Técnico da Roma, José Mourinho completará 1000 jogos como treinador

Um dos comandantes mais vencedores da história do futebol mundial, o português José Mourinho vai atingir uma impressionante marca em sua carreira no domingo (12). Na partida entre Roma e Sassuolo, válida pela terceira rodada da Serie A do Campeonato Italiano, o “Special One” completará 1000 jogos como treinador.

Atualmente na Roma, Mourinho alcançará a expressiva marca no histórico Estádio Olímpico. Com 100% de aproveitamento desde a chegada do comandante português, os giallorossi irão ver a quinta partida de Mou no clube da capital italiana.

Em Roma, Mourinho tentará deixar para trás a fraca passagem pelo Tottenham, que terminou sem títulos. O time italiano apostou na experiência do português para voltar a ter um maior protagonismo no cenário da liga italiana, tanto que a chegada do comandante causou um bom impacto.

Após uma boa janela de transferências, a Roma venceu as duas primeiras rodadas da Serie A e ocupa a terceira colocação do torneio, atrás somente da rival Lazio e da atual campeã Internazionale, que também estão com 100%. Os torcedores da equipe também estão vendo os recém-chegados Tammy Abraham, Rui Patrício e Matías Viña se encaixarem perfeitamente no elenco giallorosso. O time ainda conquistou duas importantes vitórias sobre o Trabzonspor, da Turquia, pela Conference League.

Mourinho tem uma grande identificação com o futebol italiano, tanto que venceu duas ligas nacionais e uma Champions League pela Internazionale, sem esquecer do seu bom início de trabalho na Roma. Na terra do calcio, o português se tornou o técnico que atingiu mais rapidamente a marca de 50 vitórias na Serie A na era dos três pontos.

Não satisfeito, Mourinho é atualmente o segundo treinador com a maior média de pontos (2.21) da elite do Campeonato Italiano, atrás somente de Antonio Conte, que soma 2.26. O português atingiu a marca em 78 confrontos, contra os 203 do ex-comandante da Inter de Milão.

O “Special One” também irá em busca de outros dois recordes no futebol italiano, sendo um deles o de atingir a maior marca de resultados positivos jogando em casa. Contando suas passagens por Inter e Roma, Mou registra 39 vitórias atuando em seu domínios e poderá chegar na 40º diante do Sassuolo, sua partida número 1000 da carreira. Em sua frente está apenas Massimiliano Allegri, da Juventus, com 41.

No especial confronto contra os neroverdi, Mourinho também poderá alcançar uma marca inédita em sua trajetória como treinador. Se vencer o Sassuolo, o português registrará pela primeira vez na carreira cinco vitórias nos cinco primeiros jogos no comando de um clube.

Mourinho, que fechou um vínculo válido por três anos com a Roma, declarou em sua chegada que os torcedores do clube da capital muito provavelmente poderão comemorar “alguma coisa” até o final deste período. Ainda é incerto dizer o que, mas o português trouxe muitas esperanças positivas para os giallorossi.

Trajetória

A carreira de sucesso de Mourinho não teve início de maneira imediata. Natural de Setúbal, José Mário dos Santos Mourinho Félix começou sua trajetória como técnico na temporada 2000/01, quando assumiu o comando do Benfica. Após uma rápida passagem pelos Encarnados, ele realizou um bom trabalho no modesto União Leiria. No entanto, chamou atenção do Porto, que o contratou na metade da edição de 2001/02 do Campeonato Português.

Com André Villas-Boas como assistente, Mourinho ganhou muita notoriedade a partir do seu trabalho em Porto. Além de conquistar duas ligas nacionais, uma Copa de Portugal e uma Supercopa de Portugal, o comandante ajudou sua equipe a faturar pela segunda vez na história uma Liga dos Campeões.

O português ainda teve passagens de sucesso por Chelsea, Internazionale e Real Madrid, tendo conquistado 16 títulos em sua aventura por essas três equipes, como três Campeonatos Ingleses, dois Campeonatos Italianos, um Campeonato Espanhol e uma Champions League. No Manchester United, apesar de não ter vencido nenhuma Premier League, faturou uma Liga Europa.

Entre todos esses títulos, Mourinho alcançou uma marca muito expressiva em sua carreira, que é o de ter vencido ao menos uma liga nacional em todos os países onde treinou: Portugal, Itália, Inglaterra e Espanha.

O “Special One” foi nomeado em 2015 pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) como o treinador português do século, sem contar as premiações de melhor técnico do mundo pela Fifa, Uefa e Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

Dono de uma personalidade muito forte e um grande conhecedor tático, o estilo de Mourinho atraiu muitos fãs ao redor do planeta, principalmente das equipes onde obteve sucesso. Em Roma, mesmo que seu trabalho esteja no início, o português já caiu nas graças de muitos romanistas, fazendo todos começarem a sonhar que é possível conquistar pela quarta vez o Campeonato Italiano.