UEFA Champions League: terça-feira de jogos terá grande clássico, atuais campeões e CR7 em campo

Nesta terça-feira (14), a UEFA Champions League estará de volta com sua fase de grupos. Após as fases preliminares, as grandes equipes começam sua caminhada em busca do troféu mais valioso do mundo. Sendo assim, no primeiro dia de jogos, teremos os confrontos das chaves E,F, G e H, com alguns destaques. Sobretudo para o grande duelo entre Barcelona x Bayern de Munique, a reestreia de Cristiano Ronaldo na competição pelo Manchester United e o atual campeão Chelsea. Confira abaixo todas as partidas do dia.

UEFA Champions League – Fase de Grupos – 1ª rodada

Grupo E

Barcelona x Bayern de Munique

Nada melhor do que um grande jogo entre duas equipes multicampeãs da UEFA Champions League para abrir a fase de grupos da competição. Barcelona e Bayern de Munique chegam em momentos distintos de suas histórias ao duelo. Primeiramente, o time espanhol vai iniciar seu primeiro torneio europeu após a saída de Messi, em um processo de reconstrução de elenco com Ronald Koeman. O técnico holandês conta com a boa fase de seus jogadores conterrâneos Depay e Frenkie De Jong, para surpreenderem os alemães.

Por outro lado, o Bayern vem de uma goleada em cima do Leipzig pela Bundesliga, com um bom início de temporada na Alemanha, atrás apenas do Wolfsburg. O trabalho de Julen Nagelsmann terá seu primeiro grande teste contra o Barcelona. A partida será no Estádio Camp Nou.

Os alemães levam vantagem histórica no confronto. São 11 jogos, com sete triunfos do Bayern, contra apenas dois do Barcelona, além de dois empates. Além disso, será a primeira vez que as duas equipes se enfrentam desde o histórico 8 x 2 do time da baviera sobre os catalães, na Liga dos Campeões 2019/20.

Dinamo de Kiev x Benfica

Ucranianos e portugueses fazem a outra partida do grupo no Estádio Olímpico de Kiev. A saber, o Benfica começou muito bem a temporada. A equipe comandada por Jorge Jesus conseguiu cinco vitórias nos cinco primeiros jogos do Campeonato Português, e foi muito bem nas fases preliminares da competição europeia. Por outro lado, o Dinamo de Kiev é o atual campeão ucraniano, desbancando uma grande hegemonia do Shakhtar Donetsk, e mostra um time competitivo.

Além disso, a equipe ucraniana é comandado pelo técnico Mircea Lucescu, que chega a sua 16ª edição de UEFA Champions League. Apenas Carlo Ancelotti participou de mais edições da competição como técnico. Enfim, os dois clubes já se enfrentaram em quatro ocasiões, com três vitórias do Benfica e uma do Dinamo.

Grupo F

Young Boys x Manchester United

Será uma partida muito especial que acontecerá no Stade de Suisse. Young Boys x Manchester United marcará a reestreia de Cristiano Ronaldo pelo clube inglês na UEFA Champions League. Pelos Red Devils, CR7 foi duas vezes finalista do torneio, levando o título da temporada 2007/08 contra o Chelsea, inclusive marcando gol na final. Além do destaque do jogador português, os comandados de Ole Gunnar Solskajer começaram bem na Premier League, dividindo a liderança com Chelsea e Liverpool. Por outro lado, os suíços estão na 4ª posição do campeonato local.

Young Boys e Manchester United se enfrentaram duas vezes na história, com duas vitórias inglesas, na fase de grupos da UEFA Champions League 2018/19. Além disso, Cristiano Ronaldo pode se tornar o jogador com o maior número de partidas na competição, ao lado de Iker Casillas, com 177 jogos.

Villarreal x Atalanta

No outro confronto do Grupo F, as duas equipes que provavelmente brigarão pela segunda vaga nas oitavas, se enfrentam. Villarreal e Atalanta tem se apresentado como boas equipes nos últimos anos, em suas ligas, e tem tudo para fazerem um bom jogo. Primeiramente, o Submarino Amarelo volta a competição europeia, após conquistarem a UEFA Europa League na última temporada. Foi o primeiro título de maior expressão do clube espanhol em sua história.

Já a Atalanta encanta com seu futebol vistoso e competitivo, chegando a sua terceira edição de Champions League consecutiva, e brigando no topo do Campeonato Italiano. Entretanto, as duas equipes começaram a temporada de forma irregular. Os espanhóis possuem três empates em La Liga, com um jogo a menos. Já os italianos tem quatro pontos em três jogos na Serie A, e ainda não venceram em casa.

Enfim, será a primeira vez na história que Villarreal e Atalanta se enfrentam.

Grupo G

Lille x Wolfsburg

Lille e Wolfsburg fazem um confronto muito interessante pelo Grupo G. Dessa forma, franceses e alemães iniciaram a temporada em momentos distintos. O time alemão lidera a Bundesliga com quatro vitórias em quatro jogos, numa sequência muito boa do técnico Mark van Bommel. Por outro lado, após uma reformulação com saída de jogadores importantes e mudança no comando técnico, os franceses estão muito abaixo do esperado, com apenas uma vitória do atual campeão francês na Ligue 1.

Enfim, será apenas o terceiro jogo na história entre Lille e Wolfsburg. Nas duas últimas partidas pela UEFA Europa League 2014/15, uma vitória alemã e um empate.

Sevilla x Salzburg

Sevilla e Salzburg se enfrentam no outro jogo do Grupo G, no Estádio Ramon Sanchez Pizjuan, na Espanha. A saber, as duas equipes começaram bem a temporada nos seus campeonatos nacionais. Primeiramente, os espanhóis estão na 6ª posição de La Liga, com um jogo a menos, e duas vitórias em um empate. Já os austríacos lideram a Bundesliga de seu país com sete vitórias em sete jogos. Além disso, o Salzburg vem dando trabalho nas últimas fase de grupos de UEFA Champions League.

Sevilla e Salzburg se enfrentaram apenas duas vezes na história, pela Copa da UEFA (atual UEFA Europa League) de 2008/09, com duas vitórias espanholas.

Grupo H

Chelsea x Zenit

No Grupo H, estão nada mais, nada menos que os atuais campeões europeus. Dessa forma, o Chelsea estreia diante de seu torcedor no Stamford Bridge, e começa sua caminhada em busca do tricampeonato europeu. Com isso, pega o Zenit, atual campeão russo, com quatro brasileiros: Malcom, Claudinho, Douglas Santos e Wendel. Porém, o desafio dos russos será grande. Além da base campeã europeia, o Chelsea se reforçou muito bem, e trouxe nomes como Lukaku e Saúl. Enfim, os Blues ainda dividem a liderança da Premier League com Manchester United e Liverpool.

Por outro lado, o Zenit também lidera seu campeonato local com cinco vitórias e dois empates, em sete jogos, e pode dar trabalho aos comandados de Thomas Tuchel. Porém, os russos não venceram suas últimas sete partidas de UEFA Champions League, enquanto o Chelsea está invicto na competição há 11 jogos.

Será a primeira vez que Chelsea e Zenit se enfrentarão em uma competição europeia.

Malmo x Juventus

Malmo e Juventus marcará a primeira partida do clube italiano sem Cristiano Ronaldo na competição europeia. Além disso, será o retorno de Massimiliano Allegri ao comando da equipe bianconeri na UEFA Champions League. Sob o comando do italiano, a Juventus alcançou duas finais em 2015 e 2017. Entretanto, o momento é outro. O clube ainda não venceu na Serie A, e vem de duas derrotas seguidas contra Empoli e Napoli, o que já gera uma pressão inicial por resultados.

Por outro lado, o Malmo passou pelas fases preliminares da Champions League e é o terceiro colocado no campeonato sueco. O clube possui apenas duas vitórias na história da competição europeia. Enfim, as duas equipes já se enfrentaram duas vezes, com dois triunfos dos italianos.

SHARE