Champions League terá reedição de final e Inter contra Real nesta quarta

Oito partidas válidas pela primeira rodada da fase de grupos da Champions League vão agitar os gramados europeus nesta quarta-feira (15). Um dos principais encontros acontecerá no San Siro, onde a Internazionale vai encarar o Real Madrid. Outro duelo que chama atenção será no Anfield Road, entre Liverpool e Milan.

Além desses dois duelos de titãs, o Atlético de Madrid receberá o Porto no Wanda Metropolitano, na Espanha. O Manchester City, por sua vez, terá pela frente o RB Lepizig. Atenção também para o estrelado time do Paris Saint-Germain, que visitará Club Brugge, da Bélgica.

Besiktas x Borussia Dortmund – 12h45 (Horário de Brasília)

O Borussia Dortmund, da Alemanha, iniciará sua trajetória na Champions League diante do Besiktas, da Turquia, que é a nova casa do meio-campista bósnio Miralem Pjanic. As duas equipes se encontram no grupo C da principal competição de clubes do continente europeu.

A partida não será nada fácil para os alemães, já que o rival turco teve um bom início de temporada e conta com alguns jogadores experientes, como o brasileiro Alex Teixeira, o croata Domagoj Vida e o belga Michy Batshuayi. O BVB também tem suas armas, como o artilheiro norueguês Erling Haaland.

Teixeira, de 31 anos, passou as últimas temporadas no Jiangsu Suning, da China, mas realizou boas apresentações na Champions League com a camisa do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O brasileiro esteve em campo 41 vezes e anotou 11 gols.

Haaland, por sua vez, é uma máquina de marcar gols. O norueguês é o jogador com a maior média de minutos/gols da história da competição, com um tento em média a cada 63 minutos.

O clube treinado por Marco Rose possui um excelente retrospecto contra times turcos na Liga dos Campeões, tendo vencido todos os quatro confrontos diante do Galatasaray. A equipe de Dortmund já encontrou o Besiktas duas vezes em competições internacionais e também ganhou ambas, que foram válidas pela Copa da Uefa da temporada 1989/90.

Sheriff Tiraspol x Shakhtar Donetsk – 13h45 (Horário de Brasília)

Uma das grandes surpresas da atual edição da Champions League é o Sheriff Tiraspol, que conseguiu a façanha de colocar pela primeira vez na história um time da Moldávia na fase de grupos do torneio. No grupo D, o modesto clube pegará o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia..

O Sheriff, que possui em seu elenco os brasileiros Cristiano e Fernando Costanza, é o maior campeão da história do Campeonato Moldávio, com 19 títulos. O clube quer seguir surpreendendo na Liga dos Campeões, mas seu primeiro desafio não será nada fácil.

O Shakhtar é comandado pelo italiano Roberto De Zerbi, uma das grandes sensações dessa nova leva de técnicos do calcio. O clube conta com 11 atletas brasileiros em seu elenco, mas quem vem chamando atenção pelas boas exibições é o jovem centroavante Lassina Traoré, que tem quatro gols marcados em cinco jogos.

Essa será a terceira vez que Shakhtar e Sheriff vão se encontrar em uma partida. Nas outras duas ocasiões, os ucranianos venceram uma e empataram a outra, sendo a última na fase de qualificação da edição de 2003/04 da Champions League.

Club Brugge x PSG – 16h (Horário de Brasília)

Mais uma vez o Paris Saint-Germain estreará na Liga dos Campeões sonhando em conquistar o torneio pela primeira vez em sua história. Com as chegadas de Sergio Ramos, Gianluigi Donnrumma, Achraf Hakimi e Lionel Messi, o clube se reforçou como nunca para tentar faturar o inédito título continental.

O primeiro desafiante do estrelado time do PSG será o Club Brugge, atual líder da liga belga. Essa será a segunda vez que o time do técnico Philippe Clement vai encarar os parisienses na fase de grupos da Champions, depois da temporada 2019/20. Vale ressaltar que os Rouge-et-Bleu venceram por 5 a 0 a última partida disputada contra o rival da Bélgica.

Ao longo da história, o PSG já encarou adversários belgas seis vezes no torneio e não perdeu nenhum confronto, registrando cinco vitórias e somente um empate. Além disso, a poderosa equipe francesa anotou 21 gols e sofreu somente um.

A promessa é de que o Paris Saint-Germain eleve essas estatísticas nesta quarta, já que balançou as redes ao menos uma vez nos últimos 32 jogos da fase de grupos da famosa competição europeia.

O dia será especial para o craque argentino Messi, que pela primeira vez na carreira disputará um jogo de Liga dos Campeões sem ser pelo Barcelona. Além disso, será a 150º aparição do astro no principal torneio de clubes da Europa, torneio que já venceu quatro vezes.

Manchester City x RB Leipzig – 16h (Horário de Brasília)

Vice-campeão da edição passada da Champions, a equipe do Manchester City, do técnico Pep Guardiola, tentará conquistar nesta temporada o inédito título do torneio da Uefa. Para chegar até lá, os Citizens terão pela frente o RB Leipzig, da Alemanha, logo na primeira partida da fase de grupos.

Essa será a primeira vez que City e Leipzig se enfrentarão em uma competição europeia, mas o clube da cidade de Manchester teve um bom retrospecto contra equipes alemãs na temporada passada, com quatro vitórias em quatro jogos, contra Borussia Dortmund e Borussia M’Gladbach.

Outro registro que favorece a equipe de Guardiola é o total de vitórias registradas em jogos válidos pela fase de grupos do torneio. Até o momento, os Citizens estão invictos há 17 confrontos e pretendem aumentar ainda mais o favorável saldo. O último tropeço aconteceu em 2018, contra o Lyon.

Atlético de Madrid x Porto – 16h (Horário de Brasília)

Pelo grupo B da Champions League, Atlético de Madrid e Porto vão se enfrentar no Wanda Metropolitano, na capital espanhola. A partida desta quarta será a nona entre as duas equipes pela competição continental, com três vitórias dos madrilenhos e duas dos portugueses.

Ao que tudo indica, o Atlético de Madrid, atual campeão espanhol, dará muito trabalho na Liga dos Campeões, principalmente com uma linha de frente formada por Luis Suárez, Ángel Correa, Antoine Griezmann e João Félix.

O centroavante francês, uma das novidades do clube de Madri, balançou as redes 21 vezes em 48 jogos disputados na competição pelo Atlético. Na fase de grupos da Champions, Griezmann anotou 22 gols em 29 duelos e poderá aumentar essa estatística diante do Porto.

Vice-campeão da última edição do Campeonato Português, o Porto não possui um registro muito positivo contra adversários espanhóis na Liga dos Campeões. Em 31 partidas disputadas, os Dragões venceram somente nove, mas tentarão passar uma borracha neste retrospecto no Wanda Metropolitano.

Liverpool x Milan – 16h (Horário de Brasília)

Detentores de 13 Liga dos Campeões, Liverpool e Milan realizarão no Anfield Road, na Inglaterra, um verdadeiro duelo de titãs. Os Reds buscam voltar a vencer a competição depois do título da edição de 2018/19, já os rossoneri retornam ao torneio após sete anos de ausência.

Um dos jogadores chaves do Milan ao longo da competição será o sueco Zlatan Ibrahimovic, de 39 anos de idade, que vai trazer muita liderança e poder de fogo na frente das metas adversárias. O centroavante, no entanto, ficará de fora da primeira partida contra os Reds. O francês Olivier Giroud, outro experiente atleta milanista, chegou recentemente e vem causando um ótimo impacto na equipe do descontraído e tranquilo Stefano Pioli.

O Liverpool, de Jürgen Klopp, terá o egípcio Mohamed Salah como grande destaque do seu plantel, principalmente pela velocidade e inteligência do atacante. Outro jogador dos Reds para ficar atento na competição é o jovem Harvey Elliott, que vem ganhando espaço na equipe titular.

É quase impossível ver Liverpool e Milan se enfrentar e não lembrar da histórica final da temporada 2004/05 da Liga dos Campeões, quando os britânicos conseguiram uma espetacular reviravolta e conquistar o título pela quinta vez na história. O duelo de quarta-feira será somente o terceiro encontro entre os dois tradicionais times europeus.

O clube lombardo não tem um registro muito positivo contra rivais ingleses em competições europeias, com somente uma vitória nas últimas 13 partidas disputadas. A única vítima dos milanistas neste período foi o Arsenal, que sofreu uma goleada de 4 a 0 em fevereiro de 2012, pela Liga dos Campeões.

Desde que foi assumido por Klopp, os Reds perderam somente uma das 12 partidas disputadas no Anfield Road pela fase de grupos da Champions. O único clube que conseguiu a façanha de bater o Liverpool em casa foi a italiana Atalanta.

Sporting Lisboa x Ajax – 16h (Horário de Brasília)

O Estádio José Avalade, em Lisboa, será o palco do duelo entre Sporting e Ajax, pelo grupo C da Champions League. A última vez que essas duas equipes se enfrentaram foi na edição de 1988/89 da Copa da Uefa e os portugueses venceram os dois jogos disputados.

O melhor resultado do atual campeão português na Liga dos Campeões foi chegar até nas quartas de final da temporada 1982/83 do torneio continental. Mirando quebrar essa marca, o Sporting apostará na segurança do zagueiro Sebastián Coates, eleito o jogador do ano da equipe de Lisboa em 2020.

Pedro Gonçalves, mais conhecido como “Pote”, é um dos grandes nomes do Sporting para o setor ofensivo. Os bons desempenhos do jogador de 23 anos foram coroados com uma convocação para a seleção de Portugal em junho.

O Ajax, por sua vez, terá como principal arma o sérvio Dusan Tadic, autor de 78 gols e 71 assistências em quase 160 partidas pelo clube holandês. O atleta desempenha muito bem as funções de ponta esquerda e falso nove, tendo grande habilidade em segurar bola e criar oportunidades para seus companheiros de equipe.

Um atleta do lado da equipe de Amsterdã que pode chamar atenção é Ryan Gravenberch, um jovem meio-campista que conquistou o técnico Erik ten Hag por ser muito inteligente, forte fisicamente e habilidoso dentro dos gramados.

Em seus últimos 10 encontros contra times portugueses na Champions League, o Ajax perdeu somente duas e venceu cinco duelos.

Internazionale x Real Madrid – 16h (Horário de Brasília)

Maior vencedor da história da Champions League, o Real Madrid iniciará sua caminhada pelo 14º título diante da Internazionale, time que conseguiu quebrar a hegemonia da Juventus e se tornar campeã do Campeonato Italiano.

Os madrilenhos terão no banco de reservas o italiano Carlo Ancelotti, o homem que guiou o Real Madrid até a tão desejada “La Décima“, no ano de 2014. Além da segurança de Thibaut Courtois no gol, “Carletto” poderá contar com o recém-chegado David Alaba e o eficiente atacante brasileiro Vinícius Júnior.

Apesar das saídas de Achraf Hakimi, Romelu Lukaku e até do técnico Antonio Conte, a Internazionale conseguiu se reforçar para tentar ir longe na Liga dos Campeões. Sob a supervisão de Simone Inzaghi, o time conta com o centroavante Edin Dzeko para guiar os nerazzurri no setor ofensivo.

O criativo Nicolò Barella, de 24 anos, será o principal nome do setor de meio de campo da Inter de Milão. O atleta disputou 46 jogos na temporada passada e também ajudou a seleção da Itália a conquistar a última edição da Eurocopa.

Essa foi a segunda edição consecutiva da Champions que Inter e Real são sorteados no mesmo grupo do torneio, tendo o clube de Madri vencido os dois confrontos na temporada passada, inclusive com um placar de 2 a 0 no San Siro. Essa foi a única vez em torneios internacionais que os merengues conseguiram deixar o histórico estádio italiano com três pontos contra os nerazzurri.

SHARE