu 1º gol na Champions League.
Pressionando muito, com as linhas altas e mantendo a posse de bola, a equipe de Manchester dava perigo ao goleiro Gulácsi. O Leipzig conseguiu criar em alguns momentos, com suas principais chances passando por Dani Olmo e Nkunku.
Logo, aos 28 minutos, a vantagem do City foi ampliada por um gol contra de Mukiele, que tentou interceptar um cruzamento do Kevin De Bruyne com a cabeça, acidentalmente marcando o gol.
O Leipzig, apesar de estar em desvantagem, conseguia construir boas jogadas. André Silva havia conseguido marcar o 1º gol da equipe na partida, mas foi dado o impedimento. Ainda assim, o time continuou trabalhando a partir da roubada de bola e bolas nas costas, até que Nkunku, aos 42 minutos, fez seu primeiro gol da partida, com assistência de Mukiele.
Com os 45 minutos agitados, os acréscimos não deixaram a desejar: Riyad Mahrez, que vinha de uma ótima partida, converteu o pênalti dado ao Manchester City, por desvio da bola com braço. Dessa forma, as equipes saíram de campo para o intervalo com um placar de 3 a 1.
Segundo tempo ainda mais vivo
Apenas 6 minutos após começar a segunda etapa do jogo, Nkunku marca seu 2º gol na partida, de cabeça e livre de marcação, por um cruzamento de Dani Olmo. Porém, Jack Grealish logo amplia novamente para o City. Em um lançamento de Ruben Dias, Grealish domina a bola pelo lado esquerdo do campo, consegue atacar com velocidade, entra na área, dribla e finaliza no ângulo.
Aos 73 minutos, Nkunku consagra seu hat-trick, com assistência de Poulsen. Em um 4 a 3, o jogo parecia continuar vivo, mas João Cancelo fez o 5º gol da equipe de casa.
A superioridade em campo também se tornou numérica, quando José ‘Angeliño’ Tasende levou seu segundo cartão amarelo da partida, por uma falta em cima de Cancelo, e foi expulso.
Para finalizar a partida, Gabriel Jesus, que entrou aos 81 minutos em campo, fez o 6º gol do Man City e o 9º gol dessa partida de Champions League.
Percepções
A equipe de Guardiola, apesar de conseguir executar o estilo de jogo proposto, também sofreu com o problema repetitivo de não conseguir defender em profundidade. Dessa forma, a equipe alemã conseguiu achar seus gols aproveitando espaços na defesa do Man. City e explorando bolas nas costas. Alguns destaques do RB Leipzig foram Nkunku e Dani Olmo.
Mesmo levando 3 gols, foi uma atuação exemplar do time inglês, no geral. Com 6 gols marcados, muita pressão e intensidade impostas durante os 90 minutos, alguns destaques foram Jack Grealish e Riyad Mahrez.
Ficha do jogo
Partida: Manchester City x RB Leipzig
Local: Etihad Stadium, Manchester
Árbitro: Serdar Gozubuyuk
Escalações:
CITY: Ederson; Cancelo, Dias, Aké, Zinchenko; De Bruyne (Foden), Rodri (Fernandinho), B. Silva (Gundogan); Mahrez, F. Torres (Sterling), Grealish (G. Jesus).
LEIPZIG: Gulacsi; Mukiele, Klostermann, Orban, Tasende; T. Adams, Laimer (Haidara); Nkunku (Gvardiol), Dani Olmo (Brobbey), Forsberg (Szoboslai); André Silva (Poulsen).
Gols: Aké (16’), Mukiele (GC, 28’), Nkunku (42’, 51’, 73’), Mahrez (45+2’), Grealish (56’), Cancelo (75’), Gabriel Jesus (85’).
Cartões Amarelos: Zinchenko (12’), Klostermann (45+1’), T. Adams (49’), Tasende (58’, 79’)
Cartão Vermelho: Tasende (79’)