O Chelsea conseguiu fechar a contratação de Saúl Ñíguez restando dois minutos para a janela de transferências e o prazo para registrar novos contratos se fecharem. O espanhol de 26 anos chega do Atlético de Madrid, onde esteve desde as categorias de base. Saúl era a peça que faltava para o elenco de Thomas Tuchel.
Buenos días! 😁#HolaSaul 🇪🇸 pic.twitter.com/bhRWlzhM08
— Chelsea FC (@ChelseaFC) September 1, 2021
O Chelsea tinha apenas três opções confiáveis para o meio de campo antes da janela se encerrar: os titulares Kanté e Jorginho, além de Kovacic, o 12º jogador do time. Com chegada de Saúl, Tuchel passa a ter mais uma opção no banco de reservas e poderá mexer mais no time titular sem alterar tanto a estrutura que encaixou e funciona muito bem desde a chegada do treinador alemão.
O melhor meio-campista da última Champions League e um dos melhores volantes do mundo há alguns anos, Kanté vem sofrendo com lesões recentemente. O jogador que parecia inesgotável até a temporada com Sarri, passou a sofrer problemas físicos com certa sequência desde que Frank Lampard assumiu os blues, em 2019. Com Saúl, Tuchel pode começar a desenhar uma nova dupla na ausência do francês.
Em primeiro lugar, Jorginho é titular e ponto final. Eu, particularmente, teria buscado outro primeiro volante para ser uma opção para o ítalo-brasileiro. Suspensões acontecem e lesões, infelizmente, também. Numa hipotética ausência de Jorginho, automaticamente o jogador deslocado para a função seria Kanté – que não é primeiro volante, nunca foi e é prejudicado quando tem que atuar assim.
Settling in. 😁#HolaSaul 🇪🇸 pic.twitter.com/0ZAs46nwtZ
— Chelsea FC (@ChelseaFC) September 1, 2021
KOVACIC OU SAÚL?
Sem Kanté, Tuchel poderá a partir de agora escolher entre duas ótimas opções para formar a dupla de ataque com Jorginho. Kovacic vai entregar à ele uma das melhores saídas sob pressão da Europa. Transição rápida, arrancada e drible curto é com ele. Produto final? Não. Falta e sempre faltou ao croata tomar melhores decisões entrando na área ou chegando próximo dela. No entanto, Saúl tem isso. O espanhol é ótimo atacando e pisando na área. Autor de gols importantes com a camisa do Atleti, Ñíguez oferecerá ao Chelsea algo que o Chelsea ainda não tinha.
Em dezembro de 2020, enquanto produzia um conteúdo sobre aquele Atlético de Madrid que viria a enfrentar o Chelsea dois meses mais tarde, conversei com Tati Mantovani, jornalista e correspondente em Madri, sobre Saúl ser “desaproveitado” por Simeone. Ela concordou e ressaltou que era um sonho do jogador atuar na Premier League. Sonho realizado.
Saúl nunca foi um jogador de entregar muitos gols e muitas assistências no Atleti. Nos seus momentos mais goleadores, chegou a 9 gols. Ainda assim, números bem superiores aos de Kovacic, que em quatro anos de Chelsea possui apenas dois gols marcados.
NÚMEROS
Pelo Atlético de Madrid, Saúl marcou 43 gols e distribuiu 20 assistências em 340 jogos. Kovacic, pelo Chelsea, além dos dois gols marcados, contribuiu para oito passes para gol. Dois jogadores diferentes, que entregam fundamentos e características diferentes, mas que atuam na mesma faixa no campo e disputarão a “primeira opção” para a dupla titular.
Em conclusão, Thomas Tuchel ganha uma opção e tanto. Saúl é um jogador versátil, inteligente, de bom chute e de alta intensidade. Tudo o que a Premier League e o Chelsea precisam.