Mais uma derrota da Juve, empate da campeã Inter e três times ainda com 100% de aproveitamento. Enfim, a 3ª rodada da Serie A foi bem movimentada e reservou algumas boas partidas. Além disso, o fim de semana de futebol na Itália ainda teve goleada e recorde de Bremer, jogador brasileiro que marcou mais um gol com a camisa do Torino. Quer saber mais sobre o que de melhor aconteceu no Calcio? O MondoSportivo Brasil traz um resumo das dez partidas que agitaram a rodada mais recente do Campeonato Italiano.
Napoli 2 – 1 Juventus
No Estádio Diego Armando Maradona, Konstantinos Manolas quase colocou tudo a perder para o Napoli. Isso porque o zagueirão falhou logo no início do jogo, entregando a bola nos pés de Álvaro Morata. O atacante da Juventus não desperdiçou o presente e abriu o placar. No entanto, o time da casa reagiu. Com um bom segundo tempo – e uma atuação apática da Juve – os napolitanos conseguiram a virada.
Primeiro, com Politano, que aproveitou rebote de Szczesny após chute de Insinge. Mais uma falha do goleiro polonês neste começo do campeonato, e que custou caro, já que a cinco minutos do fim, a virada aconteceu. Depois de cobrança de escanteio, Moise Kean cabeceou para o lado errado, o goleiro da Juve ainda salvou, mas não evitou o gol de Koulibaly no rebote. No fim, um prêmio ao time que mais buscou o resultado.
Esta foi a primeira virada do Napoli contra a Juventus desde 2010. De quebra, o time de Luciano Spalletti segue com aproveitamento perfeito em três partidas até aqui. O mesmo, porém, não pode ser comemorado pela Vecchia Signora. que ainda não venceu nesta Serie A: somente a segunda vez em 52 anos que isso acontece após três partidas com o time de Turim. Parece que a saída de Cristiano Ronaldo abalou, de fato, o elenco. Amplamente dominada, a Juventus, hoje, não se coloca como favorita ao título.
É claro que este panorama ainda pode mudar, pois o time tem bons jogadores. Entretanto, o começo de jornada é desastroso. Já o Napoli mostrou resiliência e determinação. Atacando o tempo todo, foi capaz e quebrar uma escrita contra a rival bianconera. Sem golear, mas mostrando muita efetividade até aqui, o time do sul da Itália mostra que, mais uma vez, vai brigar no topo da classificação.
📊 @Lor_Insigne completou ontem 4️⃣0️⃣0️⃣ jogos com a nossa camisa 👏
O capitano é o quarto jogador a atingir a histórica marca, ficando atrás só das feras Hamsik (520), Bruscolotti (511) e Juliano (505) 😍
💙 #ForzaNapoliSempre pic.twitter.com/zpncUOiAlI
— SSC Napoli Oficial (@sscnapoli_br) September 12, 2021
Atalanta 1 – 2 Fiorentina
Em Bérgamo, Atalanta e Fiorentina fizeram um duelo movimentado e com três pênaltis. Sim, podemos dizer que a vitória da Viola é uma surpresa por conta do histórico recente – o time de Florença não vencia a rival em Serie A desde 2016. No entanto, para quem viu o jogo, a sensação é de um resultado justo diante do que foi apresentado. A verdade é que a Atalanta viveu uma jornada ruim.
O time da casa finalizou apenas uma vez em todo o primeiro tempo. Este baixo número jamais havia acontecido sob a gestão de Gianpiero Gasperini (que completou 450 jogos de Campeonato Italiano). A Dea teve um gol anulado, é verdade, e que poeria ter mudado o panorama do confronto. Do outro lado, a Fiorentina soube acalmar os ânimos após o susto e construiu o placar aos poucos.
Marcando bem e roubando bolas no campo de ataque, a Viola encurralou a Atalanta. O time de Vincenzo Italiano mostrou muita objetividade e, assim, conseguiu chegar à área adversária com perigo. Em dois destes contra-ataques, ambos os pênaltis para os visitantes. Dusan Vlahovic, que vem se mostrando um grande cobrador, não desperdiçou e colocou o 2 a 0 no placar. O sérvio tem aproveitamento perfeito em penalidades na Serie A: 9 de 9.
Contudo, a Atalanta voltou ao jogo também através de um pênalti. Duván Zapata marcou e se tornou o segundo maior artilheiro o time de Bérgamo na Serie A. Só que aí apareceu Pietro Terracciano. O goleiro da Viola pegou tudo e evitou o empate. No fim, um resultado excelente para a equipe visitante, que parece estar vivendo um novo momento, de fato. Para a Atalanta, vale ligar o sinal amarelo. É preciso melhorar, se a equipe tiver pretensões ousadas nesta temporada.
Sampdoria 2 – 2 Inter
Embora tenha tido a vantagem em duas oportunidades, a Inter não consguiu voltar para casa com uma vitória diante da Sampdoria. O jogo, que aconteceu na manhã de domingo (12) aqui no Brasil, foi bem divertido e movimentado. Os gols da atual campeã italiana foram, ambos, golaços! Primeiramente com Dimarco, cobrando falta no ângulo. Depois, Lautaro Martínez, completando jogada linda de Barella.
Este, inclusive, foi o terceiro jogo seguido com assistência do italiano – e com gol do atacante argentino. Só que, apesar das virtudes mostradas no ataque, a Internazionale falhou lá atrás. Yoshida aproveitou bagunça na área e finalizou para o gol. A bola ainda desviou em Dzeko e entrou devagarinho na meta de Handanovic.
Já na seguna etapa, Augello marcou de forma parecida com Lautaro Martínez – cruzamento da esquerda e chute de primeira, com muita felicidade. Com o 2 a 2 no placar, a partida ficou ainda mais aberta. Com isso, ambas as equipes tiveram suas chances de conseguir a vitória, mas esbarraram na falta de capricho ou na intervenção providencial da zaga. No fim, o placar se manteve o mesmo.
A torcida em Gênova vibrou, embora a Samp ainda não tenha vencido na temporada. É necessário, porém, analisar a difícil tabela da equipe até aqui, enfrentando Milan e Sassuolo. Já a Inter amarga o tropeço, que deixa o time dois pontos atrás dos líderes. Nada demais, é fato, para este início de temporada. Entretanto, alguns pequenos erros já podem ser identificados desde já pelo treinador Simone Inzaghi.
Torino 4 – 0 Salernitana
No norte da Itália, o Torino, enfim, desencantou. Após duas derrotas nas primeiras duas rodadas, a equipe grená conseguiu uma bela vitória, de goleada, contra a recém promovida Salernitana. Os gols foram marcados por quatro jogadores diferentes: Sanabria, Bremer, Pobega e Lulic. No geral, domínio amplo do time da casa, que demorou para abrir o placar, mas depois conseguiu conduzir bem o jogo.
O destaque fica com o brasileiro Bremer. Desde o início da temporada 2019-20, ele é o defensor com mais gols em toda a Serie A. Foram seis gols marcados por Bremer neste período. Certamente, o zagueiro de 24 anos é uma das boas revelações do Campeonato Italiano nos últimos anos. Não só por sua competência na função, mas também pelos gols anotados a favor do Torino.
Enfim, um respiro para o Toro, que somou os primeiros pontos no torneio. A Salernitana, porém, segue zerada – e com um desempenho defensivo aterrorizante. Isso porque a equipe de Salerno, que anunciou a contratação de Franck Ribéry, sofreu 11 gols em três jogos. Ou seja, um recorde negativo na história do Campeonato Italiano, ao menos na era dos três pontos por derrota. Mesmo ainda muito cedo, já é preciso ligar o sinal de alerta na Salernitana, uma forte candidata ao rebaixamento nesta temporada.
Monday, we’re ready for ya 🤙🇧🇷#SFT pic.twitter.com/Az9ZzSgZbE
— Torino Football Club (@TorinoFC1906_En) September 13, 2021
Milan 2 – 1 Lazio
Em jogo de retornos para o Milan, o atual vice-campeão italiano fez uma boa apresentação e venceu a Lazio, uma rival direta na tabela. Rebic pode ser considerado um dos nome do jogo, pois distribuiu duas assistências bem valiosas – saindo um pouco de sua característica. A primeira contou com grande jogada de Rafael Leão, que iniciou e concluiu o lance com categoria. Já no segundo tempo, Rebic serviu Zlatan Ibrahimovic que, embaixo das traves, só completou para o gol vazio.
Por falar em Ibrahimovic, este foi o primeiro gol do sueco em 175 – desde março, contra a Fiorentina. O veterano esteve lesionado e retornou, justamente, contra a Lazio. No entanto, Ibra será poupado no meio de semana contra o Liverpool, pela Liga dos Campeões, por precaução, após sentir dores do tendão de aquiles. Esperamos que os problemas físicos deixem o sueco em paz ao longo da temporada.
Outro que retornou foi Franck Kessié, estreando na atual temporada da Serie A. O marfinense perdeu um pênalti, com o placar ainda em 1 a 0, mas para sua sorte o erro não comprometeu. No fim, mais uma atuação segura do Milan, implacável no ataque e sem ser vazado lá atrás. Até aqui, o time segue bem equilibrado. Não à toa, é líder (junto de Roma e Napoli) com nove pontos. Agora, o foco se volta para o reencontro tão esperado com a Champions League.
A nota triste do duelo fica por conta de cantos racistas entoados pela torcida visitante, da Lazio, no Estádio San Siro. Os insultos teriam sido realizados pelos torcedores organizados durante a entrada de Bakayoko no lugar de Kessié, aos 16 minutos da 2ª etapa. O Milan anunciou oficialmente que decidiu apresentar uma reclamação formal ao Ministério Público Federal da Itália para que o caso seja apurado.
HISTÓRICO 💥
Primeira vez que vencemos os 𝟯 𝗽𝗿𝗶𝗺𝗲𝗶𝗿𝗼𝘀 𝗷𝗼𝗴𝗼𝘀 da Serie A em duas temporadas consecutivas 🔥✅#SempreMilan #MilanLazio pic.twitter.com/50dPOrCNlc
— AC Milan BR (@acmilanbr) September 12, 2021
Roma 2 – 1 Sassuolo
No jogo de número 1000 na carreira de José Mourinho, mais uma vitória na conta o treinador (a 638ª). Mas o triunfo não foi nada fácil. Diante do bom time do Sassuolo, a Roma criou, mas também sofreu. Certamente, o placar de 2 a 1 não condiz com o abundante número de finalizações de ambos os lados.
Teve bola na trave, Rui Patrício fechando o gol e um impedimento salvador no finzinho do jogo. Brian Cristante abriu o placar após uma bela jogada ensaiada em cobrança de falta. No segundo tempo, Djuricic empatou, aproveitando ótima jogada de Berardi pela ponta direita. Daí em diante, o que se viu foi um show de oportunidades desperdiçadas. O próprio Berardi parou no goleiro da Roma, e o Sassuolo acabou pagando um preço caro.
Aos 45 minutos da etapa final, El Shaarawy acertou um chute belíssimo, que ainda beliscou o poste antes de entrar. Os visitantes marcaram com Scamacca logo depois, mas o lance acabou invalidado. Uma vitória “na conta do chá” para Mourinho e companhia, que coloca a Roma na primeira posição da tabela devido ao saldo de gols. Ou seja, um excelente início de trajetória para uma equipe que decepcionou no último campeonato.
Ainda há algumas correções de rota, principalmente na defesa. No entanto, o futebol apresentado pelos giallorossi até aqui é infinitamente melhor que o de dois meses atrás. Isso, claro, é proporcionado por conta do bom mercado feito pelo clube, aliado as ideais de Mourinho. Resta saber se o casamento entre a Roma e o português seguirá sendo frutífero. Se sim, temos uma grande candidata ao título da Serie A.
Outras Partidas
A rodada da Serie A ainda contou com mais quatro partidas no fim de semana e na segunda-feira. Vale destacar a Udinese, que venceu novamente e, com isso, chegou aos sete pontos. Trata-se, portanto, de um bom começo de temporada para um time que brigou lá embaixo na última. O Bologna, aliás, vive roteiro semelhante, também com sete pontos após bater o Verona (que perdeu as trâs até aqui) por 1 a 0.
No mais, outras duas vitórias de visitantes. O Venezia ganhou a primeira diante do Empoli, e o Genoa buscou resultado importante, contra o Cagliari, na Sardenha. Destaque para Mohamed Fares, autor de dois dos três gols do Genoa, e integrante da seleção da rodada segundo o site SofaScore. Abaixo, o restante dos resultados desta 3ª rodada da Serie A.