Como Sabitzer se encaixa no Bayern de Munique?

Marcel Sabitzer é o novo reforço do Bayern de Munique para a temporada. O meio-campista austríaco, de 27 anos, assinou um contrato até 2025 e é mais um jogador que sai do RB Leipzig para se juntar ao Gigante da Baviera.

Visando o peso desta contratação e a possível estreia diante do seu ex-clube no próximo sábado (11), o MondoSportivo Brasil resolveu trazer este texto especificando algumas características do jogador e como ele pode ser encaixado em seu novo clube.

ROSTOS CONHECIDOS

Primeiramente, é bom ressaltar que Sabitzer não chegará totalmente deslocado no time. O técnico Julian Nagelsmann e o zagueiro Upamecano fizeram o mesmo caminho do austríaco nesta janela de transferências e podem ser peças primordiais para sua adaptação inicial.

Além disso, a chegada dele também passa muito pela influência do novo comando da equipe. Nagelsmann usou muito o jogador durante os tempos de Leipzig e o tinha como a espinha dorsal da equipe.

PERFIL DO JOGADOR

Sabitzer já atuou nas mais diversas posições do meio pra frente em sua carreira. Meia atacante, meia esquerda, meia direita, ponta e até atacante são algumas das funções que o austríaco já executou, porém, se destacou e elevou seu nível atuando como o meia central no sistema do RB Leipzig. Seja como um volante solitário ou acompanhado por alguma dupla no centro do campo, Sabitzer dominava o setor na maioria dos jogos.

Foi o homem de confiança de Nagelsmann durante muito tempo e essencial para fazer com que seu sistema funcionasse. Seu bom passe, sua capacidade de ditar o ritmo do jogo e direcionar os ataques da equipe eram primordiais para um time que buscava atacar através de sua posse de bola. E quando o time buscava ser mais reativo, Sabitzer também entregava em seus bons lançamentos e passes longos para acionar os atacantes em velocidade.

Apesar de não ser sua função principal, Sabitzer também foi, em muitas vezes, o cara do último passe ou até mesmo da finalização das jogadas. Seu bom chute de longa distância é outra característica que merece ser exaltada. Em sua passagem pelo Leipzig foram 229 jogos, 52 gols e 42 assistências, números bem relevantes para um jogador que não pisa tanto na grande área adversária, como podemos ver no mapa de calor abaixo:

Sabitzer dados SofaScore
Foto: SofaScore

Ainda de acordo com os números do sofascore.com podemos ressaltar outra valência do jogador: seu bom trabalho defensivo. Além de agregar muito no momento com a bola, Sabitzer é um verdadeiro cão de guarda quando precisa. Seus 49 desarmes e suas 241 bolas roubadas em 39 jogos chamam muita atenção. Basicamente, em média, ele teve 7,3 ações defensivas por jogo se contarmos apenas estes números. E quando isso se alia aos 41 passes decisivos, conseguimos entender o quão diferente é esse jogador e porquê Nagelsmann fez tanta questão de levá-lo junto com ele para a Baviera

ONDE SE ENCAIXA? 

Apesar de ser um exímio jogador, como mostram seus números, Sabitzer não chega para ser titular absoluto, até porque estamos falando de uma equipe como o Bayern de Munique.

Os bávaros têm seu jogo muito bem estabelecido no 4-2-3-1. Hansi-Flick utilizou esta formação durante toda a sua passagem e, ao que parece, Nagelsmann não fará questão de mudar. 

Nesse cenário, a melhor posição para Sabitzer seria no lugar de algum dos dois volantes que atuam atrás dos meias mais ofensivos. Porém, esses lugares pertencem a jogadores muito importantes no atual sistema de jogo do Bayern, Kimmich e Goretzka

Em termos de características, o austríaco se aproxima mais de Kimmich, mas devido a tamanha relevância e importância que o alemão atingiu, além de ser um dos líderes do elenco, é muito improvável que seja feita alguma mudança nesta posição.

Goretzka já é um jogador totalmente diferente. Mais físico e robusto, este tem por função ser o cara que ataca a área com e sem a bola no momento ofensivo e ser um dos pilares da marcação alta da equipe no momento defensivo. Sua força física e seu bom condicionamento o ajudam demais em ambas as funções que exigem muito fôlego. Além disso, completa muito bem seu companheiro de setor, Kimmich, e está totalmente sintonizado na forma do time jogar. 

Dito isto, é difícil acreditar que Sabitzer chegará sendo titular. Entretanto, há variações táticas que podem promover sua entrada ao time. 

Uma delas é caso Nagelsmann queira optar por um time mais controlador e basear seus ataques através de um jogo mais cadenciado, com a posse de bola. Dessa forma, sua entrada poderia vir no lugar de Goretzka, já que para este tipo de jogo, suas valências são mais necessárias do que a do alemão. Kimmich e Sabitzer dentro deste sistema de jogo podem se tornar uma baita dupla.

Outra opção, porém mais improvável e agressiva, é uma eventual mudança no esquema do Bayern. Como Nagelsmann utilizava muito um sistema com três zagueiros no Leipzig, nada impede que faça o mesmo em seu novo clube. Com algumas opções para a zaga e laterais que fazem muito bem a função de terceiro zagueiro (Lucas Hernández e Pavard), esta pode ser uma opção viável. E, através disso, Kimmich pode atuar pela ala direita, posição em que jogava na Alemanha de Joachim Löw, e abrir espaço para Sabitzer no meio.

FOI UMA BOA CONTRATAÇÃO?

Como foi dito anteriormente, não dá pra saber se Sabitzer chega como um possível titular, e a tendência é que não. No entanto, isso não torna sua contratação um negócio ruim.

Ele chega para um setor do campo em que o Bayern tem tido muitas dificuldades para substituir nos últimos anos. Tolisso, Marc Roca e até mesmo Thiago foram algumas opções que não conseguiam entregar regularidade e nem suprir a ausência da dupla titular (Kimmich e Goretzka). Além disso, outras peças que podiam compor o meio de campo como Alaba e Javi Martínez, deixaram o clube nesta janela.

Portanto, podemos afirmar que a chegada de Sabitzer agrega muito ao Bayern e certamente será benéfica. Vale ressaltar que o preço pago no jogador também deve entrar nessa análise de contratação. Por estar próximo do fim de contrato, o austríaco foi negociado por apenas 15 milhões de euros, um valor irrisório para os dias atuais tendo em vista a qualidade do jogador. Ademais, mais uma vez o Bayern se reforça e desfalca seus principais rivais na Alemanha ao mesmo tempo.

Então, seja como possível titular ou um reserva de luxo, podemos afirmar que foi uma ótima adesão para o clube da Baviera. Seu talento e sua ótima relação com o técnico tem de tudo para serem primordiais nesta nova etapa de sua carreira.

Foto: sofascore.com