David Luiz: a peça que faltava ao Flamengo

A torcida pediu, fez campanha, movimentou as redes sociais, pautou programas esportivos, e foi atendida. Depois de semanas de angústia e ansiedade, David Luiz finalmente assinou contrato e será jogador do Flamengo até dezembro de 2022. Uma contratação que preenche uma importante lacuna no já fortíssimo elenco rubro-negro.

A exemplo de outras grandes contratações de atletas com histórico na Europa (Rafinha e Filipe Luís), a vinda de David Luiz também não foi simples. A falta de grandes projetos esportivos no Velho Continente certamente pesou na decisão do zagueiro de 34 anos, mas não há como negar: a torcida do Flamengo mais uma vez “entrou em campo” e teve papel preponderante no aspecto emocional. O próprio jogador revelou a pessoas próximas que ficou sensibilizado com o carinho da Nação.

A chegada de David Luiz muda o patamar da zaga do Flamengo. Com as constantes lesões de Rodrigo Caio, único zagueiro tecnicamente confiável do elenco rubro-negro, ficou escancarada a necessidade da contratação de um defensor que chegasse para resolver os problemas defensivos da equipe. Alguém com estofo, com experiência e qualidade suficientes para suprir as carências do setor mais fragilizado do Flamengo desde a saída de Pablo Marí.

E David Luiz tem todos esses predicados. Jogador com uma carreira sólida na Europa, acostumado a atuar em grandes ligas e, principalmente, um vencedor. Ninguém fica 14 anos atuando em solo europeu sem qualidade. David Luiz atuou por Benfica, Chelsea, PSG e Arsenal. Foi campeão em todos, tendo em seu currículo diversos títulos nacionais, além de uma Liga dos Campeões e duas Liga Europa (os três títulos conquistados pelo clube azul de Stamford Bridge).

David Luiz também teve boa passagem pela Seleção Brasileira, com 57 jogos disputados, três gols marcados e o título da Copa das Confederações 2013. O zagueiro ficou muito marcado na Copa de 2014, após o fatídico 7 a 1 para a Alemanha, mas vinha fazendo bom Mundial até a terrível goleada sofrida para os alemães na semifinal da competição, onde foi o capitão da equipe.

Ainda que esteja em fase descendente da carreira e sem propostas da principal prateleira do futebol mundial, David Luiz é um zagueiro muito acima da média para os padrões do futebol brasileiro. É um jogador acostumado a levantar taças, que se cuida bastante e que tem tudo para se destacar em seu país natal. Zagueiro construtor, de ótima velocidade, explosão e que tem o passe entrelinhas, David Luiz ainda conta com uma arma que será muito bem-vinda ao Flamengo: a bola parada.

Outro fator determinante para o provável sucesso de David Luiz no Brasil: ele vai jogar no Flamengo. Um clube recheado de estrelas, acostumado a grandes conquistas e com sede de novas glórias. Chegando a um clube com padrão europeu, o zagueiro não deve demorar a se adaptar ao Rubro-Negro e vai trazer equilíbrio e segurança à zaga do Flamengo. Pode, ainda, formar a melhor dupla de zaga do futebol brasileiro, ao lado de Rodrigo Caio.

Costumo dizer que contratação só é reforço quando entra em campo e faz valer a alcunha, mas não resta dúvida do tamanho da contratação de David Luiz pelo Rubro-Negro carioca. Uma contratação bombástica e midiática. E assim o Flamengo encerra sua janela de contratações com chave de ouro e com requintes de crueldade. Com os adversários.